Estratégia Corporativa

Objetivos

Iremos concentrar-nos na estratégia empresarial - nas decisões estratégicas que as empresas tomam para determinar o âmbito dos negócios e mercados em que irão operar (de produtos e geográficos) e como irão organizá-los. Em alternativa, discutiremos os limites da empresa. Analisar como as empresas podem empenhar-se em gerar valor, horizontal ou vertical. Além disso discutiremos como as empresas podem obter os recursos necessários para crescer, quer nos seus mercados e negócios existentes, quer para entrar em novos mercados. A escolha do caminho certo para a obtenção de recursos é essencial para o desempenho da empresa e vantagem competitiva. Discutiremos 3 opções para obter recursos: construir (desenvolvimento interno), contrair empréstimos (licenciamento, alianças, joint ventures) e comprar (fusões e aquisições). Ao obter os recursos certos através do modo certo as empresas podem crescer ou fortalecer a sua posição competitiva no seu domínio actual ou expandir-se para um novo domínio.

Caracterização geral

Código

14218

Créditos

2

Professor responsável

Youtha Cuypers

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Inglês

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

Capron, Laurence, and Will Mitchell. Build, borrow, or buy: Solving the growth dilemma. Harvard Business Press, 2012. (Selected Chapters, optional)
Case studies to prepare for class:
- Amazon.com, Inc case
- Disney’s acquisition of Pixar.

Método de ensino

Este módulo utiliza uma combinação de aulas, discussões de casos e uma tarefa final.

Método de avaliação

A avaliação desta UC é feita em conjunto com o bloco de unidades curriculares da mesma área de conhecimento. Esta avaliação tem 3 momentos, que em conjunto, definem a nota final da unidade curricular:
• Exame individual com ponderação de 50% do valor da nota total
• Trabalho em grupo com ponderação de 35% do valor da nota total
• Exercício Ação-reflexão individual, realizado no final da UC, com a ponderação de 15% do valor da nota total. O conjunto de exercícios de ação-reflexão individual é uma atividade de journaling, que constituirá, no final, um portfólio de aprendizagem capaz de sintetizar as contribuições do Mestrado Executivo para aquele aluno.

Conteúdo

Sessão 1: Diferentes estratégias empresariais
Nesta sessão discutiremos os fundamentos para diferentes tipos e níveis de diversificação, concentrando-nos particularmente no seu potencial de criação de valor. Examinaremos como as empresas podem alcançar sinergias de custos e receitas ao diversificar, e assim criar valor. Cobriremos também os riscos associados à diversificação.
Sessão 2: Como entrar em novos mercados de produtos/geográficos
Nesta sessão vamos concentrar-nos em como as empresas podem expandir-se e obter os recursos necessários para o fazer. Discutiremos o desenvolvimento interno, licenciamento, alianças, joint-ventures, fusões e aquisições. Centrar-nos-emos num quadro que nos ajudará a compreender qual destas opções é a mais adequada em diferentes condições para assegurar a criação de valor. Centrar-nos-emos em alguns dos desafios particulares associados a alianças, joint-ventures e aquisições.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: