Introdução à História Moderna e Contemporânea

Objetivos

Esta cadeira procura dar uma perspectiva global sobre a formação do mundo contemporâneo. Para isso, recua até ao momento da abertura planetária representado pelas descobertas europeias. Prossegue então analisando as características institucionais e económicas do mundo europeu do Antigo Regime e a sua destruição pelas revoluções liberais entre os séculos XVII e XIX. Analisa a expansão das ideias liberais nos séculos XIX e XX e a sua crise no século XX. Para isso, aborda as duas guerras mundiais e os desafios do comunismo e do fascismo. Termina analisando o processo de prosperidade que marcou o mundo ocidental contemporâneo, ligando-o à recente globalização.

Caracterização geral

Código

1409

Créditos

4

Professor responsável

Luciano Amaral

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Inglês

Pré-requisitos


Bibliografia

Davies, Norman, Europe, A History, London, Pimlico, 1997. Gaddis, John Lewis, The Cold War, London, Allen Lane-Penguin, 2005. Ferguson, Niall, Empire, How Britain Made the Modern World, London, Penguin, 2003. Johnson, A History of the American People, New York, Harper, 1997. Jones, E.L., The European Miracle, Environments, Economies and Geopolitics in the History of Europe and Asia, Cambridge, Cambridge University Press, 1981. Kenyon, J.P., Stuart England, London, Penguin, 1978. Kindleberger, Charles P., Manias, Panics and Crashes: A History of Financial Crises, Wiley, 2005. Landes, David, The Wealth and Poverty of Nations, Why Some are so Rich and Some so Poor, New York, Abacus, 1998. Maddison, Angus, Monitoring the World Economy, 1820-1992, Paris, OECD, 1995. Malia, Martin, The Soviet Tragedy, A History of Socialism in Russia, 1917-1991, New York, The Free Press, 1994. Parker, R.A.C., The Second World War, A Short History, Oxford, Oxford University Press, 1989. Payne, Stanley G., A History of Fascism, 1914-1945, Madison, The University of Wisconsin Press, 1995. Pommeranz, Kenneth, The Great Divergence: China, Europe, and the Making of the Modern World Economy, Princeton, Princeton University Press, 2000. Strachan, Hew, The First World War, A New Illustrated History, London, Pocket Books, 2003.

Método de ensino

São utilizadas as tradicionais aulas teóricas, i.e. aulas expositivas feitas pelo seu professor. Estas aulas serão combinadas com aulas de debate, dedicadas à análise e estudo de textos e/ou problemas históricos concretos. Os alunos deverão ainda ser capazes de redigir um estudo ou relatório sobre um desses temas ou textos

Método de avaliação

O Exame Final é obrigatório e deve abranger todo o período do curso. O seu peso na nota final pode situar-se entre 30 a 70%. O restante da avaliação pode consistir em participação de turmas, exames intercalares, em provas de aulas, etc. No geral, escrito na avaliação de aulas (exame final, exame intercalar) deve ter um peso de pelo menos 50%.

Período de exame regular
Elementos de avaliação contínua (e seus pesos):
Um mini-teste individual em meados do semestre (20%)
Duas participações em grupo na aula sobre o tema da palestra do dia (10% no total)
Exame final (e sua ponderação):
Um exame final sobre todo o conteúdo do curso (70%)
Período de exame de resitão
Avaliação contínua (e seus pesos) se diferente de 100%: Exame final (e seu peso):

Melhoria de Grau no Período Regular
Avaliação contínua (e seus pesos) se a funcionalidade de digitalização não contar a 100%: Exame final (e seu peso):
Melhoria de Grau no Período de Resit
Avaliação contínua (e seus pesos) se diferente de 100%:

Exame final (e sua ponderação):

Conteúdo

1. Expansão

- Comparação entre a Europa e o resto do mundo antes dos descobrimentos europeus

- Os Descobrimentos e a expansão da Europa

2. Antigo Regime

- As caraterísticas políticas do mundo europeu anteriores às revoluções liberais: monarquias absolutas, impérios intra-continentais e repúblicas aristocráticas

3. Liberdade

- A destruição do Antigo Regime e as revoluções que criaram o mundo politico contemporâneo: as revoluções inglesa, americana e francesa

4. De Napoleão a 1848

- As invasões napoleónicas e a destruição da velha ordem política da Europa; a difusão do liberalismo e do nacionalismo na Europa.

5. Império

- Crescimento, desenvolvimento e estabilização do imperialismo europeu, dos inícios à Corrida a África no fim do século XIX. A crise de 1914 e a I Guerra Mundial.

6. Guerra total

- As duas guerras mundiais, o declínio do imperialismo europeu e da influência europeia no mundo. A nova ordem americana.

7. Democracia e totalitarismos

- Os desafios comunista e fascista ao liberalismo e à democracia ocidentais: A Revolução Russa (1917), o fascismo italiano (1922), o nazismo (1933) e a Guerra Fria (1945-1991).

8. Prosperidade

- Crescimento económico no mundo, da revolução industrial britânica no século XVIII à prosperidade global atual: três séculos de mudança económica.

9. Crises

- Crises nas economias ocidentais, da especulação das tulipas à atual crise financeira e económica.

10. Igualdade

- O processo de equalização dos rendimentos desde o início do século XX até aos anos 80 do século XX. O crescimento da desigualdade desde então.

11. Globalização

- O atual processo de globalização: abertura de fronteiras económicas, liberdade de circulação e prosperidade mundial.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: