Pessoas e Organizações

Objetivos

Ao concluir a cadeira, o estudante deverá ter ganho conhecimentos e compreensão em: de que modo as diferenças
individuais em valores, personalidade e origem podem afectar o funcionamento de uma equipa; abordagens para motivar e
ajustar o desempenho dos trabalhadores; estratégias para avaliação de desempenho e feedback; criar e implementar
equipas eficientes; usar diferentes tipos de autoridade para influenciar os outros e alcançar objectivos; ultrapassar a
resistência a iniciativas de mudança organizacional.
O estudante também deverá ter desenvolvido e recebido feedback em relação a determinadas capacidades: dar e receber
feedback; avaliar desempenhos; usar ferramentas para avaliação individual e de equipa; criar e liderar equipas eficientes.
Também é expectável que o estudante tenha praticado e desenvolvido capacidades gerais: comunicação efectiva (escrita e
verbal); trabalho de equipa; pensamento crítico; reflexividade; auto-conhecimento.

Caracterização geral

Código

67922

Créditos

3.5

Professor responsável

Avelino Miguel da Mota de Pina e Cunha

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Inglês

Pré-requisitos

N/A

Bibliografia

N/A

Método de ensino

Aulas, vídeos educacionais, clipes de filmes, literatura de ficção, outras artes (pintura arquitectura e música),
análise escrita e interactiva de casos, trabalhos escritos, apresentações em grupo, exercícios práticos.

Método de avaliação

Avaliação:
Relatório individual – 20%
Relatório e apresentação em grupo 20%
Reflexão e análise individual 20%
Participação nas aulas – 20%
Exame Final – 20%

Conteúdo

Teorias de gestão e organização: uma análise histórica. Organizações como mercados vs. organizações como
comunidades. Interpretar a organização: distorções cognitivas e as suas implicações. As causas do comportamento
organizacional: como disposições e situações interagem. Personalidade. Gestão da motivação e criação de energia
psicológica nas organizações. O conteúdo e processos da motivação (necessidades, objectivos, equidade, expectativas).
Justiça no local de trabalho. Gestão da satisfação no local de trabalho.
Satisfação e performance. Liderar pessoas: o líder como treinador; como facilitador; um arquitecto. O processo da
liderança; Liderança e ética; Liderar “pessoas difíceis”. Cultura organizacional; Questões culturais; Formas de mudança
nas organizações; Gerir a mudança; Organizações positivas e comportamento organizacional positivo.