Análise de Dados e Tomada de Decisão
Objetivos
A literacia em análise de dados tornou-se uma competência essencial para
profissionais em quase todas as áreas. Adicionalmente, a tomada de decisão
baseada em dados é a chave para o sucesso de muitas empresas e organizações.
Entender como usar e aplicar os conjuntos de dados corretos é crucial no
processo de tomada de decisão e na comunicação mais eficaz dentro da
organização.
Este curso tem como objetivo primordial dotar os alunos de ferramentas e
conhecimento necessário para que consigam analisar e promover a utilização da
informação retirada da análise de dados na sua estratégia organizacional, desde
o uso de fontes de informação públicas até à utilização de técnicas de
visualização de dados.
Caracterização geral
Código
14230
Créditos
2
Professor responsável
Patrícia Xufre
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português | Inglês
Pré-requisitos
A disponibilizar brevemente
Bibliografia
ALBRIGHT, S.C. AND WINSTON, W.L. “BUSINESS ANALYTICS: DATA ANALYSIS AND
DECISION MAKING”, 7TH EDITION, CENGAGE (2020)
Método de ensino
Aulas
dinâmicas, discussão produtiva em sala de aula, estudos de caso relevantes e
exercícios de design experimental, ajudarão os alunos a absorver e a reter as
informações de que precisam para melhor compreenderem e desenvolverem-se profissionalmente
no atual contexto de informação constante.
Método de avaliação
A
avaliação desta UC é feita em conjunto com o bloco de unidades curriculares da
mesma área de conhecimento. Esta avaliação tem 3 momentos, que em conjunto,
definem a nota final da unidade curricular:
• Exame individual com ponderação de 50% do valor da nota total
• Trabalho em grupo com ponderação de 35% do valor da nota total
• Exercício Ação-reflexão individual, realizado no final da UC, com a
ponderação de 15% do valor da nota total. O conjunto de exercícios de
ação-reflexão individual é uma atividade de journaling, que constituirá, no
final, um portfólio de aprendizagem capaz de sintetizar as contribuições do
Mestrado Executivo para aquele aluno.
Conteúdo
• Tipos de dados e fontes para tomar decisões eficazes em diferentes
níveis da organização
• Como as organizações analisam e usam dados para melhorar suas operações e
desenvolver novos produtos e serviços
• Importantes fontes de informação para a construção de conjuntos de dados de
organizações governamentais, empresariais e não governamentais
• Como usar a segmentação na identificação de oportunidades de negócio
• Como usar os dados para atingir as metas organizacionais