Análise de Big Data

Objetivos

Este curso irá equipar os alunos com as ferramentas para tomar decisões informadas sobre áreas de negócios orientadas por dados.

Fornecerá aos alunos um bom entendimento sobre o funcionamento de big data e análise de dados e abordaremos alguns dos métodos em detalhes, suas vantagens e desvantagens.

No final do curso os alunos devem ser capazes de realizar análises e tomar decisões baseadas em ambientes orientados sobre dados. O curso é prático, com vários casos de dados abordados, e análise usando software dedicado.

Caracterização geral

Código

2440

Créditos

3.5

Professor responsável

Carlos Daniel Santos

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Inglês

Pré-requisitos

Estatística

Bibliografia

Dean, J. (2014) Big Data, Data Mining and Machine Learning, Wiley (JD) Linoff and Berry (2011) Data Mining Techniques, 3rd edition, Wiley (LB).

James, G., D. Witten, T. Hastie and R. Tibshirani (2013) An Introduction to Statistical Learning with applications in R, Springer (ISL).

Tan, P., M. Steinbach, V. Kumar, (2006) Introduction to Data Mining, Addison Wesley (IDM).

Método de ensino

Aulas teóricas aplicadas com estudos de caso empíricos (dados).

Método de avaliação

Exame Final (50%) Casos (50%)

Conteúdo

1. Big data nos negócios

2. Pré-processamento e exploração de dados

3. Descrição e Previsão (Laço e Cume)

4. Árvores de decisão