Estratégia Competitiva: uma abordagem analítica

Objetivos

O curso visa oferecer uma abordagem analítica à concorrência no mercado. Analítica significa que o curso será ancorado no raciocínio microeconómico, o que constitui um quadro que se revela muito útil para organizar os seus pensamentos sobre a forma como as empresas competem. No entanto, pouco conhecimento prévio sobre microeconomia ou matemática é necessário. Tudo o que é necessário é uma preferência pelo raciocínio lógico, análise gráfica (muitas vezes usada) e, aqui e ali, cálculo (muito simples) explicado em termos intuitivos. Note-se que o objetivo do curso não é ensinar microeconomia — pode aprender noutro lugar — mas aproveitar a disciplina que a microeconomia traz ao raciocínio sobre a forma como as empresas competem e os mercados funcionam.

Caracterização geral

Código

2297

Créditos

7

Professor responsável

Vasco Santos

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Inglês

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

Besank, David, David Dranove, Mark Shanley, and Scott Schaefer, 2010, The Economics of Stategy, sixth edition, New Jersey, USA: John Wiley and Sons.

Método de ensino

O aluno será exposto a palestras formais onde os conceitos serão apresentados e discutidos. Em seguida, deve ler os capítulos relevantes do manual designado. Depois disso, ela ou ele será obrigado a resolver conjuntos de problemas (ou 3 ou 4) que exemplificam o uso dos conceitos previamente aprendidos, e estudos de caso (2) que ilustram a sua aplicação prática.


Método de avaliação

Conjuntos de problemas (20%), estudos de caso (20%), exame intercalar (25%), exame final (35%).

Conteúdo

Economia de escala e âmbito, agência e coordenação, concorrentes e concorrência, compromisso estratégico, dinâmica de rivalidade de preços, entrada e saída, análise do setor, posicionamento estratégico para vantagem competitiva.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: