Marketing

Objetivos

Este curso visa proporcionar aos alunos uma ampla compreensão da estratégia e gestão de marketing, focando, em particular, como implementar quadros de marketing para resolver problemas reais, permitindo-lhes desenvolver e implementar planos de marketing que constroem empresas sustentáveis.

Caracterização geral

Código

1204

Créditos

7.5

Professor responsável

Carmen Lages

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português e Inglês

Pré-requisitos

Precedência obrigatória:

- 1200. Introdução à Empresa

Bibliografia

REFERÊNCIA BASE:
Kotler, P. & Keller, K. L. (2012), Marketing Management (14th Edition), Upper Saddle River, NJ: Prentice Hall.

PARA O PLANO DE MARKETING:
Wood, M. B. (2012), The Marketing Plan Handbook (5th Edition), Upper Saddle River, NJ: Prentice Hall.

PARA ESTUDOS DE MERCADO:
Malhotra, N. K. (2012) Basic Marketing Research (4th Edition). Upper Saddle River, NJ: Prentice Hall.

Método de ensino

Este curso é proferido através de uma abordagem em quatro vertentes: (1) sessões teóricas: conceitos e quadros apoiados por exemplos relevantes da vida real fornecem uma base partilhada para uma compreensão estruturada do tema; (2) Simulação: a gestão de uma unidade de negócio estratégica num ambiente baseado em computador permite uma perspetiva integrada prática das operações de marketing; (3) Plano de marketing: o desenvolvimento e a apresentação de um plano de marketing completo permitem uma perspetiva integrada prática sobre o planeamento do marketing; e (4) sessões práticas: o coaching e o feedback sobre o desenvolvimento do projeto de grupo proporcionam apoio personalizado, permitindo uma aprendizagem mais profunda e uma melhoria progressiva.

Método de avaliação

Projeto de Grupo
o Resultados da Simulação   
Prazo de 10% 50%

o Apresentação 1 (Objetivos) 10% 09/10

o Apresentação 2 (Recomendações) 10% 20/11

o Relatório (Plano de Marketing)
Participação de Classe 20%   
10% 22/11

Exame Final 40%   

As notas mínimas para aprovação são: (i) 9,5 na média média ponderada final, e (ii) 8,5 no exame (ambos são necessários para aprovação). Os exames realizados no período de re-sentar (por qualquer motivo) têm o mesmo peso (40%) como os tomados no período normal. As notas de avaliação contínua (projeto e participação) só podem ser retidas para resentar no mesmo semestre. Os alunos que recorrem ao curso nos semestres seguintes (por qualquer motivo) precisam de voltar a completar a avaliação contínua (projeto e participação).

Conteúdo

Introdução ao Marketing
Planeamento de Marketing
Análise de Situação
Insight do Cliente
Segmentação, Segmentação e Posicionamento
Mistura de Marketing
Implementação e Controlo