Novas Formas de Trabalho: Cultura, Design Organizacional & Gestão Estratégica de Pessoa

Objetivos

1. Conhecimento e compreensão
a. Identificar as emoções básicas e como estas afetam o comportamento e a motivação das pessoas.
b. Compreender as principais dimensões dos processos emocionais
c. Compreender como os processos de construção social e experiência social influenciam as expressões emocionais
d. Reconhecer a importância da empatia no contexto organizacional
2. Competências específicas do tema
a. Conhecimento das dimensões emocionais
b. Desenvolvimento de uma perspectiva integrada sobre o comportamento e as relações interpessoais
c. Capacidade de análise crítica e conhecimento/consciencialização pessoal no reconhecimento e gestão das emoções.
3. Competências gerais
a. Pensamento crítico
b. Autoconsciência
c. Comunicação (verbal e não-verbal)
d. Reflexividade

Caracterização geral

Código

14234

Créditos

3

Professor responsável

Filipa Castanheira

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português | Inglês

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

Payne, R.L. & Cooper, C. (2007). Emotions at work: Theory, research, and applications for management. Michigan: Wiley.

Método de ensino

A sessão incluirá uma parte mais explicativa combinada com exercícios de auto-reflexão e de trabalho em grupo. Serão também utilizados pequenos vídeos educativos para informar a discussão alargada na sala de aula.

Método de avaliação

A avaliação desta UC é feita em conjunto com o bloco de unidades curriculares da mesma área de conhecimento. Esta avaliação tem 3 momentos, que em conjunto, definem a nota final da unidade curricular:
• Exame individual com ponderação de 50% do valor da nota total
• Trabalho em grupo com ponderação de 35% do valor da nota total
• Exercício Ação-reflexão individual, realizado no final da UC, com a ponderação de 15% do valor da nota total. O conjunto de exercícios de ação-reflexão individual é uma atividade de journaling, que constituirá, no final, um portfólio de aprendizagem capaz de sintetizar as contribuições do Mestrado Executivo para aquele aluno.

Conteúdo

1. O que são as emoções e quais são as suas funções?
2. A cultura organizacional como fonte, expressão e reforço das emoções nas organizações
3. Como são comunicadas as emoções?
4. Empatia

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: