Tendências de Marketing
Objetivos
1. Compreender os fatores que afetam os
processos de tomada de decisão dos gestores e consumidores.
2. Identificar os vieses, heurísticas e emoções que condicionam os julgamentos
dos gestores e consumidores.
3. Ilustrar a diversidade do consumidor e avaliar como as questões culturais e
sociais podem afetar o comportamento do consumidor.
4. Caracterizar a justiça e a ética na tomada de decisão organizacional e do
consumidor e identificar algumas das questões que surgem do comportamento
antiético ou desviante.
5. Ser capaz de demonstrar como os gestores podem melhorar suas capacidades de
julgamento e tomada de decisão.
Caracterização geral
Código
14233
Créditos
3
Professor responsável
Pedro Gardete | Luis Martinez
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português | Inglês
Pré-requisitos
A disponibilizar brevemente
Bibliografia
Ariely, D. (2020). Previsivelmente irracional: As forças ocultas que
condicionam as nossas decisões. Lisboa: Lua de Papel (versão Portuguesa).
Thaler, R.H. & Sunstein, C.R. (2018). Nudge: Como decider em questões de
saúde, riqueza, e felicidade. Lisboa: Lua de Papel (versão Portuguesa).
Método de ensino
A
unidade curricular seguirá uma abordagem teórico-prática. Breves exposições
sobre modelos abrangentes e exemplos serão fornecidos. Estudos de caso serão
discutidos.
Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem: Expositivo,
Participativo e Auto-estudo.
Método de avaliação
A avaliação
desta UC é feita em conjunto com o bloco de unidades curriculares da mesma área
de conhecimento. Esta avaliação tem 3 momentos, que em conjunto, definem a nota
final da unidade curricular:
•Exame individual com ponderação de 50% do valor da nota total
•Trabalho em grupo com ponderação de 35% do valor da nota total
•Exercício Ação-reflexão individual, realizado no final da UC, com a ponderação
de 15% do valor da nota total. O conjunto de exercícios de ação-reflexão
individual é uma atividade de journaling, que constituirá, no final, um
portfólio de aprendizagem capaz de sintetizar as contribuições do Mestrado
Executivo para aquele aluno.
Conteúdo
1.
Processos de tomada de decisão em consumo e gestão: uma abordagem
comportamental.
2. Vieses comuns e armadilhas psicológicas na tomada de decisão do consumidor.
3. Diversidade do consumidor: questões culturais e sociais, e novas tendências.
4. Regulamentos, incentivos e nudging: ferramentas para decisões eficazes.
5. Exemplos e estudos de caso reais sobre consumo e gestão.