Estratégia e Inovação de Modelos de Negócio
Objetivos
O mundo atual
é caraterizado por
uma crescente globalização
de mercados e
transformações a nível tecnológico, político,
ambiental, sociocultural, demográfico
e económico. Tais mudanças
representam enormes desafios para
as empresas e
outros tipos de organizações,
mas também trazem
diversas oportunidades. Como tal, é imprescindível que as organizações
consigam compreender os desafios atuais e
futuros, e desenvolvam
capacidade deanálise estratégica
e de tomada
de decisão em
contextos de grandeincerteza e
mudança acelerada. Esta unidade curriculartem como objetivo explicar e explorar
todo o processo de análise, formulação e implementação estratégica em contextos
dinâmicos e complexos. Ao completar esta cadeira os alunosdeverão ser capazes
de:
• Compreender o que é a Estratégia e a Gestão
Estratégica;
• Identificar as várias etapas do planeamento e da
gestão estratégica;
• Identificar as principais caraterísticas das
decisões estratégicas;
• Entender a importância da agilidade estratégica em
ambientes dinâmicos e complexos;
• Explicar como os recursos e competências
proporcionam vantagem competitiva à organização;
• Identificar as estratégias competitivas da empresa;
• Identificar as principais estratégias de crescimento
e métodos de crescimento;
• Analisar o portfólio de produtos e negócios da
empresa;
• Entender a importância da ambidesteridade
estratégica nos processos de inovação;
• Compreender o que é um modelo de negócios;
• Compreender a diferença entre estratégia e modelos de
negócio;
Caracterização geral
Código
14226
Créditos
6
Professor responsável
Emanuel Gomes
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português | Inglês
Pré-requisitos
A disponibilizar brevemente
Bibliografia
Livros:
•Grant,
R. M. (2016). Contemporary strategy analysis: Text and cases edition. John
Wiley & Sons.
•Gomes,
E. Weber, Y., Brown, C. and Tarba, S. (2011) ‘Managing Mergers,
Acquisitions and Strategic
Alliances: Understanding the Process’, Hampshire: Palgrave McMillan.
•Osterwalder,
A., & Pigneur, Y. (2010).Business model generation: a handbook for
visionaries, game changers, and challengers. John Wiley & Sons.Artigos/
Articles:
•Doz,
Y., & Kosonen, M. (2008). The dynamics of strategic agility: Nokia's
rollercoaster experience. California Management Review, 50(3), 95-118.
•O'ReillyIII,
C. A., & Tushman, M. L. (2011). Organizational ambidexterity in action: How
managers explore and exploit. California Management Review, 53(4), 5-22.
•Casadesus-Masanell,
Ramon, and Joan Enric Ricart. "From strategy to business models and onto
tactics."Long Range Planning43, no. 2-3 (2010): 195-215.
•Gomes,
E., Angwin, D., Weber, Y. and Tarba, S. (2013) ‘Critical Success Factors
Through the Mergers and Acquisitions Process: Revealing Pre-and Post-M&A
Connections for Improved Performance.’ Thunderbird International Business
Review. Vol. 55 (1): 13-35.
Método de ensino
Tendo
em conta o público-alvo, esta unidade curricular baseia-se numa aprendizagem
interativa, onde o professor irá procurar sempre proporcionar aos alunos a
oportunidade de relacionar e aplicar a teoria às suas próprias
realidades. Para tal,
o módulo será
ministrado através de
um conjunto de
aulas teórico-práticas, recorrendo-se
ocasionalmente à metodologia
de problema-based-learning. Os
aspetos teóricos irão ajudar
os alunosa aprofundar o
seu conhecimento e
compreensão sobre algumas
das principais questões,
conceitos e modelos no cerne da estratégia e inovação de modelos de negócios. A
componente mais prática será
desenvolvida através da
aplicação de tais
conceitos e modelos
a uma variedade
de estudos de caso, exercícios e tecnologias de aprendizagem, como
simulações.
Método de avaliação
Em coerência com o método de aprendizagem centrado em grande parte nos alunos, a avaliação será baseada na assiduidade e participação nas aulas (20%) e na elaboração e análise de um estudo de caso, o qual deve ser preparado individualmente (80%).
Conteúdo
Os principais tópicos abordados na unidade
curricularsão:
•Estratégia e o pensamento estratégico;
•Estratégia em contextos dinâmicos e complexos:
Agilidade estratégica;
•Análise de competências e recursos e formulação da
estratégia competitiva;
•Estratégias de crescimento da empresa e
diversificação estratégica;
•Métodos de crescimento;
•Gestão de portfólio de produtos e negócios;
•Ambidesteridade e inovação estratégica;
•Análise e desenvolvimento de modelos de negócio inovadores;
•Estratégias de inovação digital de produtos e
serviços integrados: A servitização.