MIT Immersion 1 (S)

Objetivos

Após a conclusão deste curso o aluno deve ser capaz de: A. Conhecimento e Compreensão • Descrever e seguir os passos
do processo de consultoria • Resolver problemas reais de Gestão e de Negócios (experiência em consultoria) B. Tópicos
Específicos da Cadeira: Habilidades de Consultoria: • Identificar e articular problemas organizacionais • Aplicar técnicas de
coleta de dados eficazes • Usar esquemas analíticos para organizar a análise de dados • Interpretar análises • Desenvolver
soluções implementáveis • Preparar o relatório do projecto e apresentação ao cliente C. Habilidades Gerais: Competências
interpessoais: • Capacidade de se relacionar com o cliente • Trabalho em equipa

Caracterização geral

Código

67950

Créditos

3

Professor responsável

Céline Dora Judith Abecassis-Moedas

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Inglês

Pré-requisitos

N/A

Bibliografia

Livro principal:
“Wickham, P. and Wickham, L., 2008, Management Consulting. Delivering an Effective Project. Prentice Hall, 3rd edition”.
Outro livro de apoio:
“Cope, M., 2003, The Seven Cs of Consulting. The definitive guide to the consulting process, Prentice Hall, 2nd edition”.
Leituras recomendadas:
1: “Survey on Management Consultancy, The Economist, 1997”.
2: “Anonymous, 1996, Confessions of an ex-Consultant, Fortune, Vol. 134 (7). Lieber, R. B. 1996, Controlling your
Consultants, Fortune, Vol. 134 (7).”
3: “Giving advice in adversity + Accounting for good people (The Economist, 2008 & 2007).”
4: “Alvesson, M. and Empson, L., 2008, The construction of organizational identity: Comparative case studies of consulting
firms, Scandinavian Journal of Management, 24, p 1-16.”

Método de ensino

O curso começa com a apresentação de uma metodologia de consultoria, que funciona como base para os vários passos e
a estrutura de trabalho. A metodologia apresentada é usada apenas para criar uma base de conhecimento explícito do que é
basicamente impulsionado por mera intuição relativamente ao processo típico de resolução de problemas. Esta
metodologia ajuda os alunos a desenvolver as suas próprias abordagens de forma coordenada e estruturada. As empresas
vão identificar os assuntos de interesse para o qual eles vão alocar recursos e fornecer informações a fim de ajudar o
desenvolvimento de um projeto real de consultoria, com a expectativa receberem as percepções dos alunos relativamente
às questões identificadas. A confidencialidade deste trabalho tem de ser assegurada.

Método de avaliação

Avaliação: 25% avaliação individual dos colegas; 25% avaliação individual do professor; 50% Avaliação do trabalho de
grupo

Conteúdo

Metodologia de apresentação - Formação em realização de entrevistas – Formação em Análise de Problemas – Formação
em apresentações – Apresentações de Grupo Ponto Nº 1: Identificação e Plano de trabalho – Apresentações de Grupo
Ponto Nº 2: Desagregação - Apresentações de Grupo Ponto Nº 3: Validação.