Inovação e Intraempreendedorismo

Objetivos

Esta unidade curricular visa abordar as diferentes formas de inovação. Serão apresentados os diferentes tipos de inovação, motivações para inovar, abordagens inovadoras, e sua interpretação. Serão também lançadas as bases para que os alunos compreendam os métodos que servem de suporte aos projetos de inovação. O objetivo é aumentar o conhecimento e a capacidade crítica dos estudantes quanto à inovação enquadrada em diferentes aspetos da sociedade possíveis de verificar no dia-a-dia.
Será desenvolvida uma abordagem prática e orientada para a ação em cada estudante, identificando oportunidades para criar novas aplicações de inovação distribuída.
Esta unidade curricular tem com objetivo último reforçar o gosto pela curiosidade, estudo e conhecimento da inovação aplicada ao mundo real.

Caracterização geral

Código

14232

Créditos

3

Professor responsável

Pedro Oliveira | Maria João Jacinto

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português | Inglês

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

von Hippel, Eric (1988) The Sources of Innovation, Oxford, UK: Oxford University Press.
von Hippel, Eric (2005). Democratizing Innovation, Cambridge, MA: MIT Press.
Karim R. Lakhani and Jill A. Panetta (2007), The Principles of Distributed Innovation, Innovations: Technology, Governance, Globalization, 2:3, 97-112, https://doi.org/10.1162/itgg.2007.2.3.97
CHESBROUGH, Henry. VANHAVERBEKE, Wim. WEST, Joel and eds. Open Innovation: Researching a New Paradigm. Oxford: Oxford University Press, 2006

Método de ensino

Aulas teóricas para apresentação dos conteúdos programáticos. Pretende-se que os alunos desenvolvam um sentido crítico com base nos temas e discussões promovidos em aula, de forma a que se consiga avaliar a sua perceção das definições base, bem como a aplicação dessas definições a casos de estudo e desenvolvimento de exemplos de inovação distribuída.

Método de avaliação

A avaliação desta UC é feita em conjunto com o bloco de UCs da mesma área de conhecimento. Esta avaliação tem 3 momentos, que em conjunto, definem a nota final da unidade curricular:
• Exame individual com ponderação de 50% do valor da nota total
• Trabalho em grupo com ponderação de 35% do valor da nota total
• Exercício Ação-reflexão individual, realizado no final da UC, com a ponderação de 15% do valor da nota total. O conjunto de exercícios de ação-reflexão individual é uma atividade de journaling, que constituirá, no final, um portfólio de aprendizagem capaz de sintetizar as contribuições do Mestrado Executivo para aquele aluno.

Conteúdo

Aulas teóricas
- O que é inovação?
- A importância da inovação nas organizações e na sociedade
- Inovação fechada vs inovação aberta
- Relação entre inovação aberta e inovação distribuída
- Inovação distribuída: motivação e interesse; princípios de organização do processo; abertura e propriedade intelectual; limitações
- Modelos de inovação distribuída
- Business ecosystems: opção para problem-solving creativo; Design organizacional; Relação com competição e evolução tecnológica

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: