Gestão de Marketing

Objetivos

- Introduzir as Teorias, ideias e práticas do Marketing em torno da ideia central de criar valor para clientes e consumidores.

- Desenvolver  as  capacidades  dos  participantes  em  análise  de  Marketing,  planeamento,  estratégia  e execução

- Desenvolver as capacidades dos participantes em relação às competências de implementação: Estratégias de Produto e Serviço, Pricing e Physical Availability/Retalho Canais de distribuição

Caracterização geral

Código

14216

Créditos

3

Professor responsável

Jorge Velosa

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português | Inglês

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

-Robert  J.  Dolan  (2019)  "Framework  for  Marketing  Strategy  Formation"  Harvard  BusinessSchool. June, Core Curriculum ReadingCase No. 8153

-Alice  M.  Tybout  (2019)  Kellogg  on  Branding  in  a  Hyper-Connected  World,”Brand Positioning: The Foundation for Building a Strong Brand”  cap. 1, Wiley

-Sunil Gupta (2019) “Segmentation and Targeting” Core curriculum Reading Harvard Business School, case 8219

-Sunil Gupta (2014) “Customer Management” Core Curriculum Reading case 8162,Harvard Business Publishing

-David C. Edelman (2010), Branding in the Digital Age, Harvard Business Review, December, pp. 62

-David  C.  Edelman,  Marc  Singer  (2015),  Competing  on  Customer  Journeys,  Harvard  Business  Review, November

-Alexander Chernev (2020) The Marketing Plan Handbook, 6th edition, Cerebellum Press USA

-Philip  Kotler,  Kevin  Lane  Keller  (2016),  Marketing  Management,  Global  15th  ed.,  caps  13,15  Essex  , England: Pearson Education

-Robert G. Cooper (2017), Winning at New Products: Creating Value Trough Innovation, 5th Edition, caps 2 e 4), Hachette Book Group

-Byron Sharp (2014), How Brands Grow,Caps2,7 Oxford University Press, e-book ed-Christopher  Lovelock,  Jochen  Wirtz  (2016),  Services  Marketing,  People  Technology  and  Strategy,  8th Edition, Caps. 1,2 World Scientific Publishing Co. Inc

-Frances Frei (2008), The Four Things a Service Business should get right, Harvard Business Review, April

-Thomas T. Nagle, Georg Müller (2018), The Strategy and Tactics of Pricing, 6th ed., Caps 1,2,4,6 Routledge Taylor and Francis Group

-Dolan  and  Gourville  (2014),Marketing Reading: “Pricing Strategy” Core Curriculum  Reading  Harvard Business School 8203

-Michael Levy,Barton Weitz, Dhruv Grewal (2019) Retailing Management 10th ed McGraw Hill / Irwin caps 1,5,6-Sunil Gupta (2018) Driving Digital Strategy, Cap 6, Omnichannel Strategy ,Harvard Business Review Press

Método de ensino

A unidade curricular será uma conjugação de teoria , casos e discussão em sala. Será utilizada uma visão prática dos tópicos, com muitos exemplos e material de aplicação prática. 

Método de avaliação

A avaliação será baseada num trabalho individual (75%) e assiduidade/ participação (25%).

Conteúdo

- Alicerces: Conceitos, Clientes, Estratégia

1. Marketing (4P's, 5C's) e Positioning (Company skills). Da Segmentação ao Posicionamento.

2. Clientes e Valor para o cliente. Ligação com Consumidores e  Clientes. Comportamento de compra de  organizações  (B2B).  Gestão  de  Clientes  e  CLV  .Comportamento  de  compra  do  consumidor (B2C).

3. Planeamento de Marketing-Implementação de Marketing

4. Gestão da Oferta: Produto e Marketing de Serviços

5. Pricing: Valorizar a oferta  e gerir preços.

6. Physical Availability, Retalho e Canais de Distribuição. 

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: