Criação e Medição de Valor
Objetivos
Este é um curso prático dedicado ao valor da
empresa e à criação de valor. Recorre à moderna teoria financeira com um forte
enfoque no seu uso no contexto da criação de valor. Os participantes deverão
desenvolver competências na compreensão das fontes de criação e destruição de
valor na organização e de como melhorar o potencial de geração de valor das unidades
de negócio.
Caracterização geral
Código
14503
Créditos
3
Professor responsável
Paulo Soares de Pinho
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português | Inglês
Pré-requisitos
A disponibilizar brevemente
Bibliografia
Livro de referência:
Koller, Richard, Dobbs, Value: The Four Cornerstones of Corporate Finance,
McKinsey & Co, Wiley 2011.
Método de ensino
Esta
unidade tem um carácter bastante aplicado e baseia-se amplamente na discussão
na aula de estudos de caso e, portanto, exige preparação prévia de cada aula.
As discussões de caso serão complementadas com aulas expositivas, simulações,
oradores convidados e exercícios na aula.
Método de avaliação
A
avaliação desta UC é feita em conjunto com o bloco de unidades curriculares da
mesma área de conhecimento. Esta avaliação tem 3 momentos, que em conjunto,
definem a nota final da unidade curricular:
• Exame individual com ponderação de 50% do valor da nota total
• Trabalho em grupo com ponderação de 35% do valor da nota total
• Exercício Ação-reflexão individual, realizado no final da UC, com a
ponderação de 15% do valor da nota total. O conjunto de exercícios de
ação-reflexão individual é uma atividade de journaling, que constituirá, no
final, um portfólio de aprendizagem capaz de sintetizar as contribuições do
Mestrado Executivo para aquele aluno.
Conteúdo
O curso será estruturado de acordo com os
seguintes tópicos:
• O conceito de valor da empresa
• Necessidades de fundo de maneio e capital empregue no negócio; ROCE
• Valor, crescimento e o custo de capital
• As quatro pedras basilares sobre o valor em finanças
• Medição da criação de valor
• Estrutura de capital e seu impacto sobre o valor da empresa e o custo do
capital
• Valor económico acrescentado
• Decisões financeiras e o seu impacto sobre a empresa
• Recursos estratégicos e estrutura de mercado como fonte do valor
• Avaliação de empresas, valor e preço
• Criação de valor através de reestruturação