Tendências de Marketing

Objetivos


1. Compreender os fatores que afetam os processos de tomada de decisão dos gestores e consumidores.
2. Identificar os vieses, heurísticas e emoções que condicionam os julgamentos dos gestores e consumidores.
3. Ilustrar a diversidade do consumidor e avaliar como as questões culturais e sociais podem afetar o comportamento do consumidor.
4. Caracterizar a justiça e a ética na tomada de decisão organizacional e do consumidor e identificar algumas das questões que surgem do comportamento antiético ou desviante.
5. Ser capaz de demonstrar como os gestores podem melhorar suas capacidades de julgamento e tomada de decisão.

Caracterização geral

Código

14233

Créditos

3

Professor responsável

Pedro Gardete | Luis Martinez

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português | Inglês

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

Ariely, D. (2020). Previsivelmente irracional: As forças ocultas que condicionam as nossas decisões. Lisboa: Lua de Papel (versão Portuguesa).

Thaler, R.H. & Sunstein, C.R. (2018). Nudge: Como decider em questões de saúde, riqueza, e felicidade. Lisboa: Lua de Papel (versão Portuguesa).

Método de ensino

A unidade curricular seguirá uma abordagem teórico-prática. Breves exposições sobre modelos abrangentes e exemplos serão fornecidos. Estudos de caso serão discutidos.
Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem: Expositivo, Participativo e Auto-estudo.

Método de avaliação

A avaliação desta UC é feita em conjunto com o bloco de unidades curriculares da mesma área de conhecimento. Esta avaliação tem 3 momentos, que em conjunto, definem a nota final da unidade curricular:
•Exame individual com ponderação de 50% do valor da nota total
•Trabalho em grupo com ponderação de 35% do valor da nota total
•Exercício Ação-reflexão individual, realizado no final da UC, com a ponderação de 15% do valor da nota total. O conjunto de exercícios de ação-reflexão individual é uma atividade de journaling, que constituirá, no final, um portfólio de aprendizagem capaz de sintetizar as contribuições do Mestrado Executivo para aquele aluno.

Conteúdo

1. Processos de tomada de decisão em consumo e gestão: uma abordagem comportamental.
2. Vieses comuns e armadilhas psicológicas na tomada de decisão do consumidor.
3. Diversidade do consumidor: questões culturais e sociais, e novas tendências.
4. Regulamentos, incentivos e nudging: ferramentas para decisões eficazes.
5. Exemplos e estudos de caso reais sobre consumo e gestão.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: