Álgebra Linear
Objetivos
Introdução ao estudo de sistemas de equações lineares com o uso de matrizes
Caracterização geral
Código
1303
Créditos
7.5
Professor responsável
Áurea Quintino, Rui Mota,Tânia Silva
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português e Inglês
Pré-requisitos
Bibliografia
Lay D., Lay S., McDonald J. Linear Algebra and its applications, Pearson Education Limited, England, 2016, ISBN 978-1-292-09223-2.
Recursos
Slides das aulas teóricas, caderno de exercícios, exames e testes resolvidos e informações sobre a disciplina disponíveis no Moodle.
Método de ensino
Aulas teóricas e aulas práticas com exercícios disponibilizados e indicados para resolução prévia pelos alunos.
Método de avaliação
O Exame Final é obrigatório e deve abranger toda a matéria. O peso do exame final deve representar entre 30 e 70%. O restante peso pode incluir participação nas aulas, testes intermédios, e/ou outras provas. No total a avaliação realizada em sala de aula (exame final, teste intermédio) deve ter um peso de pelo menos 50%.
A avaliação será feita tendo em conta a nota obtida em 2 testes intermédios, e um exame final escrito.
A nota final será obtida conjugando as avaliações acima referidas nas seguintes proporções: testes 15%+15%, exame 70%.
A nota mínima no Exame final é de 8 valores.
Época Normal
Elementos de avaliação contínua (e respetivas ponderações): 30% Exame final (e respetiva ponderação): 70%
Avaliação contínua é obrigatória, excepto para melhoria de nota.
Época Recurso
Avaliação contínua (e respetivas ponderações) caso o exame de recurso não conte 100%: 30% Exame final (com respetiva ponderação): 70%
Avaliação contínua é facultativa. Se os docentes não forem avisados até ao dia anterior ao exame considera-se nota final com avaliação contínua.
Melhorias em Época Normal
Avaliação contínua (e respetivas ponderações) caso o exame de recurso não conte 100%: 30% Exame final (com respetiva ponderação): 70%
Avaliação contínua é facultativa. Se os docentes não forem avisados até ao dia anterior ao exame considera-se nota final com avaliação contínua.
Melhorias em Época de Recurso
Avaliação contínua (e respetivas ponderações) caso o exame de recurso não conte 100%: 30% Exame final (com respetiva ponderação): 70%
Avaliação contínua é facultativa. Se os docentes não forem avisados até ao dia anterior ao exame considera-se nota final com avaliação contínua.
Conteúdo
1. Método de Gauss e Matrizes;
2. Espaços Vetoriais;
3. Determinantes;
4. Transformações Lineares;
5. Valores e Vectores Próprios;
6. Formas Quadráticas.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: