Estratégia Corporativa
Objetivos
Iremos concentrar-nos na estratégia empresarial - nas decisões
estratégicas que as empresas tomam para determinar o âmbito dos negócios e
mercados em que irão operar (de produtos e geográficos) e como irão
organizá-los. Em alternativa, discutiremos os limites da empresa. Analisar como
as empresas podem empenhar-se em gerar valor, horizontal ou vertical. Além disso
discutiremos como as empresas podem obter os recursos necessários para crescer,
quer nos seus mercados e negócios existentes, quer para entrar em novos
mercados. A escolha do caminho certo para a obtenção de recursos é essencial
para o desempenho da empresa e vantagem competitiva. Discutiremos 3 opções para
obter recursos: construir (desenvolvimento interno), contrair empréstimos
(licenciamento, alianças, joint ventures) e comprar (fusões e aquisições). Ao
obter os recursos certos através do modo certo as empresas podem crescer ou
fortalecer a sua posição competitiva no seu domínio actual ou expandir-se para
um novo domínio.
Caracterização geral
Código
14218
Créditos
2
Professor responsável
Youtha Cuypers
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Inglês
Pré-requisitos
A disponibilizar brevemente
Bibliografia
Capron, Laurence, and Will Mitchell. Build, borrow, or buy: Solving the growth
dilemma. Harvard Business Press, 2012. (Selected Chapters, optional)
Case studies to prepare for class:
- Amazon.com, Inc case
- Disney’s acquisition of Pixar.
Método de ensino
Este módulo utiliza uma combinação de aulas, discussões de casos e uma
tarefa final.
Método de avaliação
A avaliação desta UC é feita em conjunto com o bloco de unidades curriculares
da mesma área de conhecimento. Esta avaliação tem 3 momentos, que em conjunto,
definem a nota final da unidade curricular:
• Exame individual com ponderação de 50% do valor da nota total
• Trabalho em grupo com ponderação de 35% do valor da nota total
• Exercício Ação-reflexão individual, realizado no final da UC, com a
ponderação de 15% do valor da nota total. O conjunto de exercícios de ação-reflexão
individual é uma atividade de journaling, que constituirá, no final, um
portfólio de aprendizagem capaz de sintetizar as contribuições do Mestrado
Executivo para aquele aluno.
Conteúdo
Sessão 1: Diferentes estratégias empresariais
Nesta sessão discutiremos os fundamentos para diferentes tipos e níveis de
diversificação, concentrando-nos particularmente no seu potencial de criação de
valor. Examinaremos como as empresas podem alcançar sinergias de custos e receitas
ao diversificar, e assim criar valor. Cobriremos também os riscos associados à
diversificação.
Sessão 2: Como entrar em novos mercados de produtos/geográficos
Nesta sessão vamos concentrar-nos em como as empresas podem expandir-se e obter
os recursos necessários para o fazer. Discutiremos o desenvolvimento interno,
licenciamento, alianças, joint-ventures, fusões e aquisições. Centrar-nos-emos
num quadro que nos ajudará a compreender qual destas opções é a mais adequada
em diferentes condições para assegurar a criação de valor. Centrar-nos-emos em
alguns dos desafios particulares associados a alianças, joint-ventures e
aquisições.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: