Inovação

Objetivos

A. Conhecimento e Compreensão
• Inovação (definição, tipos, fontes)
• Intraempreendedorismo (gestão da inovação em empresas estabelecidas)
• Sistema de gestão da inovação (estratégia, mecanismo, facilitadores)
B. Competências Específicas
• Planeamento e implementação de programas de inovação
• Criação de ideias (idealização, experimentação)
• Implementação da inovação (gestão de portfólio, entrada no mercado)
C. Competências Gerais
• Pensamento analítico
• Apresentações
• Dinâmica de grupo e trabalho em equipa

Caracterização geral

Código

67955

Créditos

2

Professor responsável

Raffaele Conti

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Inglês

Pré-requisitos

N/A

Bibliografia

• Johnson, Mark; Christensen, Clayton; and Kagermann, Henning (2008). Reinventing your business model. HBR (R0812C).
• Pisano, Gary (2015). You need an innovation strategy. HBR (R1506B).
• Nagji, Bansi and Tuff, Geoff (2012). Managing your innovation portfolio. HBR (R1205C).
• Christensen, Clayton; Hall, Taddy; Dillon, Karen; and Duncan, David (2016). Know your customers’ job to be done. HBR
(R1609D).
• Anthony, Scott; Duncan, David; and Siren, Pontus (2014). Build an innovation engine in 90 days. HBR (R1412C).
• Dyer, Jeffrey; Gregersen, Hal; and Christensen, Clayton (2009). The innovator’s DNA. HBR (R0912E).
• Pisano, Gary and Verganti, Roberto (2008). Which kind of collaboration is right for you? HBR (R0812F).
• Christensen, Clayton; Raynor, Michael; and McDonald, Rory (2015). What is disruptive innovation? HBR (R1512B).
• Kim, W. Chan and Mauborgne, Renée (2004). Blue Ocean Strategy. HBR (R0410D).
• Ries, Eric (2017). The startup way.

Método de ensino

Esta unidade é lecionada com uma tripla abordagem:
(1) teoria: conceitos e estruturas sobre inovação e intraempreendedorismo que fornecem uma base de partilha para uma
compreensão estruturada dos temas;
(2) estudos de caso: relatórios de grupo, apresentações e discussão em aula de estudos de caso relevantes e outros
exemplos quem permitem uma visão mais concreta; e
(3) projeto de grupo: desenvolvimento e apresentação de um programa de inovação para uma empresa estabelecida,
escolhida por cada grupo, permitem uma abordagem prática.

Método de avaliação

AVALIAÇÃO
A. Individual
• Exame Final 40%
• Participação na aula 10%
B. Grupo
• Trabalho de grupo 40%
• Relatório 10%

Conteúdo

Introdução
Intraempreendedorismo
Estratégia de inovação: agenda estratégica, inovação de modelo de negócios, inovação aberta, propriedade intelectual
Motor de Inovação: Experimentação, Gestão de Projetos
Motor de Inovação - Estudo de Caso 1
Motor de Inovação: Idealização, Gestão de Portfólio, Entrada no Mercado
Motor de Inovação - Estudo de Caso 2
Estimuladores da inovação - Organização, Métricas, Processos, Cultura
Estimuladores da inovação - estudo de caso 3
Casos especiais: inovação disruptiva, inovação blue oceanl
Casos Especiais - Estudo de Caso 4
Relatório do Trabalho de Grupo
Apresentação do Trabalho de Grupo

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: