Implementação de Projetos com Impacto

Objetivos

O foco principal deste curso é compreender, analisar e, através dos seus próprios esforços, criar impacto social. O impacto é uma medida crítica de trabalho à medida que o mundo se une para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável até 2030 (verifique esta ligação https://www.un.org/sustainabledevelopment/). O impacto é também importante, uma vez que fornece uma visão de curto e longo prazo para os esforços geridos por governos, empresas, organizações do terceiro sector e sociedade civil. Como exemplo, consulte o trabalho do projeto The Ocean Cleanup (https://www.linkedin.com/company/the-ocean-cleanup/) onde organizações de todos os tipos se juntaram para operacionalizar o Impacto.

Caracterização geral

Código

1459

Créditos

3.5

Professor responsável

Afonso Reis

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Inglês

Pré-requisitos


Bibliografia

Existem múltiplos recursos para compreender, analisar e trabalhar com organizações lideradas pelo impacto. Estas são apenas uma seleção para começar:
Craig e Snook (2014) De propósito ao impacto, Harvard Business Review, edição de maio de 2014, referência eletrónica https://hbr.org/2014/05/from-purpose-to-impact
Kearins, K., & Springett, D. (2003). Educar para a sustentabilidade: Desenvolver competências críticas. Jornal de Gestão, 27(2), 188-204.
Rusinko, C. A. (2010). Integração da sustentabilidade na gestão e educação empresarial: Uma abordagem matriz.
Academy of Management Learning & Education, 9(3), 507-519.
Starik, M., Kanashiro, P., & Collins, E. (2017). Manuais escolares de gestão da sustentabilidade: Potencialmente necessários, mas provavelmente não suficientes.
Urban, M. & Yip, C. (2017, maio). Impacto básico: Examinar o impacto potencial de um rendimento básico nos empresários sociais. O Mowat Centre & Centre for Social Innovation, Toronto, Canadá.


Método de ensino

Em 1459, gerimos projetos impactantes, encontramos estudantes em 90 minutos Lectureshops. Estes são sustentados por uma combinação de partilha de conceitos principais (o que se faria em palestras) e aplicação no seu próprio projeto (semelhante ao trabalho desenvolvido em workshops mais práticos). Na verdade, cada sessão abrangerá elementos de partilha de conhecimento (literatura académica), de aprendizagem viciosa (através dos exemplos de outros) prática (aplicação à sua própria tarefa), de trabalho em equipa (reflexão em grupo e estudos de caso) e de individualidade reflexão.

Método de avaliação

A avaliação deste curso baseia-se em 3 componentes com o seguinte peso na nota final: (i) Participação: 20% (ii) Apresentação Intermédia do projeto: 25% (iii) Apresentação Final e Relatório do projeto: 55%.
Há uma nota mínima na apresentação final para passar o curso que é 9 em 20.

AVALIAÇÃO DETALHADA
Individual - Qualidade de Participação (20%):
Os alunos oferecem comentários equilibrados entre impressões gerais, opiniões & críticas específicas, ponderadas ou contribuições baseadas em material de classe ou experiências
Qualidade do contributo nas aulas através de perguntas feitas aos entrevistados, apoio prestado a outros colegas, preparação de casos
Habilidades de audição
Alunos participam energicamente nas atividades preparadas para as aulas
Grupo - Apresentação Intercalar (25%): a. Apresentação da análise do cliente e proposta de projeto b. Entradas de clientes – A recomendação proposta na apresentação deve ser validada pelo cliente. c. Aplicação da ferramenta d. Apresentação oral (6 minutos de apresentação + 4 minutos para perguntas do júri)
Exequível: apresentação intercalar
Espera-se que os alunos participem plenamente na apresentação do grupo. Por isso, a sua presença na apresentação intercalar é obrigatória.
Grupo - Apresentação final e Relatório (55%): a. Apresentação oral da reflexão b. Relatório final c. Informações de clientes – A recomendação proposta na apresentação deve ser validada pelo cliente. perguntas)
Exequível: apresentação final e relatório final
Espera-se que os alunos participem plenamente na apresentação do grupo. Por isso, a sua presença na apresentação final é obrigatória.
(OPCIONAL PARA ALUNOS ENTRE NOTAS) Ensaio final de aprendizagem. Este ensaio curto é sugerido aos alunos que estão entre as notas (ou seja, 15,4, 16,4, 17,4 ,...) e querem melhorar a sua nota final. Pegue na aprendizagem pessoal chave desta aula e escreva uma pequena peça (máx. 500 palavras) sobre como a sua dimensão tem o potencial de mudar a sua abordagem para uma carreira futura. A nota adicional será atribuída se o ensaio demonstrar claramente o seguinte:
Reflexão inteligente com forte discussão crítica, que demonstram uma capacidade de reunir teoria, prática e auto-desenvolvimento.
Fortes evidências para identificar o impacto da questão em cenários profissionais futuros.
Excelente senso de engenho.
Se os alunos decidirem não aproveitar a oportunidade, a sua nota permanece inalterada.

Conteúdo

Uma compreensão prática e crítica de algumas das várias dimensões envolvidas nos processos de consultoria para organizações orientadas para o impacto, nomeadamente:

Trabalhar através de Relacionamentos:
Compreender, analisar e reconhecer a importância de planear, adaptar, comunicar e aprender a trabalhar com um leque de pessoas diferentes, incluindo tutores, membros do grupo, clientes, stakeholders externos, etc. e compreender as suas diferentes pessoas estilos de trabalho interpessoais e como navegar em várias questões interpessoais, culturais e políticas na gestão de relações.
Aprender a dar e receber feedback construtivo e a refletir criticamente sobre a dinâmica dentro das equipas de projetos, clientes e outras partes, e como influencia o desempenho e a produção do trabalho.

Abordagens de diagnóstico para consultoria:
Familiarizar-se com formas de diagnosticar e interpretar questões organizacionais e aprender a selecionar, adaptar e aplicar diferentes abordagens e perspetivas, bem como refletir sobre os seus pontos fortes, limitações e pressupostos.
Aprender a conduzir e oferecer avaliação e sugerir soluções adequadas para a intervenção aos clientes que se centrem na criação de mais impacto

Planeamento de projetos para impacto
Envolver-se no planeamento, execução, gestão, avaliação, reflexão e apreciar o papel de acordar entregas, protocolos de trabalho e estruturação criativa de problemas na conclusão de projetos.
Para entender que as organizações lideradas pelo impacto têm uma multiplicidade de escolhas que criam resultados distintos em relação ao impacto.

Desenvolvimento de opções orientadas para o impacto:
Para participar na investigação, articulação, avaliação, recomendação e execução de opções orientadas para o impacto para a sua organização e contribuir para o desenvolvimento de novas opções estratégicas que conduzam a um ciclo de impacto virtuoso conforme apropriado.
Para preparar, desenvolver e utilizar adequadamente vários modos de comunicação, incluindo resumo executivo, relatórios de clientes e apresentações.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: