Gestão Internacional

Objetivos

Este curso visa preparar os alunos para uma carreira de negócio no contexto da globalização. O curso centrar-se-á nos desafios e oportunidades para os gestores criados pelas diferenças transnacionais na cultura, na política e na economia. Consideraremos a forma como as decisões de gestão são afetadas por uma variação internacional das práticas empresariais e por uma crescente interligação entre pessoas de diferentes países possibilitadas por avanços tecnológicos baseados na Internet.

Caracterização geral

Código

1211

Créditos

7.5

Professor responsável

Ilya Okhmatovskiy

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português e Inglês

Pré-requisitos

Precedência obrigatória:

- 1200. Introdução à Empresa

Bibliografia

Não há um livro específico para este curso. Diversos artigos e leituras serão distribuídos antecipadamente.

Método de ensino

As classes teóricas centrar-se-ão em ideias- chave, teorias e conceitos que serão introduzidos através de debates interativos e ainda mais explorados através de estudos de caso, atribuições individuais e trabalho em grupos.
As aulas práticas centrar-se-ão em debates, exercícios e projetos de grupo que deverão facilitar uma melhor compreensão dos tópicos introduzidos nas aulas teóricas.



Método de avaliação

Exame final - 50%
Atribuição de grupos - 30%
Atribuição individual e contribuição em classe - 20%

Período de exame regular
Elementos de avaliação contínua: 50% Exame final: 50%

Período de exame de resit
Avaliação contínua: 50%
Exame final: 50%

Melhoria de Grau no Período Regular
Avaliação contínua: 50% Exame final (e seu peso): 50%

Melhoria de Grau no Período de Resit Peso contínuo da avaliação: 50% Peso final do exame: 50%


Conteúdo

Fronteiras nacionais na era da globalização
Globalização de mercados e empresas
Culturas e gestão nacionais
Diversidade institucional transnacional
Por que as empresas vão para o exterior
Cadeias de valor globais
Entrada nos mercados externos
Execução de estratégias globais
HRM e motivação de trabalho em todos os países
Governação corporativa entre países
Inovação & empreendedorismo entre países
CSR em todos os países
Nota: Alguns destes tópicos podem ser ajustados durante o semestre