Estratégia Competitiva

Objetivos

Este curso proporciona uma perspetiva estruturada e integrada sobre os determinantes do potencial de criação de valor de uma empresa e o modo como esta pode, através da sua estratégia, influenciar a sua rentabilidade. O valor criado por uma empresa num mercado depende não apenas das características do mercado e da intensidade da concorrência, mas também das vantagens ou desvantagens competitivas da empresa. A primeira sessão (A Dinâmica da Concorrência em Preços) analisa as condições que influenciam a intensidade da concorrência em preços. A segunda sessão (Posicionamento e Vantagem Competitiva) incide sobre as estratégias de criação de vantagens competitivas. A terceira sessão (Concorrência em Mercados Digitais) discute a dinâmica da concorrência em mercados digitais, como os smartphones, as redes sociais ou os e-books.

Caracterização geral

Código

14217

Créditos

3

Professor responsável

Luís Almeida Costa

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português | Inglês

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

• Rao, A.R., M.E. Bergen e S. Davis, “How to Fight a Price War”, Harvard Business Review, Março-Abril 2000, págs. 107-116.
• Porter, M.E., “The Five Competitive Forces that Shape Strategy”, Harvard Business Review, Janeiro 2008, págs. 79-93.
• Besanko, D., D. Dranove, M. Shanley e S. Schaefer, Economics of Strategy, Wiley, 2017 (7a edição), cap. 9.
• Van Alstyne, M. W., G. G. Parker e S. P. Choudary, “Pipelines, Platforms, and the New Rules of Strategy”, Harvard Business Review, Abril 2016, págs. 54-63.
• Zhu, F., e M. Iansiti, "Why Some Platforms Thrive... and Others Don't", Harvard Business Review, Janeiro-Fevereiro 2019, págs. 3-9.

• Beauregard Textile Company
• Under Armour and the Sports Apparel and Footwear Industry in 2017
• Voice War: Hey Google vs. Alexa vs. Siri

Método de ensino

Este modulo desenvolve as competências de análise estratégica dos participantes através de uma combinação cuidada de apresentações, discussões de casos e um exame final.

Método de avaliação

A avaliação desta UC é feita em conjunto com o bloco de unidades curriculares da mesma área de conhecimento. Esta avaliação tem 3 momentos, que em conjunto, definem a nota final da unidade curricular:
• Exame individual com ponderação de 50% do valor da nota total
• Trabalho em grupo com ponderação de 35% do valor da nota total
• Exercício Ação-reflexão individual, realizado no final da UC, com a ponderação de 15% do valor da nota total. O conjunto de exercícios de ação-reflexão individual é uma atividade de journaling, que constituirá, no final, um portfólio de aprendizagem capaz de sintetizar as contribuições do Mestrado Executivo para aquele aluno.

Conteúdo

Sessão I – A DINÂMICA DA CONCORRÊNCIA EM PREÇOS
Esta sessão analisa as condições que influenciam a intensidade da concorrência em preços. Alguns dos temas discutidos são: Como explicar as diferenças entre setores? Como influenciar a intensidade da concorrência num dado setor?
Sessão II – POSICIONAMENTO E VANTAGEM COMPETITIVA
Esta sessão centra-se incide sobre as estratégias de criação de vantagens competitivas. Algumas das questões abordadas são: Que diferentes tipos de estratégias de criação de vantagens competitivas existem? Como avaliar a consistência entre a estratégia da empresa e o seu modelo de negócios?
Sessão III – CONCORRÊNCIA EM MERCADOS DIGITAIS
Esta sessão discute a dinâmica da concorrência em mercados digitais, que são caracterizados por efeitos de rede. Alguns dos temas discutidos são: Quais as características distintivas da concorrência nos mercados digitais?
Que estratégias desenvolver nestes mercados?

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: