Cultura Portuguesa do Século XX

Objetivos

1.Identificar as principais problemáticas da cultura portuguesa do século XX, em áreas tão diversificadas como literatura, artes, filosofia, política, ciência, religião;
2.Desenvolver o pensamento crítico e a capacidade para a análise pluridisciplinar,  orientando os alunos para leituras específicas  e incentivando a sua discussão.;
3.Promover a reflexão sobre as particularidaes da sociedade portuguesa;
4. Desenvolver a capacidade de investigação e pesquisa bibliográfica.

Caracterização geral

Código

1407

Créditos

6

Professor responsável

Maria Manuela Parreira da Silva

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

Calafate, Pedro (org.), Portugal como Problema. Século XX: os Dramas da                        Alternativa, Lisboa: Fundação Luso-Americana e Público, 2006;
Gil, José, Portugal, Hoje – O Medo de Existir, Lisboa: Relógio d’Água, 2004;
Lourenço, Eduardo, Portugal como Destino seguido de Mitologia da Saudade, Lisboa: Gradiva, 1999;
Martins, Guilherme d’Oliveira, Portugal: Identidade e Diferença, Aventuras da memória, Lisboa: Gradiva, 2007;
Santos, Boaventura Sousa, Pela mão de Alice – o social e o político na pós-modernidade, 8ª ed., Porto: Afrontamento, 2002;
Torgal, Luís Reis (coord.), O Cinema sob o olhar de Salazar, 1ª ed., Lisboa:Temas e Debates, 2001;
Torgal, Luís Reis, Estados Novos, Estado Novo, Ensaios de História Política e Cultural, vol. I e II,  2ªed., Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2009.         

Método de ensino

As aulas terão um carácter teóricoprático,devendo os alunos participar activamente, contribuindo com a apresentação de pequenos trabalhos, seguida sempre de discussão. O professor procederá, no final de cada apresentação, à exposição das conclusões. Em outros momentos expositivos, introduzirá os diversos itens e
fará uma sistematização periódica dos conhecimentos adquiridos.

Método de avaliação

Relativamente à avaliação, será dado relevo à participação dos alunos no decurso das aulas (20%). Realizar-se-ão um teste escrito presencial, com consulta, correspondendo a 50%, e um pequeno trabalho de investigação sobre tema a combinar com o professor e por ele orientado (30%).

Conteúdo

1.    Existe uma cultura portuguesa?

2.    Pensamento político, social e filosófico
2.1.    A Renascença Portuguesa: tensão doutrinal e caminhos divergentes
2.2.    Os «voos» de A Águia e a «colheita» de Seara Nova
2.3.    (Anti-)Sebastianismo e (Anti-)Saudosismo
2.4.    A «política do espírito» de António Ferro e a «cultura oficial» do Estado Novo
2.5.    Movimentos críticos e alternativos

3.    As artes: tradição e modernidade; originalidade e/ou «tradução»
           3.1.   Modernismos e vanguardas na literatura e outras artes
           3.2.   Neo-realismo e surrealismo: encontros e desencontros
           3.3.   O cinema: da «comédia à portuguesa» ao «cinema novo»

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: