Análise de Dados em Marketing

Objetivos

Nesta unidade  curricular,  os Estudantes  adquirem  as  competências  necessárias  para  tomar decisões de marketing inteligentes e de impacto, informadas pelos dados correctos. Os dados de marketing estão a tornar-se omnipresentes, e as grandes empresas internacionais estão cada vez mais a investir na análise de dados; contudo, a ironia de ter demasiados dados é que muitas vezes é difícil distinguir os conhecimentos da confusão, e os gestores acabam por ter demasiados dados e demasiada pouca informação.

Felizmente, existem ingredientes comuns de boa análise de dados e decisões de marketing que podem aumentar a confiança na tomada de decisões. Os Estudantes adquirirão a mentalidade e a abordagem analítica certas para transformar os dados em insight; aprenderão a encontrar as fontes/tipos  de  dados  certos  para  informar  a  tomada  de  decisões  de  marketing,  e  como interpretar estes dados para tomar decisões de marketing eficazes.

Caracterização geral

Código

14223

Créditos

2

Professor responsável

Irene Consiglio

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Inglês

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

•Boll, Jack B., Katherine L. Milkman, and John W. Payne (2015). Outsmart Your Own Biases. Harvard Business Review.

•Davenport, Thomas H. (2006). Competing on Analytics. Harvard Business Review. 

•Levitt Steven D. and Stephen J. Dubner (2014). Think Like a Freak: How to Think Smarter about Almost Everything. London, England: Allen Lane.

•MacGarvie,  Megan  and  Kristina  McElheran  (2018). Data  Analytics:  From  Bias  to  Better Decisions. Harvard Business Review.

•Thomke,  Stephan  H.  (2020). Experimentation  Works:  The  Surprising  Power  of  Business Experiments. Boston, Massachusetts: Harvard Business Review Press. 

Método de ensino

Através de uma combinação de leituras, palestras, exercícios e discussão em classe, esta unidade curricular fornece as mais recentes ferramentas, técnicas e pensamento de ponta para colocar os Estudantes na vanguarda da tomada de decisões inteligentes de marketing e realizar todo o potencial dos dados e análises de marketing. 

Método de avaliação

Esta unidade  curricular será  avaliada  através  de  um  exame  (50%),  trabalho em  grupo  e apresentação (25%) e participação nas aulas (25%).

Conteúdo

DADOS BONS, DADOS MAUS

-Fazer as perguntas certas

Definição do problema de marketing

Pensar grande vs. pensar pequeno

Perspectivas em mudança

-Encontrar dados correctos e ignorar dados inúteis

Correspondência dos problemas de marketing com os seus dados

Causalidade vs. Observação

Encontrar os dados certos

Ignorar maus dados

Workshop 1: Aplicação da teoria parte 1 e 2

Mini-casos, exercícios e discussão na aula

Boas perguntas & más perguntas

Bons dados e maus dados

BOAS DECISÕES, MÁS DECISÕES

-Análise inteligente de dados

Desenvolver o pensamento crítico

Identificação de Pressupostos/Confounds

Estabelecer a análise correcta

Trabalhosde experimentação

-Decisões inteligentes

Percepções accionáveis

Derivação de conhecimentos a partir de dados

Workshop 2: Aplicação da teoria parte 3 e 4

Mini-causas, exercícios e discussão na aula

Boa análise & má análise

Boas decisões & más decisões

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: