Análise de Negócio
Objetivos
Este curso oferece uma
visão estratégica sobre a business analytics e machine learning como o núcleo
de organizações contemporâneas, com uma forte componente de aprendizagem
aplicada. Oferece explicações concisas e compreensíveis sobre as principais
componentes tecnológicas, organizacionais, e de liderança necessárias para uma
organização data-driven, onde a business analytics serve para apoiar, mas
também informar a autónoma tomada de decisões e uma autónoma prestação de
serviços aos clientes. Com base em casos e exemplos práticos, os alunos
desenvolverão uma compreensão do papel da business analytics, dados,
infraestruturas, algoritmo, mas também considerações éticas e legais nos
organizações.
Caracterização geral
Código
14225
Créditos
2
Professor responsável
Leid Zejnilovic
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Inglês
Pré-requisitos
A disponibilizar brevemente
Bibliografia
• Tom Davenport (2006) Competing on Analytics,
Harv. Bus. Rev 84(1):98-107, 134
• Ianisti, M., Lakhani, K.R., 2020. Competing in the Age of AI. Harv. Bus. Rev.
Jan-Feb.
• Rahwan, I., Cebrian, M., Obradovich, N., Bongard, J., Bonnefon, J.F.,
Breazeal, C., Crandall, J.W., Christakis, N.A., Couzin, I.D., Jackson, M.O.,
Jennings, N.R., Kamar, E., Kloumann, I.M., Larochelle, H., Lazer, D.,
McElreath, R., Mislove, A., Parkes, D.C., Pentland, A. ‘Sandy,’ Roberts, M.E.,
Shariff, A., Tenenbaum, J.B., Wellman, M., 2019. Machine behaviour. Nature 568,
477–486.
• Faraj, S., Pachidi, S., Sayegh, K., 2018. Information and Organization Working
and organizing in the age of the learning algorithm. Inf.
Organ. 0–1.
Método de ensino
O curso segue um formato de seminário, com as
sessões altamente interativas, focando-se em aplicações dos conceitos
introduzidos. Serão introduzidos pequenos exercícios práticos no final de cada
parte da aula.
Método de avaliação
A avaliação desta UC é
feita em conjunto com o bloco de unidades curriculares da mesma área de
conhecimento. Esta avaliação tem 3 momentos, que em conjunto, definem a nota
final da unidade curricular:
• Exame individual com ponderação de 50% do valor da nota total
• Trabalho em grupo com ponderação de 35% do valor da nota total
• Exercício Ação-reflexão individual, realizado no final da UC, com a
ponderação de 15% do valor da nota total. O conjunto de exercícios de
ação-reflexão individual é uma atividade de journaling, que constituirá, no
final, um portfólio de aprendizagem capaz de sintetizar as contribuições do
Mestrado Executivo para aquele aluno.
Conteúdo
Sessão I – Competição na era da IA
Introduzir o novo paradigma da concorrência na era da IA, onde as organizações constroem sistemas altamente automatizados para recolher e analisar dados, informar ações, e prestar um serviço escalável a baixo custo para massas.
Sessão II - Dados, Infraestruturas, Algoritmos e Analítica
Identificar os blocos básicos de construção de organizações competitivas: dados, infraestruturas computacionais e operacionais, algoritmos e análises específicas de problemas. Os participantes aprenderão a identificar que tipo de análise resolvem qual o problema e como criar valor a partir desses projetos.
Sessão III -Principais organizações baseadas em dados
Discutir o que significa liderar organizações baseadas em dados, construir e manter vantagens competitivas, e o significado de organizações responsáveis, que possam identificar e agir sobre questões éticas e legais e deliberadamente pensar e agir para garantir a equidade e equidade na prestação de serviços.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: