Estratégia de Marketing Global

Objetivos

Este curso visa proporcionar aos alunos uma compreensão da estratégia de marketing global, mais especificamente, como
projetar, desenvolver e implantar programas de marketing eficazes e eficientes em escala global ou de múltiplos mercados.
Ele abrange três tópicos: (1) expansão internacional, incluindo objetivos, modelo de negócios, prontidão da empresa,
seleção de mercado e modo de entrada; (2) marketing global, incluindo as especificidades da função de marketing (ou seja,
entendimento do consumidor, segmentação, segmentação, posicionamento, marca, mix e organização de marketing) em
empresas que operam em vários mercados e / ou consideram expansão internacional; e (3) dinâmica do mercado, incluindo
o papel dos mercados emergentes como fonte de crescimento de vendas e de novas empresas globais, as características
das empresas que nasceram globais e / ou conseguem estabelecer uma presença global dominante, bem como
perspectivas futuras para a globalização.

Caracterização geral

Código

67954

Créditos

2

Professor responsável

António Marinho Dias Torres Neto

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Inglês

Pré-requisitos

N/A

Bibliografia

• Paillasse International SA: Global Market Selection. Ivey 2017 (W17198).
• Colgate-Palmolive: Staying Ahead in Oral Care. HBS 2011 (9-311-120).
• Natura: Expanding Beyond Latin America. INSEAD 2006 (INS474).
• Uber and the Sharing Economy: Global Market Expansion and Reception. WDI 2016 (W04C79).
Notas e artigos:
• Ghemawat, Pankaj (2001). Distance Still Matters: The Hard Reality of Global Expansion. HBR (R0108K).
• Holt, Douglas; Quelch, John; Taylor, Earl (2004). How Global Brands Compete. HBR (R0409D).
• Hennessy, Julie; Leininger, Eric; Meagher, Evan (2012). Global Brand Management. Kellogg (KEL696).
• Jones, Geoffrey (2012). The Growth Opportunity That Lies Next Door. HBR (R1207P).
• Kerr, William (2016). Harnessing the Best of Globalization. SMR (SMR574).

Método de ensino

Este curso é ministrado por uma abordagem em três vertentes: (1) teoria: conceitos e estruturas sobre expansão
internacional, marketing global e dinâmica de mercado fornecem uma base compartilhada para uma compreensão
estruturada do tópico; (2) estudos de caso: relatórios de grupo, apresentações e discussão em classe de estudos de caso
relevantes e outros exemplos permitem uma visão mais concreta do tópico; e (3) projeto de grupo: o desenvolvimento e a
apresentação de um programa de marketing global (por exemplo, plano de entrada no mercado) para uma empresa
escolhida por cada grupo permitem uma abordagem prática do tópico.

Método de avaliação

Este curso é ministrado por uma abordagem em três vertentes: (1) teoria: conceitos e estruturas sobre expansão
internacional, marketing global e dinâmica de mercado fornecem uma base compartilhada para uma compreensão
estruturada do tópico; (2) estudos de caso: relatórios de grupo, apresentações e discussão em classe de estudos de caso
relevantes e outros exemplos permitem uma visão mais concreta do tópico; e (3) projeto de grupo: o desenvolvimento e a
apresentação de um programa de marketing global (por exemplo, plano de entrada no mercado) para uma empresa
escolhida por cada grupo permitem uma abordagem prática do tópico.

Conteúdo

Construção de "regras do jogo" para a economia global. Como analisar debates contemporâneos e controvérsias que
cercam os mercados financeiros, direitos de propriedade intelectual, as políticas de comércio e de trabalho e padrões
ambientais.
Analisar como o ambiente para os negócios varia no mundo, incluindo o que isso significa para os empresários e decisores
políticos.
Desenvolver ferramentas conceituais e estruturas que ajudam a fazer sentido do nosso mundo cada vez mais global e
complexo.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: