Criação e Medição de Valor

Objetivos

Este é um curso prático dedicado ao valor da empresa e à criação de valor. Recorre à moderna teoria financeira com um forte enfoque no seu uso no contexto da criação de valor. Os participantes deverão desenvolver competências na compreensão das fontes de criação e destruição de valor na organização e de como melhorar o potencial de geração de valor das unidades de negócio.

Caracterização geral

Código

14503

Créditos

3

Professor responsável

Paulo Soares de Pinho

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português | Inglês

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

Livro de referência:
Koller, Richard, Dobbs, Value: The Four Cornerstones of Corporate Finance, McKinsey & Co, Wiley 2011.

Método de ensino

Esta unidade tem um carácter bastante aplicado e baseia-se amplamente na discussão na aula de estudos de caso e, portanto, exige preparação prévia de cada aula. As discussões de caso serão complementadas com aulas expositivas, simulações, oradores convidados e exercícios na aula.

Método de avaliação

A avaliação desta UC é feita em conjunto com o bloco de unidades curriculares da mesma área de conhecimento. Esta avaliação tem 3 momentos, que em conjunto, definem a nota final da unidade curricular:
• Exame individual com ponderação de 50% do valor da nota total
• Trabalho em grupo com ponderação de 35% do valor da nota total
• Exercício Ação-reflexão individual, realizado no final da UC, com a ponderação de 15% do valor da nota total. O conjunto de exercícios de ação-reflexão individual é uma atividade de journaling, que constituirá, no final, um portfólio de aprendizagem capaz de sintetizar as contribuições do Mestrado Executivo para aquele aluno.

Conteúdo

O curso será estruturado de acordo com os seguintes tópicos:
• O conceito de valor da empresa
• Necessidades de fundo de maneio e capital empregue no negócio; ROCE
• Valor, crescimento e o custo de capital
• As quatro pedras basilares sobre o valor em finanças
• Medição da criação de valor
• Estrutura de capital e seu impacto sobre o valor da empresa e o custo do capital
• Valor económico acrescentado
• Decisões financeiras e o seu impacto sobre a empresa
• Recursos estratégicos e estrutura de mercado como fonte do valor
• Avaliação de empresas, valor e preço
• Criação de valor através de reestruturação

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: