Comunicação de Marketing

Objetivos

- Introduzir as Teorias, ideias e práticas fundamentais da Comunicação de Marketing (Publicidade e Promoção) em torno da ideia central de criar valor para clientes e consumidores, proporcionando competências que permitam desenvolver um plano de comunicação no atual contexto de media digital

- Mostrar que um programa de comunicação integrado segue um processo de planeamento, tratado durante a unidade curricular, e é executado através de táticas de implementação discutidas em casos de estudo concretos.

- Discutir exemplos de implementação do processo 

Caracterização geral

Código

14220

Créditos

3

Professor responsável

Pedro Gardete

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português | Inglês

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

- John R. Rossiter, Larry Percy, Lars Bergkvist (2018), Marketing Communications, Objectives, Strategy, Tactics. Sage Publications Ltd

? Larry Percy & Richard Elliott (2016), Strategic Advertising Management, 5th ed. Oxford University Press

? Patrick De Pelsmacker, Maggie Geuens, Jori Van den Bergh (2017) Marketing Communications, a European Perspective, 6th ed. FT Prentice Hall

- Sunil Gupta, Joseph Davin (2019), Digital Marketing, Core Curriculum Reading, Harvard Business Publishing

? John Rossiter & Larry Percy (1997), Advertising and Promotion Management 2nd ed. New York, McGraw Hill

-Les Binet, Peter Field (2017), Media in Focus, Marketing Effectiveness in the Digital Era, IPA Publication, with Google and Thinkbox

- Sunil Gupta (2018), Driving Digital Strategy, chapter 9, Harvard Business Review Press

-Kearon, Ewing, Wood (2017) System1, Unlocking Profitable Growth, System 1 Group PLC

Método de ensino

A unidade curricular será uma conjugação de teoria, casos e discussão em sala. Será utilizada uma visão prática dos tópicos, com muitos exemplos e material de aplicação prática.

Método de avaliação

A avaliação será baseada num trabalho individual (75%) e assiduidade/ participação (25%). 

Conteúdo

Comunicação de Marketing

1. Conceitos e Objetivos de Marketing

2. Seleção de Audiência e Objetivos de ação

3. Objetivos de Comunicação

4. Estratégia Criativa e Execução

5. Estratégia de Media num mundo Digital

6. Monitorização e avaliação da campanha 

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: