Estratégia
Objetivos
Este curso proporciona uma perspetiva estruturada e integrada sobre a
relação entre Estratégia e criação de valor. Num ambiente competitivo marcado
pelo elevado ritmo de inovação, pelas alterações no comportamento dos
consumidores, pela progressiva digitalização da economia, pelas crescentes
preocupações com questões ambientais e de saúde pública e pela intensificação
da concorrência, a criação de valor por parte das empresas passa frequentemente
pelo desenvolvimento de estratégias disruptivas ou pela capacidade de assegurar
a sustentabilidade das suas vantagens competitivas. A primeira parte do curso
incide sobre como perspetivar o problema de formulação de estratégia quando o
objetivo é desenvolver estratégias disruptivas de criação de valor. A segunda
parte do curso centra-se nos determinantes da sustentabilidade da situação
competitiva de uma empresa.
Caracterização geral
Código
14215
Créditos
3
Professor responsável
Luís Almeida Costa
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português | Inglês
Pré-requisitos
A disponibilizar brevemente
Bibliografia
Leituras
obrigatórias:
• Kim, W.C., e R. Mauborgne, “Blue Ocean Strategy”, Harvard Business Review,
Outubro 2004, págs. 76-84.
• Kim, W.C., e R. Mauborgne, “Red Ocean Traps”, Harvard Business Review, Março
2015, págs. 68-73.
• Besanko, D., D. Dranove, M. Shanley e S. Schaefer, Economics of Strategy,
Wiley, 2017 (7a edição), cap. 11.
• Cool, K., L. Almeida Costa e I. Dierickx, “Constructing Competitive
Advantage”, in Handbook of Strategy and Management, Pettigrew, A., H. Thomas,
and R. Whittington eds., Sage Publications, 2002.
Casos:
• Apple Inc. in 2018
• Michelin in China in 2016
Método de ensino
Este
modulo desenvolve as competências de análise estratégica dos participantes
através de uma combinação cuidada de apresentações, discussões de casos.
Método de avaliação
A avaliação desta UC é feita em conjunto com o bloco de unidades
curriculares da mesma área de conhecimento. Esta avaliação tem 3 momentos, que
em conjunto, definem a nota final da unidade curricular:
• Exame individual com ponderação de 50% do valor da nota total
• Trabalho em grupo com ponderação de 35% do valor da nota total
• Exercício Ação-reflexão individual, realizado no final da UC, com a
ponderação de 15% do valor da nota total. O conjunto de exercícios de
ação-reflexão individual é uma atividade de journaling, que constituirá, no
final, um portfólio de aprendizagem capaz de sintetizar as contribuições do
Mestrado Executivo para aquele aluno.
Conteúdo
Sessão
I – ESTRATÉGIAS DISRUPTIVAS DE CRIAÇÃO DE VALOR
Esta sessão incide sobre como perspetivar o problema de formulação de
estratégia quando o objetivo é desenvolver estratégias disruptivas de criação
de valor. Algumas das questões abordadas são: Como redefinir as “regras do
jogo” a favor da empresa? Como é que a digitalização tem vindo a revolucionar a
concorrência na generalidade dos setores? Como tirar partido das tendências
tecnológicas e de mercado?
Sessão II – SUSTENTABILIDADE DA VANTAGEM COMPETITIVA
Esta sessão centra-se nos determinantes da sustentabilidade da situação
competitiva da empresa. Alguns dos temas discutidos são: Por que razão algumas
empresas conseguem sustentar situações de dominância ao longo de décadas,
enquanto que outras, outrora relevantes, desapareceram ou tornaram-se
insignificantes? Quais os fatores que determinam a sustentabilidade da situação
competitiva da empresa? Quais
desses aspetos assumem particular relevância no contexto atual?
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: