Língua Portuguesa IV

Objetivos

Os objetivos principais da UC são o desenvolvimento de competências comunicativas e de uso da língua, e a consolidação do nível C2 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (utilizador proficiente).
No final da UC, o aluno será capaz de:
a) Desenvolver a consciência intercultural e compreender as diferenças entre variedades do português.
b) Compreender os diferentes registos e pronúncias do discurso oral.
c) Exprimir-se oralmente, de forma coloquial e fluente, com poucos erros;
d) Participar em qualquer conversa ou debate;
e) Compreender uma grande variedade de textos escritos, literários e não literários;
f) Escrever de forma fluente e apropriada qualquer tipo de texto (académicos, artigos de opinião, resumos, textos críticos), com poucos erros;
g) Realizar pesquisas bibliográficas;
h) Analisar e dominar as estruturas linguísticas do português, utilizando-as com poucos erros;
i) Responsabilizar-se pela sua autoaprendizagem.

Caracterização geral

Código

1421

Créditos

12

Professor responsável

Maria Alexandra Moreira de Jesus Fiéis e Melo

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

Arruda, L. (2012) Gramática de português língua não materna. Porto: Porto Editora.

Avelar, A. & H. Marques Dias (1995) Lusofonia curso avançado de português língua estrangeira – Livro do aluno. Lisboa: Lidel.

Avelar, A. & H. Marques Dias (1997) Lusofonia curso avançado de português língua estrangeira – Caderno de exercícios. Lisboa: Lidel.

Coelho, L. & C. Oliveira (2019) Português em foco 4. Lisboa: Lidel.

Coimbra, I. & O. Mata (2012) Gramática Ativa 2. Lisboa: Lidel (3ª edição).

Freitas, F. & T.S. Henriques (2011) Qual é a dúvida? (Níveis B1, B2 e C1). Lisboa: Lidel.

Malcata, H. & R. Borges de Sousa (2014) Português atual 3. Lisboa: Lidel.

Malcata, H. & R. Borges de Sousa (2016) Hoje em dia. Lisboa: Lidel.

Rosa, L. Melo (2011) Vamos lá continuar! Lisboa: Lidel.

Verbo (2006) Dicionário Verbo da Língua Portuguesa. Lisboa: Verbo.    

Método de ensino

As unidades letivas têm uma componente essencialmente pra?tica, desenvolvendo-se uma metodologia de ensino que promova o método comunicativo de ensino/aprendizagem do português, com o objetivo de estimular a interação e promover a aprendizagem autónoma. Pretende-se, deste modo, avaliar a competência comunicativa do aluno, o uso de estratégias, os aspetos socioculturais, a correção formal e adequação discursivas. As tarefas selecionadas exigem, por isso, a mobilização, por parte do aluno, das competências linguística e extralinguística.

Método de avaliação

A UC terá avaliac?a?o contínua e decorrera? de: participac?a?o dos estudantes nas aulas (interação oral, assiduidade) - 10%; duas provas escritas presenciais - 60% (30% cada); dois trabalhos de treino e compreensão oral  - 30%.

Conteúdo

1. Textos orais e escritos de natureza diversificada para treino de diferentes competências (tirar apontamentos, escrever e interpretar textos de opinião, artigos de jornal, escrita criativa, textos académicos, preencher formulários)
2. Identificação, descodificação e explicação de aspetos da cultura portuguesa (geografia, sociedade, música, cinema)
3. Simulação de situações comunicativas diversificadas (compreensão/produção oral)
4. Produção de textos escritos com diferentes fins comunicativos (compreensão/produção escrita)
5. Vocabulário geral  (palavras compostas, metáforas, expressões idiomáticas);
6.  Consolidação da aprendizagem de formas e estruturas linguísticas;
7. Áreas de instabilidade no sistema linguístico português.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: