História Empresarial

Objetivos

Esta disciplina oferece uma visão geral sobre a informação histórica da empresa moderna. A análise é feita numa perspetiva comparada, avaliando a importância da empresa moderna em diferentes países. A disciplina examina também o desenvolvimento das multinacionais e das empresas internacionais desde meados do século XIX. Para além disso, a relação entre o Estado e a empresa é colocada numa perspectiva histórica, considerando não apenas as diferentes formas de regulação mas também a ascensão e a queda das empresas públicas. Finalmente, "corporate finance", marketing, gestão de operações e recursos humanos como diferentes áreas funcionais das empresas são estudadas também numa perspectiva histórica.

Caracterização geral

Código

1209

Créditos

7.5

Professor responsável

Álvaro Ferreira da Silva

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português e Inglês

Pré-requisitos


Bibliografia

As leituras recomendadas serão apresentadas em cada sessão. As seguintes referências são leituras gerais sobre a história do negócio, orientando a organização do curso.
Chandler Jr., A. D. (1977), The Visible Hand: The Managerial Revolution in American Business.
Cambridge MA: Harvard Univ. Press.
Chandler Jr., A. D. (1989), Scale and Scope. The Dynamics of Industrial Capitalism. Cambridge MA: The Belknap Press of Harvard University Press.
Chandler Jr., A. D., F. Amatori and T. Hikino (eds.) (1997), Big Business and the Wealth of Nations. Cambridge: Cambridge University Press.
Jones, G. (2005), Multinationals and global capitalism: from the nineteenth to the twenty first century. Oxford: Oxford Univ. Press.
Jones, G. and J. Zeitlin (2008), The Oxford Handbook of Business History. Oxford: Oxford Univ.
Press.
 
Toninelli, P. A. (ed.) (2000), The Rise and Fall of State-Owned Enterprise in the Western World.
Cambridge: Cambridge Univ. Press


Método de ensino

O curso será baseado em palestras, aulas de workshop, materiais de leitura obrigatórias, trabalho tutorial com os alunos, debates em sala e em linha, e atribuições escritas. Estes métodos de entrega tentam desenvolver os diferentes resultados de aprendizagem, combinando palestras com aprendizagem estruturada, leitura obrigatória individual e apoio tutorial individual ou de grupo, trabalho autónomo com trabalho em equipa. Os cursos detalhados, leituras e atribuições estão disponíveis na plataforma Moodle.

Método de avaliação

Trabalho em equipa (40%)
Atribuições individuais e participação em discussões de classes e fórum on-line (20%)
Exame (40%) - Para passar deverá ter pelo menos 9,0 no exame final.
Pode haver alguma pequena mudança no peso relativo das diferentes atribuições


Conteúdo


1. Introdução

2. Tradição e inovação: a empresa e a Revolução Industrial

3. O advento da empresa industrial moderna (1850-1914)

4. Abordagem comparativa das estruturas empresariais no tempo e no espaço

5. As funções da empresa: uma perspective histórica

6. Mudança empresarial

7. Empresa e Estado

8. A empresa moderna: resumo e prospectiva