Análise de Big Data
Objetivos
Este curso irá equipar os alunos com as ferramentas
para tomar decisões informadas sobre áreas de negócios orientadas por dados.
Fornecerá aos alunos um bom entendimento sobre o
funcionamento de big data e análise de dados e abordaremos alguns dos
métodos em detalhes, suas vantagens e desvantagens.
No final do curso os alunos devem ser capazes de
realizar análises e tomar decisões baseadas em ambientes orientados sobre
dados. O curso é prático, com vários casos de dados abordados, e análise usando
software dedicado.
Caracterização geral
Código
2440
Créditos
3.5
Professor responsável
Carlos Daniel Santos
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Inglês
Pré-requisitos
Estatística
Bibliografia
Dean, J. (2014) Big Data, Data Mining and Machine Learning, Wiley (JD) Linoff and Berry (2011) Data Mining Techniques, 3rd edition, Wiley (LB).
James, G., D. Witten, T. Hastie and R. Tibshirani (2013) An Introduction to Statistical Learning with applications in R, Springer (ISL).
Tan, P., M. Steinbach, V. Kumar, (2006) Introduction to Data Mining, Addison Wesley (IDM).
Método de ensino
Aulas teóricas aplicadas com estudos de caso empíricos
(dados).
Método de avaliação
Exame
Final (50%) Casos (50%)
Conteúdo
1. Big data nos negócios
2. Pré-processamento e exploração de dados
3. Descrição e Previsão (Laço e Cume)
4. Árvores de decisão
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: