Marketing Digital

Objetivos

Este curso visa proporcionar aos alunos uma ampla compreensão do marketing digital, mais especificamente, o processo
pelo qual as empresas implementam táticas promocionais pela Internet (ou outras mídias digitais) para se comunicar com
os clientes, visando influenciar seu comportamento.
A. Conhecimento e entendimento
• Cenário de marketing digital
• Jornada de decisão do consumidor
• Valor da vida útil do cliente
• Comunicações de marketing
• Drivers de viralidade
B. Habilidades Específicas do Assunto
• Comparação de ferramentas de marketing digital
• Definição de objetivos para programas de marketing digital
• Avaliação do impacto financeiro dos programas de marketing digital
• Planejamento, implementação e análise de programas de marketing digital
• Análise da dinâmica do marketing viral
C. Habilidades Gerais
• Pensamento analítico
• Habilidades de apresentação
• Dinâmica de grupo e trabalho em equipa

Caracterização geral

Código

67943

Créditos

2

Professor responsável

António Marinho Dias Torres Neto

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Inglês

Pré-requisitos

N/A

Bibliografia

A. Estudo de Casos
• (Bazaar) Measuring ROI on Sponsored Search Ads. CBS 2017 (CU181).
• The Hunger Games: Catching Fire. Kellogg 2016 (KEL964).
• Squatty Potty: Assessing Digital Marketing Campaign Data. Ivey 2018 (W18005).
B. Notas e artigos
• Holt, Douglas (2016). Branding in the Age of Social Media. HBR (R1603B).
• Edelman, David (2010). Branding in the Digital Age. HBR (R1012C).
• Ofek, Elie (2016). Customer Profitability and Lifetime Value. HBS (9-503-019).
• Teixeira, Thales (2012). Marketing Communications. HBS (9-513-041).

Método de ensino

Este curso é ministrado por uma abordagem tríplice: (1) teoria: uma estrutura de marketing digital desenvolvida para fins
específicos (DSDW), suportada por modelos de marketing comprovados (CDJ, CLV, 6Ms e STEPPS), permite uma
compreensão estruturada e duradoura de o tópico além das técnicas e ferramentas atuais; (2) estudos de caso: a discussão
em classe de estudos de caso relevantes e outros exemplos permite uma visão concreta do tópico; e (3) projeto de grupo:
planejamento, implementação e análise de uma verdadeira campanha de marketing digital, em parceria com o Google e o
Nova Venture Lab, permitem uma abordagem realmente prática do tópico.

Método de avaliação

AVALIAÇÃO
A. Atribuições individuais
• Exame final 40%
• Participação em classe 10%
B. Atribuições de grupo
• Proposta inicial da campanha 10%
• Proposta final da campanha 40%

Conteúdo

1
Introdução
Estrutura de Marketing Digital
Decisão do consumidor
Edelman 2010
2
Valor do cliente
Ofek 2016
Comunicações de marketing
Teixeira 2012
Planeamento de campanha no Google Ads (Mateus Dourado *)
Proposta inicial da campanha
Relatório do Grupo
3
Proposta inicial da campanha
Apresentação em grupo
Gerir campanhas no Google Ads (Mateus Dourado *)
4
Estudo de caso
Squatty Potty
Branding na era digital
Holt 2016 / Dove
5
Marketing viral
Estudo de caso
Bazar
Estudo de caso
Jogos Vorazes
Proposta final da campanha
Relatório do Grupo
6
Proposta final da campanha
Apresentação em grupo
Conclusão
Exame final
Exame Individual