Ética e Sustentabilidade
Objetivos
Após a conclusão deste curso o aluno deve ser capaz de:
A. Conhecimento e Compreensão:
• A relevância da teoria dos stakeholders
• O papel e a importância da sustentabilidade
• O papel em mudança e expectativas de negócios na sociedade
• A importância estratégica da Responsabilidade Social para as empresas
B . Competências-disciplina específica:
• avaliar criticamente as iniciativas de Responsabilidade Social existentes e cursos apropriados de acção a partir de um leque de
alternativas
• Aplicar a análise lógica e crítica a questões éticas complexas
• Presente e casos bem argumentadas para determinadas decisões relacionadas com a Responsabilidade Social
• Seja ciente e compreender, a literatura de pesquisa relevantes apropriado
• Sintetizar informações, escrever e analiticamente debate sobre o assunto
C. Competências gerais:
• comunicação oral
• o pensamento estratégico
• edifício
• Liderança da equipa.
Caracterização geral
Código
67938
Créditos
1
Professor responsável
Milton Jorge Correia de Sousa
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Inglês
Pré-requisitos
N/A
Bibliografia
*Elkington, J. 1994. Towards the Sustainable Corporation: Win-Win-Win Business Strategies for Sustainable Development.
California Management Review, Winter issue: 90-100. *Holliday, C. 2001. Sustainable Growth: The DuPont Way. Harvard
Business Review, September issue: 129-134. *Lubin, D, & Esty, D. 2010. The Sustainability Imperative. Harvard Business
Review. May issue: 2-25 *Porter, M. & Kramer, M. 2002. The Competitive Advantage of Corporate Philanthropy. Harvard
Business Review. *Smith, H. J. 2003. The Shareholders vs. Stakeholders Debate”. MIT Sloan Management Review, 44(4), 85-
90. Week 2: *O’Riordan, L. and Fairbrass, J. (2008). Corporate Social Responsibility (CSR): Models and Theories in
Stakeholder Dialogue. Journal of Business Ethics, vol. 83, pp. 745-758. *Porter, M.E. and Kramer, M.R. (2006). Strategy and
Society: The Link Between Competitive Advantage and Corporate Social Responsibility. Harvard Business Review.
Método de ensino
Este curso empregará uma variedade de métodos de ensino, incluindo casos de estudo, exercícios experimentais,
palestras, pesquisa individual e em grupo, trabalhos escritos e apresentações. Espera-se que os alunos participem
activamente em atividades na aula e nos debates.
Método de avaliação
Avaliação: 20% Participação de Classe, Discussão e Apresentações de
Casos 30% Projeto de Grupo (Apresentação de 10% e 20% de Documento) 50% Exame Final
Conteúdo
List the main topics covered in the course: Introduction of the course;" fundamentals of business sustainability;
Stakeholder theory and CSR; Strategies and approaches; Outcomes and measures; Social Entrepreneurship and Corporate
Social Entrepreneurship; Final Presentations & Group Work Due date.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: