História Empresarial
Objetivos
Esta disciplina oferece uma visão geral sobre a informação histórica da empresa moderna. A análise é feita numa perspetiva comparada, avaliando a importância da empresa moderna em diferentes países. A disciplina examina também o desenvolvimento das multinacionais e das empresas internacionais desde meados do século XIX. Para além disso, a relação entre o Estado e a empresa é colocada numa perspectiva histórica, considerando não apenas as diferentes formas de regulação mas também a ascensão e a queda das empresas públicas. Finalmente, "corporate finance", marketing, gestão de operações e recursos humanos como diferentes áreas funcionais das empresas são estudadas também numa perspectiva histórica.
Caracterização geral
Código
1209
Créditos
7.5
Professor responsável
Álvaro Ferreira da Silva
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português e Inglês
Pré-requisitos
Bibliografia
As leituras recomendadas serão apresentadas em cada sessão. As seguintes referências são leituras gerais sobre a história do negócio, orientando a organização do curso.
Chandler Jr., A. D. (1977), The Visible Hand: The Managerial Revolution in American Business.
Cambridge MA: Harvard Univ. Press.
Chandler Jr., A. D. (1989), Scale and Scope. The Dynamics of Industrial Capitalism. Cambridge MA: The Belknap Press of Harvard University Press.
Chandler Jr., A. D., F. Amatori and T. Hikino (eds.) (1997), Big Business and the Wealth of Nations. Cambridge: Cambridge University Press.
Jones, G. (2005), Multinationals and global capitalism: from the nineteenth to the twenty first century. Oxford: Oxford Univ. Press.
Jones, G. and J. Zeitlin (2008), The Oxford Handbook of Business History. Oxford: Oxford Univ.
Press.
Toninelli, P. A. (ed.) (2000), The Rise and Fall of State-Owned Enterprise in the Western World.
Cambridge: Cambridge Univ. Press
Método de ensino
O curso será baseado em palestras, aulas de workshop, materiais de leitura obrigatórias, trabalho tutorial com os alunos, debates em sala e em linha, e atribuições escritas. Estes métodos de entrega tentam desenvolver os diferentes resultados de aprendizagem, combinando palestras com aprendizagem estruturada, leitura obrigatória individual e apoio tutorial individual ou de grupo, trabalho autónomo com trabalho em equipa. Os cursos detalhados, leituras e atribuições estão disponíveis na plataforma Moodle.
Método de avaliação
Trabalho em equipa (40%)
Atribuições individuais e participação em discussões de classes e fórum on-line (20%)
Exame (40%) - Para passar deverá ter pelo menos 9,0 no exame final.
Pode haver alguma pequena mudança no peso relativo das diferentes atribuições
Conteúdo
1. Introdução
2. Tradição e inovação: a empresa e a Revolução Industrial
3. O advento da empresa industrial moderna (1850-1914)
4. Abordagem comparativa das estruturas empresariais no tempo e no espaço
5. As funções da empresa: uma perspective histórica
6. Mudança empresarial
7. Empresa e Estado
8. A empresa moderna: resumo e prospectiva
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: