Gestão Internacional

Objetivos

No final da unidade, os estudantes irão demonstrar:
- Uma compreensão crítica de vários conceitos e modelos de negócios internacionais;
- Uma capacidade de identificar e compreender as razões para formas alternativas de entrar e servir mercados estrangeiros;
- Uma consciência dos constituintes do ambiente empresarial internacional e da forma como estes afectam a estratégia e as expectativas;
- Uma compreensão crítica das diferentes formas pelas quais as estratégias internacionais podem ser identificadas e geridas em diferentes indústrias;
- Uma compreensão do risco político e das estratégias de protecção;
- Uma compreensão crítica das questões organizacionais transfronteiriças.

Caracterização geral

Código

14219

Créditos

2

Professor responsável

Emanuel Gomes

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português | Inglês

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

Peng, M. and Meyer, K. (2011). International Business, London: Cengage Learning.

Cavusgil, S. T., Knight, G., Riesenberger, J. R., Rammal, H. G., & Rose, E. L. (2014). International Business. Pearson Australia.

Método de ensino

O curso será leccionado através de uma série de aulas teóricas e seminários práticos. As aulas terão como objectivo equipar os estudantes com o conhecimento e compreensão de algumas das questões, conceitos e modelos chave no coração dos negócios internacionais e os seminários proporcionar-lhes-ão uma oportunidade de praticar e aplicar estes modelos a estudos de casos e exercícios.

Método de avaliação

A avaliação desta UC é feita em conjunto com o bloco de UCs da mesma área de conhecimento. Esta avaliação tem 3 momentos, que em conjunto, definem a nota final da UC:
•Exame individual com ponderação de 50% do valor da nota total
•Trabalho em grupo com ponderação de 35% do valor da nota total
•Exercício Ação-reflexão individual, realizado no final da UC, com a ponderação de 15% do valor da nota total. O conjunto de exercícios de ação-reflexão individual é uma atividade de journaling, que constituirá um portfólio de aprendizagem capaz de sintetizar as contribuições do Mestrado Executivo para aquele aluno.

Conteúdo

- Introdução aos Negócios Internacionais.
- Factores e intervenientes ambientais internacionais.
- Gestão do processo de internacionalização. Porquê e onde: Motivos e Localização.
- Gerir o Processo de Internacionalização. Como? Selecção dos Modos de Entrada Internacional.
- Estratégia Internacional: Estratégias a nível da sede e das filiais