E-Commerce
Objetivos
O curso replica a criação de uma empresa de e-commerce tendo a classe através dos principais aspetos da cadeia de valor, a compreensão da relação entre as diferentes áreas. A abordagem será a partir da perspetiva do gerente geral, prático e empreendedor, fornecendo as ferramentas e o conhecimento para construir uma operação de e-commerce de sucesso, quer como operação independente ou como parte de uma corporação maior. Aproximadamente metade do curso incidirá sobre e-marketing e como ele se integra com as outras áreas da empresa.
Caracterização geral
Código
2424
Créditos
3.5
Professor responsável
David Bernardo
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Inglês
Pré-requisitos
Bibliografia
Método de ensino
A classe se concentrará na introdução do quadro e conceitos básicos de e-commerce e e-marketing e ilustrá-los-á com casos atuais e exemplos. Os alunos serão convidados a desenvolverem soluções escritas para exercícios apresentados nas aulas. Serão fornecidos aos alunos mais recursos em cada tópico que lhes permitam desenvolver em profundidade, se desejarem.
Quando relevante, o curso terá palestrantes de empresas líderes a compartilharem as suas experiências com a classe. A participação e discussão ativa em classe é altamente incentivada e recompensada. O projeto final será um estudo do setor E-commerce para futura publicação.
Esta classe é sobre a interação contínua entre os alunos. O curso é muito intensivo e trabalhos de casa serão muito práticos com a aplicação da vida real e concentra-se em duas semanas.
Método de avaliação
- 35%- Prova escrita (individual)
- 35%- Atribuições escritas (grupo e individual)
Haverá trabalhos de casa atribuídos em algumas classes. O trabalho de casa é devido no dia anterior à classe quando o tópico é ensinado e tem como objetivo dispor de estudantes que tentam resolver os problemas antes que eles cheguem a solução. A Homework é classificada da seguinte forma (20 - Fez acima do que foi exigido; 15 - fez o que era necessário; 10 - Apresentou parte do que foi requerido; 5 - esforço mínimo; 0 - não apresentou a lição de casa ou o que foi requerido). O documento final será feito em grupos e classificado de 1 a 20 valores.
Não há revisão individual de trabalhos de casa sendo que a classificação e a correção são feitas em sala de aula.
- 30%- Participação nas aulas/contribuição (individual)Os alunos serão avaliados de acordo com a sua contribuição para o desenvolvimento da classe. As aulas serão de preenchimento obrigatório e a ausência injustificada (principais causas apenas) vai refletir sobre a avaliação. Faltando mais do que duas classes, sem um dos principais resultados, pode pôr em vigor a justificação da não conclusão do curso. A pontualidade para a aula será aplicada.
Conteúdo
- Introdução e conceitos básicos: principais conceitos e terminologias, modelos de negócios principais, alta avaliação da viabilidade, nível de recursos da indústria.
- Marketing e análise: quadro de marketing, KPIs, SEM, SEO, geração de conteúdo, e-mail, marketing, média social, análise da Web.
- Projeto: princípios de design, otimização de sites e navegabilidade, comércio social.
- IT: elementos de TI, fazendo um pedido de proposta, entendendo-a a pessoas.
- Operações e logística: métodos de pagamento, inventário, modelos logísticos, logística invertida.
- Atendimento ao cliente: as variáveis-chave de atendimento ao cliente.
- Aspetos jurídicos: os direitos do consumidor, políticas de privacidade de direitos de autor e de propriedade inteletual, domínios;
- Legislação de base de dados.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: