Estratégia e Inovação de Modelos de Negócio

Objetivos

mundo  atual  é  caraterizado  por  uma  crescente  globalização  de  mercados  e  transformações  a  nível tecnológico,  político,  ambiental,  sociocultural,  demográfico  e  económico.  Tais  mudanças  representam enormes  desafios  para  as  empresas  e  outros tipos  de  organizações,  mas  também  trazem  diversas oportunidades. Como tal, é imprescindível que as organizações consigam compreender os desafios atuais e  futuros,  e  desenvolvam  capacidade  deanálise  estratégica  e  de  tomada  de  decisão  em  contextos  de grandeincerteza e mudança acelerada. Esta unidade curriculartem como objetivo explicar e explorar todo o processo de análise, formulação e implementação estratégica em contextos dinâmicos e complexos. Ao completar esta cadeira os alunosdeverão ser capazes de:

• Compreender o que é a Estratégia e a Gestão Estratégica;

• Identificar as várias etapas do planeamento e da gestão estratégica;

• Identificar as principais caraterísticas das decisões estratégicas;

• Entender a importância da agilidade estratégica em ambientes dinâmicos e complexos;

• Explicar como os recursos e competências proporcionam vantagem competitiva à organização;

• Identificar as estratégias competitivas da empresa;

• Identificar as principais estratégias de crescimento e métodos de crescimento;

• Analisar o portfólio de produtos e negócios da empresa;

• Entender a importância da ambidesteridade estratégica nos processos de inovação;

• Compreender o que é um modelo de negócios;

• Compreender a diferença entre estratégia e modelos de negócio;

Caracterização geral

Código

14226

Créditos

6

Professor responsável

Emanuel Gomes

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português | Inglês

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

Livros:

•Grant, R. M. (2016). Contemporary strategy analysis: Text and cases edition. John Wiley & Sons.

•Gomes, E. Weber, Y., Brown, C. and Tarba, S. (2011) ‘Managing  Mergers,  Acquisitions  and Strategic Alliances: Understanding the Process’, Hampshire: Palgrave McMillan.

•Osterwalder, A., & Pigneur, Y. (2010).Business model generation: a handbook for visionaries, game changers, and challengers. John Wiley & Sons.Artigos/

Articles:

•Doz, Y., & Kosonen, M. (2008). The dynamics of strategic agility: Nokia's rollercoaster experience. California Management Review, 50(3), 95-118.

•O'ReillyIII, C. A., & Tushman, M. L. (2011). Organizational ambidexterity in action: How managers explore and exploit. California Management Review, 53(4), 5-22.

•Casadesus-Masanell, Ramon, and Joan Enric Ricart. "From strategy to business models and onto tactics."Long Range Planning43, no. 2-3 (2010): 195-215.

•Gomes, E., Angwin, D., Weber, Y. and Tarba, S. (2013) ‘Critical Success Factors Through the Mergers and Acquisitions Process: Revealing Pre-and Post-M&A Connections for Improved Performance.’ Thunderbird International Business Review. Vol. 55 (1): 13-35.

Método de ensino

Tendo em conta o público-alvo, esta unidade curricular baseia-se numa aprendizagem interativa, onde o professor irá procurar sempre proporcionar aos alunos a oportunidade de relacionar e aplicar a teoria às suas  próprias  realidades.  Para  tal,  o  módulo  será  ministrado  através  de  um  conjunto  de  aulas  teórico-práticas,  recorrendo-se  ocasionalmente  à  metodologia  de  problema-based-learning.  Os  aspetos  teóricos irão  ajudar  os alunosa  aprofundar  o  seu  conhecimento  e  compreensão  sobre  algumas  das  principais questões, conceitos e modelos no cerne da estratégia e inovação de modelos de negócios. A componente mais  prática  será  desenvolvida  através  da  aplicação  de  tais  conceitos  e  modelos  a  uma  variedade  de estudos de caso, exercícios e tecnologias de aprendizagem, como simulações.


Método de avaliação

Em coerência com o método de  aprendizagem  centrado  em  grande  parte  nos  alunos,  a  avaliação  será  baseada  na  assiduidade  e participação nas aulas (20%) e na elaboração e análise de um estudo de caso, o qual deve ser preparado individualmente (80%).

Conteúdo

Os principais tópicos abordados na unidade curricularsão:

•Estratégia e o pensamento estratégico;

•Estratégia em contextos dinâmicos e complexos: Agilidade estratégica;

•Análise de competências e recursos e formulação da estratégia competitiva;

•Estratégias de crescimento da empresa e diversificação estratégica;

•Métodos de crescimento;

•Gestão de portfólio de produtos e negócios;

•Ambidesteridade e inovação estratégica;

•Análise e desenvolvimento de modelos de negócio inovadores;

•Estratégias de inovação digital de produtos e serviços integrados: A servitização.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: