Gestão de Marca
Objetivos
A.
Conhecimentos
• Conhecer, saber gerir e articular os principais conceitos de gestão de marca
• Saber integrar estes conceitos no contexto da estratégia da empresa
• Perceber os riscos e as oportunidades de gerir uma marca no atual contexto de
mercado
B. Conteúdos
• Medir a notoriedade de marca
• Medir a Imagem de marca
• Definir a identidade de marca
• Definir o brand positioning
• Arquitetura de marca
• Rebranding
• Extensões de marca
C. Competências
• Ser capaz de desenvolver um plano de gestão de uma marca
• Saber trabalhar em equipa
• Desenvolver competências de comunicação
Caracterização geral
Código
14222
Créditos
2
Professor responsável
Catherine da Silveira
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português | Inglês
Pré-requisitos
A disponibilizar brevemente
Bibliografia
ACERCA
DE BRAND EQUITY:
• INTERBRAND / RANKING BEST GLOBAL BRANDS 2019
• WHAT ARE BRANDS FOR? BRANDS
ARE THE MOST VALUABLE ASSETS MANY COMPANIES POSSESS. BUT NO ONE AGREES ON HOW
MUCH THEY ARE WORTH OR WHY, THE ECONOMIST
ACERCA DE BRAND IDENTITY:
• KAPFERER, JEAN-NOËL, THE NEW STRATEGIC BRAND MANAGEMENT, 5TH EDITION, 2012,
KOGAN PAGE / CHAPTER 07
ACERCA DE BRAND POSITIONING:
• KELLER, KEVIN LANE & APERIA, TONY & GEORGSON, MATS, STRATEGIC BRAND
MANAGEMENT, A EUROPEAN PERSPECTIVE, 2ND EDITION, 2012, PRENTICE HALL /CHAPTER
Método de ensino
O
módulo é dividido em duas partes:
Parte1: Apresentação dos principais conceitos de Brand Management e debate
Parte 2: WORKSHOP/ Aplicação dos conceitos no contexto de marcas reais.
Método de avaliação
A avaliação desta UC é feita em conjunto com o bloco de unidades
curriculares da mesma área de conhecimento. Esta avaliação tem 3 momentos, que
em conjunto, definem a nota final da unidade curricular:
• Exame individual com ponderação de 50% do valor da nota total
• Trabalho em grupo com ponderação de 35% do valor da nota total
• Exercício Ação-reflexão individual, realizado no final da UC, com a
ponderação de 15% do valor da nota total. O conjunto de exercícios de
ação-reflexão individual é uma atividade de journaling, que constituirá, no
final, um portfólio de aprendizagem capaz de sintetizar as contribuições do
Mestrado Executivo para aquele aluno.
Conteúdo
CONTEXTO E DEFINIÇÕES
1. Gerir ou lançar uma marca. Overview
2. Foco nas marcas ou foco nos clientes?
PRINCIPAIS CONCEITOS DE BRAND MANAGEMENT
1. Articulação dos conceitos
2. Equity: Valor financeiro e Customer-Based Brand Equity
3. Notoriedade
4. Imagem
5. Identidade de marca
6. Posicionamento
7. Brand Strategy: Estratégia de marketing e estratégia de comunicação
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: