Novas Formas de Trabalho: Cultura, Design Organizacional & Gestão Estratégica de Pessoa
Objetivos
1. Conhecimento e compreensão
a. Identificar as emoções básicas e como estas afetam o comportamento e a
motivação das pessoas.
b. Compreender as principais dimensões dos processos emocionais
c. Compreender como os processos de construção social e experiência social
influenciam as expressões emocionais
d. Reconhecer a importância da empatia no contexto organizacional
2. Competências específicas do tema
a. Conhecimento das dimensões emocionais
b. Desenvolvimento de uma perspectiva integrada sobre o comportamento e as
relações interpessoais
c. Capacidade de análise crítica e conhecimento/consciencialização pessoal no
reconhecimento e gestão das emoções.
3. Competências gerais
a. Pensamento crítico
b. Autoconsciência
c. Comunicação (verbal e não-verbal)
d. Reflexividade
Caracterização geral
Código
14234
Créditos
3
Professor responsável
Filipa Castanheira
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português | Inglês
Pré-requisitos
A disponibilizar brevemente
Bibliografia
Payne, R.L. & Cooper, C. (2007). Emotions at work: Theory, research,
and applications for management. Michigan: Wiley.
Método de ensino
A
sessão incluirá uma parte mais explicativa combinada com exercícios de
auto-reflexão e de trabalho em grupo. Serão também utilizados pequenos vídeos
educativos para informar a discussão alargada na sala de aula.
Método de avaliação
A
avaliação desta UC é feita em conjunto com o bloco de unidades curriculares da
mesma área de conhecimento. Esta avaliação tem 3 momentos, que em conjunto,
definem a nota final da unidade curricular:
• Exame individual com ponderação de 50% do valor da nota total
• Trabalho em grupo com ponderação de 35% do valor da nota total
• Exercício Ação-reflexão individual, realizado no final da UC, com a
ponderação de 15% do valor da nota total. O conjunto de exercícios de
ação-reflexão individual é uma atividade de journaling, que constituirá, no
final, um portfólio de aprendizagem capaz de sintetizar as contribuições do
Mestrado Executivo para aquele aluno.
Conteúdo
1. O que são as emoções e quais são as suas funções?
2. A cultura organizacional como fonte, expressão e reforço das emoções nas
organizações
3. Como são comunicadas as emoções?
4. Empatia