Contexto Internacional da Gestão
Objetivos
O objetivo do curso "Contexto Internacional de Gestão (1212)" visa a senbilização e a compreensão dos estudantes relatio ao ambiente complexo da gestão internacional, objetivo esse concretizado mediantes o estudo dos principais fatores económicos, institucionais e políticos que afetam o ambiente do comércio e do investimento global. Após a conclusão do curso, os estudantes estarão dotados de um pensamento autónomo e crítico sobre o mundo real da gestão, capacitando-os, desta forma, para prosseguir melhor os seus interesses profissionais, na área da gestão ou em qualquer outra.
Caracterização geral
Código
1212
Créditos
7.5
Professor responsável
Luís Brites Pereira
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português e Inglês
Pré-requisitos
Precedência obrigatória:
- 1101. Introdução à Macroeconomia
- 1200. Introdução à Empresa
Bibliografia
What topics does the course cover? It addresses the following five inter-related topics:
1. Global relations - Discuss the political, economic and cultural relationships that may characterize the interactions between two or more nation- states;
2. Globalisation and governance - Discuss globalisation and its drivers, merits and drawbacks. Address also globalisation’s impact on income, growth & development policies and discuss possible governance solutions;
3. Global political economy - Discuss country differences and how they affect country competitiveness, growth & business-friendly policies. Consider also international relations to discuss the current geopolitical environment as well as Portuguese foreign policy;
4. Global trade and investment - Review international trade and investment theories, and discuss their implications for global business;
5. Global monetary system - Review exchange rate theories, monetary policies and the international monetary system, and discuss their implications for global business.
Método de ensino
O curso centra-se no ambiente global de negócios, que é complexo e muda continuamente. Como tal, não basta simplesmente transmitir-lhe informações durante palestras sobre os temas abordados no curso. Em vez disso, é mais importante para si aprender a encontrar e avaliar informação, que depois transforma em conhecimento para ser aplicada ou partilhada. Por outras palavras, deve procurar ser mais autónomo, comunicativo e criativo, e também capaz de resolver problemas. Estes são todos atributos altamente valorizados no mundo do trabalho.
A abordagem pedagógica do curso é, assim, aprender fazendo, ou seja, "ensinar-te a pescar em vez de te dar o peixe". Para tal, tem de pesquisar e comunicar os resultados das suas atribuições antes do exame final. Ao fazê-lo, receberá feedback durante os tutoriais ou períodos de consulta (de acordo com as grelhas de avaliação fornecidas previamente) ou mediante pedido escrito.
Os métodos de ensino e aprendizagem são uma mistura de palestras teóricas, discussão de aulas de leituras e investigação relevante por alunos, tanto a nível individual como de equipa. Inglês é a língua da instrução e de toda a avaliação. O curso compreende duas palestras teóricas/semana (1,5 horas cada) e uma palestra/semana tutorial (1,5 horas). Além destas 4,5 horas de contacto, o curso compreende ainda pelo menos 7 horas de estudo independentes horas/semana durante as quais os alunos lêem e resumem, preparam-se para discussões de aulas, pesquisa & escrever um ensaio.
Palestras Teóricas
As palestras teóricas seguem de perto o livro do curso, que abrange a teoria, a evidência empírica e também a política. Palestras de convidados abordarão temas relevantes do curso com base no
experiência profissional dos professores convidados. Note que as aulas são projetadas para serem interativas e a participação dos alunos é esperada sempre que possível. Assim, os alunos são encorajados a fazer perguntas pertinentes (especialmente em relação às palestras de convidados) e também a participar ativamente em discussões de aulas sobre leituras. Estas ações permitirão que os alunos criem e gerem perceções sobre as suas capacidades e mentalidades, como acontece também muitas vezes no mundo do trabalho. Por fim, espera-se que os alunos cheguem a tempo às aulas e serão convidados a sair da sala se o seu comportamento for considerado perturbador pelos docentes.
Método de avaliação
Discussão de Textos (10%)
Ensaio Analítico (15%)
Relatório de Gestão e Apresentação (25%)
Exam Final (50%)
Conteúdo
1. A Globalização e a Governação - Definir o fenómeno da globalização e descrever as suas forças motrizes, as vantagens e desvantagens. Abordar também o impacto da globalização sobre as políticas de rendimento, crescimento e desenvolvimento e discutir as possíveis soluções de governação.
2. A Política Económica Global - Abordar as diferenças entre países e como estas afetam a competitividade, o crescimento e as plíticas favoráveis ao desenvolvimento de negócios. Considerar ainda alguns aspetos relevantes das relações internaconais visando a atual geopolítica global além das principais linhas de força da política externa portuguesa.
3. O Comércio e Investimento Global - Rever as teorias de comércio e investimento global, e discutir as suas implicações para a gestão à escala global.
4. O Sistema Monetário Global - Rever as teorias de taxas de câmbio, políticas monetárias e cambiais e os sistema monetário internacional, e discutir as suas implicações para a gestão à escala global.
5. A Estratégiade GEstão Global - Abordar a estratégia de gestão à luz das oportunidades e tendências internacionais, e a estratégia de competitividade portuguesa.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: