Estratégia Competitiva
Objetivos
Este curso proporciona uma perspetiva estruturada e integrada sobre os
determinantes do potencial de criação de valor de uma empresa e o modo como
esta pode, através da sua estratégia, influenciar a sua rentabilidade. O valor
criado por uma empresa num mercado depende não apenas das características do
mercado e da intensidade da concorrência, mas também das vantagens ou
desvantagens competitivas da empresa. A primeira sessão (A Dinâmica da
Concorrência em Preços) analisa as condições que influenciam a intensidade da
concorrência em preços. A segunda sessão (Posicionamento e Vantagem
Competitiva) incide sobre as estratégias de criação de vantagens competitivas.
A terceira sessão (Concorrência em Mercados Digitais) discute a dinâmica da
concorrência em mercados digitais, como os smartphones, as redes sociais ou os
e-books.
Caracterização geral
Código
14217
Créditos
3
Professor responsável
Luís Almeida Costa
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português | Inglês
Pré-requisitos
A disponibilizar brevemente
Bibliografia
• Rao, A.R., M.E. Bergen e S. Davis, “How to Fight a Price War”, Harvard
Business Review, Março-Abril 2000, págs. 107-116.
• Porter, M.E., “The Five Competitive Forces that Shape Strategy”, Harvard
Business Review, Janeiro 2008, págs. 79-93.
• Besanko, D., D. Dranove, M. Shanley e S. Schaefer, Economics of Strategy,
Wiley, 2017 (7a edição), cap. 9.
• Van Alstyne, M. W., G. G. Parker e S. P. Choudary, “Pipelines, Platforms, and
the New Rules of Strategy”, Harvard Business Review, Abril 2016, págs. 54-63.
• Zhu, F., e M. Iansiti, "Why Some Platforms Thrive... and Others
Don't", Harvard Business Review, Janeiro-Fevereiro 2019, págs. 3-9.
• Beauregard Textile Company
• Under Armour and the Sports Apparel and Footwear Industry in 2017
• Voice War: Hey Google vs. Alexa vs. Siri
Método de ensino
Este modulo desenvolve as competências de análise estratégica dos
participantes através de uma combinação cuidada de apresentações, discussões de
casos e um exame final.
Método de avaliação
A avaliação desta UC é feita em conjunto com o bloco de unidades curriculares
da mesma área de conhecimento. Esta avaliação tem 3 momentos, que em conjunto,
definem a nota final da unidade curricular:
• Exame individual com ponderação de 50% do valor da nota total
• Trabalho em grupo com ponderação de 35% do valor da nota total
• Exercício Ação-reflexão individual, realizado no final da UC, com a
ponderação de 15% do valor da nota total. O conjunto de exercícios de
ação-reflexão individual é uma atividade de journaling, que constituirá, no
final, um portfólio de aprendizagem capaz de sintetizar as contribuições do
Mestrado Executivo para aquele aluno.
Conteúdo
Sessão I – A DINÂMICA DA CONCORRÊNCIA EM PREÇOS
Esta sessão analisa as condições que influenciam a intensidade da concorrência
em preços. Alguns dos temas discutidos são: Como explicar as diferenças entre
setores? Como influenciar a intensidade da concorrência num dado setor?
Sessão II – POSICIONAMENTO E VANTAGEM COMPETITIVA
Esta sessão centra-se incide sobre as estratégias de criação de vantagens
competitivas. Algumas das questões abordadas são: Que diferentes tipos de
estratégias de criação de vantagens competitivas existem? Como avaliar a
consistência entre a estratégia da empresa e o seu modelo de negócios?
Sessão III – CONCORRÊNCIA EM MERCADOS DIGITAIS
Esta sessão discute a dinâmica da concorrência em mercados digitais, que são
caracterizados por efeitos de rede. Alguns dos temas discutidos são: Quais as
características distintivas da concorrência nos mercados digitais? Que estratégias desenvolver nestes mercados?
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: