Sustentabilidade & Ética

Objetivos

Tendo em conta o mundo VUCA (volátil, imprevisível, complexo e ambíguo) em que vivemos, onde a capacidade de aprendizagem organizacional é essencial para o sucesso, o objectivo desta unidade curricular é dotar os alunos de conhecimentos e ferramentas que acelerem a aprendizagem organizacional. Em concreto os alunos ficarão a conhecer as formas e fontes de aprendizagem e como estas influenciam atitudes e cultura corporativa. Como resultado, criarão a capacidade de transformar organizações para o futuro.

Caracterização geral

Código

14229

Créditos

3

Professor responsável

Ricardo Zózimo

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português | Inglês

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

BERENDS, H., & ANTONACOPOULOU, E. (2014). TIME AND ORGANIZATIONAL LEARNING: A REVIEW AND AGENDA FOR FUTURE RESEARCH: TIME AND ORGANIZATIONAL LEARNING. INTERNATIONAL JOURNAL OF MANAGEMENT REVIEWS, 16(4), 437–453. HTTPS://DOI.ORG/10.1111/IJMR.12029
CROSSAN, M. M., LANE, H. W., & WHITE, R. E. (1999). AN ORGANIZATIONAL LEARNING FRAMEWORK: FROM INTUITION TO INSTITUTION. ACADEMY OF MANAGEMENT REVIEW, 24(3), 522–537. HTTPS://DOI.ORG/10.2307/259140
EASTERBY-SMITH, M., CROSSAN, M. M., & NICOLINI, D. (2000). ORGANIZATIONAL LEARNING: DEBATES PAST, PRESENT AND FUTURE. JOURNAL OF MANAGEMENT STUDIES, 37(6), 783–796. HTTPS://DOI.ORG/10.1111/1467-6486.00203
HOLCOMB, T. R., IRELAND, R. D., HOLMES JR., R. M., & HITT, M. A. (2009). ARCHITECTURE OF ENTREPRENEURIAL LEARNING: EXPLORING THE LINK AMONG HEURISTICS, KNOWLEDGE, AND ACTION. ENTREPRENEURSHIP THEORY AND PRACTICE, 33(1), 167–192. HTTPS://DOI.ORG/10.1111/J.1540-6520.2008.00285.X

Método de ensino

Esta unidade curricular assenta numa metodologia de ensino activa onde os participantes aprendem através da aplicação de conhecimentos numa experiência de aprendizagem organizacional concreta que é a base da aula.

Método de avaliação

A avaliação desta UC é feita em conjunto com o bloco de unidades curriculares da mesma área de conhecimento. Esta avaliação tem 3 momentos, que em conjunto, definem a nota final da unidade curricular:
• Exame individual com ponderação de 50% do valor da nota total
• Trabalho em grupo com ponderação de 35% do valor da nota total
• Exercício Ação-reflexão individual, realizado no final da UC, com a ponderação de 15% do valor da nota total. O conjunto de exercícios de ação-reflexão individual é uma atividade de journaling, que constituirá, no final, um portfólio de aprendizagem capaz de sintetizar as contribuições do Mestrado Executivo para aquele aluno.

Conteúdo

Os conteúdos programáticos seguem uma lógica de aprendizagem pessoal que está intimamente ligada com a viagem de aprendizagem corporativa de forma a que ambas se interliguem e contribuam mutuamente para a transformação organizacional. Assim, os conteudos principais são:
• Principios de aprendizagem organizacional e transformação corporativa,
• Formas aceleradas de aprendizagem organizacional,
• Implementação de iniciativas de aprendizagem organizacional,
• Medição de impacto e comunicação de aprendizagem organizacional e transformação corporativa.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: