Governança Corporativa

Objetivos

O objetivo desta unidade é fornecer uma perspectiva aplicada sobre como criar valor, determinando os arranjos de governança corporativa. Baseia-se em aulas expositivas e nas discussões na aula dos tópicos atribuídos. Espera-se que os alunos participem intensamente das discussões, que estejam totalmente preparados para a aula, tendo coberto todas as leituras e discutido minuciosamente os casos designados.
As perguntas abordadas pela unidade são as seguintes: O que os investidores desejam sobre as decisões de governança corporativa? Quais arranjos de governança são úteis para criar valor e garantir que o valor seja agregado aos investidores? Quais países fornecem melhores acordos de governança que permitem que empreendedores e empresas levantem mais dinheiro para realizar projetos lucrativos? Como os gestores devem ser incentivados e compensados? Um investidor deve vender suas ações se não estiver satisfeito com a empresa ("Wall Street Walk") ou se tornar um ativista?

Caracterização geral

Código

14247

Créditos

1.5

Professor responsável

António Nogueira Leite

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português | Inglês

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

The course does not follow any available textbook. Subjects were selected based on the instructor’s assessment of the relevance of the issue and the adequacy to the profile of students likely to enroll. Any of the following major corporate governance textbooks can be used to provide extra background on the different topics:
Esta unidade não tem um livreo de apoio obrigatório. Os temas foram selecionados com base na avaliação do professor sobre a sua relevância e adequação ao perfil dos estudantes. Qualquer um dos seguintes principais livros sobre governança corporativa pode ser usado para obter mais informações:

1. Robert Monks and Nell Minow, Corporate Governance, Fourth Edition, John Wiley and Sons, (2008)
2. Brian Coyle, Corporate Governance Essentials, ICSA Publishing, (2008).
3. Kenneth A. Kim and John R. Nofsinger, Corporate Governance, second Edition, Person International Edition, (2007).

Método de ensino

A unidade envolve aulas expositivas, discussões na aula e discussões de casos. As aulas expositivas e discussões são baseadas em leituras e casos pré-designados.

Método de avaliação

A avaliação desta UC é feita em conjunto com o bloco de unidades curriculares da mesma área de conhecimento. Esta avaliação tem 3 momentos, que em conjunto, definem a nota final da unidade curricular:
• Exame individual com ponderação de 50% do valor da nota total
• Trabalho em grupo com ponderação de 35% do valor da nota total
• Exercício Ação-reflexão individual, realizado no final da UC, com a ponderação de 15% do valor da nota total. O conjunto de exercícios de ação-reflexão individual é uma atividade de journaling, que constituirá, no final, um portfólio de aprendizagem capaz de sintetizar as contribuições do Mestrado Executivo para aquele aluno.

Conteúdo

1. Empresas e Governança Corporativa:
1.1 A perspectiva histórica
1.2 Experiência internacional
1.3 A teoria da agência sobre governança corporativa
1.4 Primazia da gestão, dos acionistas e primazia do conselho
2. Conselho de Administração
2.1 Composição
2.2 Nomeação
2.3 Remuneração Executiva
3. Acionistas.
3.1 Acionistas majoritários, minorias.
3.2 Ativismo dos acionistas
4. Terceiros
4.1 Contadores e auditores
4.2 Relatórios Financeiros, Analistas e Bancos de Investimento
4.3 Credores e agências de classificação de crédito
5. Fusões e aquisições e defesas de aquisição para aquisições não solicitadas

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: