Análise de Dados e Tomada de Decisão

Objetivos

A literacia em análise de dados tornou-se uma competência essencial para profissionais em quase todas as áreas. Adicionalmente, a tomada de decisão baseada em dados é a chave para o sucesso de muitas empresas e organizações. Entender como usar e aplicar os conjuntos de dados corretos é crucial no processo de tomada de decisão e na comunicação mais eficaz dentro da organização.
Este curso tem como objetivo primordial dotar os alunos de ferramentas e conhecimento necessário para que consigam analisar e promover a utilização da informação retirada da análise de dados na sua estratégia organizacional, desde o uso de fontes de informação públicas até à utilização de técnicas de visualização de dados.

Caracterização geral

Código

14230

Créditos

2

Professor responsável

Patrícia Xufre

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português | Inglês

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

ALBRIGHT, S.C. AND WINSTON, W.L. “BUSINESS ANALYTICS: DATA ANALYSIS AND DECISION MAKING”, 7TH EDITION, CENGAGE (2020)

Método de ensino

Aulas dinâmicas, discussão produtiva em sala de aula, estudos de caso relevantes e exercícios de design experimental, ajudarão os alunos a absorver e a reter as informações de que precisam para melhor compreenderem e desenvolverem-se profissionalmente no atual contexto de informação constante.

Método de avaliação

A avaliação desta UC é feita em conjunto com o bloco de unidades curriculares da mesma área de conhecimento. Esta avaliação tem 3 momentos, que em conjunto, definem a nota final da unidade curricular:
• Exame individual com ponderação de 50% do valor da nota total
• Trabalho em grupo com ponderação de 35% do valor da nota total
• Exercício Ação-reflexão individual, realizado no final da UC, com a ponderação de 15% do valor da nota total. O conjunto de exercícios de ação-reflexão individual é uma atividade de journaling, que constituirá, no final, um portfólio de aprendizagem capaz de sintetizar as contribuições do Mestrado Executivo para aquele aluno.

Conteúdo

• Tipos de dados e fontes para tomar decisões eficazes em diferentes níveis da organização
• Como as organizações analisam e usam dados para melhorar suas operações e desenvolver novos produtos e serviços
• Importantes fontes de informação para a construção de conjuntos de dados de organizações governamentais, empresariais e não governamentais
• Como usar a segmentação na identificação de oportunidades de negócio
• Como usar os dados para atingir as metas organizacionais

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: