Gestão Internacional
Objetivos
No final da unidade, os estudantes
irão demonstrar:
- Uma compreensão crítica de vários conceitos e modelos de negócios
internacionais;
- Uma capacidade de identificar e compreender as razões para formas
alternativas de entrar e servir mercados estrangeiros;
- Uma consciência dos constituintes do ambiente empresarial internacional e da
forma como estes afectam a estratégia e as expectativas;
- Uma compreensão crítica das diferentes formas pelas quais as estratégias
internacionais podem ser identificadas e geridas em diferentes indústrias;
- Uma compreensão do risco político e das estratégias de protecção;
- Uma compreensão crítica das questões organizacionais transfronteiriças.
Caracterização geral
Código
14219
Créditos
2
Professor responsável
Emanuel Gomes
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português | Inglês
Pré-requisitos
A disponibilizar brevemente
Bibliografia
Peng, M. and Meyer, K. (2011). International Business, London: Cengage
Learning.
Cavusgil, S. T., Knight, G., Riesenberger, J. R., Rammal, H. G., & Rose, E.
L. (2014). International
Business. Pearson Australia.
Método de ensino
O
curso será leccionado através de uma série de aulas teóricas e seminários
práticos. As aulas terão como objectivo equipar os estudantes com o
conhecimento e compreensão de algumas das questões, conceitos e modelos chave
no coração dos negócios internacionais e os seminários proporcionar-lhes-ão uma
oportunidade de praticar e aplicar estes modelos a estudos de casos e
exercícios.
Método de avaliação
A
avaliação desta UC é feita em conjunto com o bloco de UCs da mesma área de
conhecimento. Esta avaliação tem 3 momentos, que em conjunto, definem a nota
final da UC:
•Exame individual com ponderação de 50% do valor da nota total
•Trabalho em grupo com ponderação de 35% do valor da nota total
•Exercício Ação-reflexão individual, realizado no final da UC, com a ponderação
de 15% do valor da nota total. O conjunto de exercícios de ação-reflexão
individual é uma atividade de journaling, que constituirá um portfólio de
aprendizagem capaz de sintetizar as contribuições do Mestrado Executivo para
aquele aluno.
Conteúdo
- Introdução aos Negócios
Internacionais.
- Factores e intervenientes ambientais internacionais.
- Gestão do processo de internacionalização. Porquê e onde: Motivos e
Localização.
- Gerir o Processo de Internacionalização. Como? Selecção dos Modos de Entrada
Internacional.
- Estratégia Internacional: Estratégias a nível da sede e das filiais
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: