Inovação e Intraempreendedorismo
Objetivos
Esta unidade curricular visa abordar as diferentes formas de inovação.
Serão apresentados os diferentes tipos de inovação, motivações para inovar,
abordagens inovadoras, e sua interpretação. Serão também lançadas as bases para
que os alunos compreendam os métodos que servem de suporte aos projetos de
inovação. O objetivo é aumentar o conhecimento e a capacidade crítica dos
estudantes quanto à inovação enquadrada em diferentes aspetos da sociedade
possíveis de verificar no dia-a-dia.
Será desenvolvida uma abordagem prática e orientada para a ação em cada
estudante, identificando oportunidades para criar novas aplicações de inovação
distribuída.
Esta unidade curricular tem com objetivo último reforçar o gosto pela
curiosidade, estudo e conhecimento da inovação aplicada ao mundo real.
Caracterização geral
Código
14232
Créditos
3
Professor responsável
Pedro Oliveira | Maria João Jacinto
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português | Inglês
Pré-requisitos
A disponibilizar brevemente
Bibliografia
von
Hippel, Eric (1988) The Sources of Innovation, Oxford, UK: Oxford University
Press.
von Hippel, Eric (2005). Democratizing Innovation, Cambridge, MA: MIT Press.
Karim R. Lakhani and Jill A. Panetta (2007), The Principles of Distributed
Innovation, Innovations: Technology, Governance, Globalization, 2:3, 97-112,
https://doi.org/10.1162/itgg.2007.2.3.97
CHESBROUGH, Henry. VANHAVERBEKE, Wim. WEST, Joel and eds. Open Innovation:
Researching a New Paradigm. Oxford: Oxford University Press, 2006
Método de ensino
Aulas
teóricas para apresentação dos conteúdos programáticos. Pretende-se que os
alunos desenvolvam um sentido crítico com base nos temas e discussões
promovidos em aula, de forma a que se consiga avaliar a sua perceção das
definições base, bem como a aplicação dessas definições a casos de estudo e
desenvolvimento de exemplos de inovação distribuída.
Método de avaliação
A avaliação desta UC é feita em conjunto com o bloco de UCs da mesma
área de conhecimento. Esta avaliação tem 3 momentos, que em conjunto, definem a
nota final da unidade curricular:
• Exame individual com ponderação de 50% do valor da nota total
• Trabalho em grupo com ponderação de 35% do valor da nota total
• Exercício Ação-reflexão individual, realizado no final da UC, com a
ponderação de 15% do valor da nota total. O conjunto de exercícios de
ação-reflexão individual é uma atividade de journaling, que constituirá, no
final, um portfólio de aprendizagem capaz de sintetizar as contribuições do
Mestrado Executivo para aquele aluno.
Conteúdo
Aulas
teóricas
- O que é inovação?
- A importância da inovação nas organizações e na sociedade
- Inovação fechada vs inovação aberta
- Relação entre inovação aberta e inovação distribuída
- Inovação distribuída: motivação e interesse; princípios de organização do
processo; abertura e propriedade intelectual; limitações
- Modelos de inovação distribuída
- Business ecosystems: opção para problem-solving creativo; Design
organizacional; Relação com competição e evolução tecnológica