Derivados

Objetivos

O objetivo deste curso é partir de conceitos básicos de derivativos e desenvolver uma compreensão do papel e uso prático das opções como instrumento financeiro, especialmente no contexto de Finanças Corporativas. O curso discute hedge e preço de opções usando o tempo discreto e contínuo (abordagem Black e Scholes). Em seguida, relacionamos essas técnicas a aplicações de finanças corporativas, como a avaliação de oportunidades de investimento, bem como o desenho de instrumentos de dívida corporativa.

Caracterização geral

Código

2218

Créditos

3.5

Professor responsável

João Manuel Gonçalves Amaro de Matos

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Inglês

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

John Hull, Options, Futures, and Other Derivatives, Prentice-Hall, Englewood Cliffs, New Jersey, U.S.A. 8th edition, 2012.

Jarrow and Chatterjea, Derivative Securities, Financial Markets and Risk Management, Norton, New York, 2013.

Método de ensino

O método de ensino é baseado em aulas teóricas, 2 por semana. Os alunos são obrigados a resolver online uma lista de exercícios todas as semanas sobre os tópicos discutidos em aula durante essa semana. Ao final há um estudo de caso aplicado a ser resolvido, onde os alunos devem fazer uso do material do curso. Um exame final e curto abrangente é feito no final.

Método de avaliação

O exame final é obrigatório e deve abranger toda a extensão do curso. O seu peso na nota final pode situar-se entre 30 a 70%. O resto da avaliação pode consistir em participação nas aulas, exames intercalares, testes presenciais, etc. No geral, a avaliação escrita em aula (exame final, intercalar) deve ter um peso mínimo de 50%.

Exercícios online semanais: (média nota E). Estudos de caso (nota C)

Exame final: (nota F)

A nota final será: 0,5F+0,3C+0,2E

Conteúdo

- Avaliação de Preços Estatais e Derivativos: Recuperando o Modelo Binomial;

- Valorização de Opções com Volatilidade Estocástica e Estrutura a Prazo das Taxas de Juros;

- Opções de Valorização em N períodos e Limite de Tempo Contínuo;

- Valorização de opções americanas e opções sobre ativos pagadores de dividendos;

- O modelo Black-Scholes e suas propriedades;

- Representações de Capital e Dívida Corporativa como Opções;

- Opções Reais;

- Dinâmica Delta Hedging e os gregos;

- Princípios de Simulação;

- Opções Exóticas;

- Modelos em Tempo Discreto para Opções sobre Taxas de Juros;

- Apresentações de Case study’s.