Estatística para a Economia e Gestão
Objetivos
Diariamente, economistas e gestores são confrontados com processos de tomada de decisão em contextos de incerteza. As estatísticas oferecem uma série de ferramentas que permitem a medição desta incerteza através da utilização de dados estatísticos, conduzindo assim a melhores decisões. O curso de Estatísticas de Economia e Gestão centra-se principalmente em estatísticas inferenciais cujo objetivo é compreender melhor as características específicas de uma determinada população utilizando apenas dados de amostra, sejam eles observacionais ou experimentais.
Um dos principais objetivos deste curso é que os alunos desenvolvam a capacidade de pensar estatisticamente. Pensamento estatístico significa a compreensão da necessidade, das vantagens e limitações dos dados disponíveis, e a capacidade de realizar um estudo estatístico nas suas várias fases, desde a formulação do problema, através da recolha de dados e análise estatística, para a interpretação dos resultados. Pretende-se que os estudantes reconheçam que o mundo real é um complexo sistema de processos interligados, que há variabilidade em todos os processos, e que a compreensão e redução da variabilidade é um fator crítico para o sucesso. Reconhecer a omnipresença da variabilidade faz parte da essência das Estatísticas.
Caracterização geral
Código
1305
Créditos
7.5
Professor responsável
Luis Catela Nunes
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português e Inglês
Pré-requisitos
Precedência obrigatória:
- 1304. Análise de Dados e Probabilidade
Bibliografia
Um livro indicativo para este curso é: Newbold, Carlson, e Thorne, Statistics for Business and Economics, Pearson Education, 2013. Leituras obrigatórias e recomendadas e manuais escolares serão anunciados no moodle.
Método de ensino
Tendo em conta o objetivo fundamental deste curso, o método de aprendizagem mais adequado a este curso é:
o método de aprendizagem por exemplos (demonstração)
aprendizagem por fazer (prática fazendo)
aprendizagem por ensino [ensinar outros(s)]
As metodologias de ensino adotadas destinam-se a estimular a capacidade dos alunos de passarem da teoria à prática, através da apreensão de conceitos, ferramentas e metodologias que são explicadas no curso. Assim, contribuem para o processo de aprendizagem individual e em grupo e desenvolvem análises críticas.
Método de avaliação
A nota final do curso é calculada de acordo com os seguintes pesos:
Exame intercalar: 35%
Exame final: 50%
Atribuição final do curso: 15%
Qualidade da participação nas aulas e trabalhos de casa: será tomado em consideração para ajustar para cima/para baixo ou manter a nota final obtida a partir de componentes anteriores.
O exame final aborda todos os tópicos do curso. Se a nota no exame final for inferior a 8,0, o aluno falhará independentemente dos restantes componentes da avaliação.
Um aluno que faltar ao exame intercalar terá uma nota de 0 (zero) no exame intercalar. Se esta ausência for considerada justificada pelo Conselho Pedagógico, a nota final de exame substituirá a nota de exame intercalar. Se a atribuição final não for entregue pelo prazo anunciado em mau humor, terá uma nota de 0 (zero).
O exame final e intercalar incluirá uma folha de fórmula (disponível em moodle) e tabelas com distribuição estatística. Para os exames intercalares e finais, os alunos devem trazer uma caneta e uma calculadora eletrónica - não são permitidas fontes adicionais de material e informação, para além das que aparecem na folha de exames.
Período de exame regular
Elementos de avaliação contínua (e seus pesos):
Exame intercalar: 35%
Atribuição final do curso: 15%
Qualidade da participação nas aulas e trabalhos de casa: será tomado em consideração para ajustar para cima/para baixo ou manter a nota final obtida a partir de outros componentes.
Exame final (e sua ponderação):
Exame final: 50%
Período de exame de resit
Clique aqui para introduzir texto.
Exame final:100%
Melhoria de Grau no Período Regular
Clique aqui para introduzir texto.
Exame final:100%
Melhoria de Grau no Período de Resit
Exame final:100%
Conteúdo
Variáveis e distribuições aleatórias discretas e contínuas,
Estimativa de pontoe intervalo,
Testes de hipóteses,
Regressão linear simples e múltipla,
Introdução à análise de dados categóricos.
Um calendário detalhado de todas as atividades e tópicos abordados ao longo do semestre será publicado em moodle.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: