Governança Corporativa
Objetivos
O objetivo desta unidade é
fornecer uma perspectiva aplicada sobre como criar valor, determinando os
arranjos de governança corporativa. Baseia-se em aulas expositivas e nas
discussões na aula dos tópicos atribuídos. Espera-se que os alunos participem
intensamente das discussões, que estejam totalmente preparados para a aula,
tendo coberto todas as leituras e discutido minuciosamente os casos designados.
As perguntas abordadas pela
unidade são as seguintes: O que os investidores desejam sobre as decisões de
governança corporativa? Quais arranjos de governança são úteis para criar valor
e garantir que o valor seja agregado aos investidores? Quais países fornecem
melhores acordos de governança que permitem que empreendedores e empresas
levantem mais dinheiro para realizar projetos lucrativos? Como os gestores
devem ser incentivados e compensados? Um investidor deve vender suas ações se
não estiver satisfeito com a empresa ("Wall Street Walk") ou se tornar
um ativista?
Caracterização geral
Código
14247
Créditos
1.5
Professor responsável
António Nogueira Leite
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português | Inglês
Pré-requisitos
A disponibilizar brevemente
Bibliografia
The course does not follow any available textbook. Subjects were
selected based on the instructor’s assessment of the relevance of the issue and
the adequacy to the profile of students likely to enroll. Any of the following
major corporate governance textbooks can be used to provide extra background on
the different topics:
Esta
unidade não tem um livreo de apoio obrigatório. Os temas foram selecionados com base na avaliação do
professor sobre a sua relevância e adequação ao perfil dos estudantes. Qualquer
um dos seguintes principais livros sobre governança corporativa pode ser usado
para obter mais informações:
1. Robert Monks and Nell Minow, Corporate
Governance, Fourth Edition, John Wiley and Sons, (2008)
2.
Brian Coyle, Corporate Governance Essentials, ICSA Publishing, (2008).
3.
Kenneth A. Kim and John R. Nofsinger, Corporate Governance, second Edition,
Person International Edition, (2007).
Método de ensino
A
unidade envolve aulas expositivas, discussões na aula e discussões de casos. As
aulas expositivas e discussões são baseadas em leituras e casos pré-designados.
Método de avaliação
A avaliação desta UC é
feita em conjunto com o bloco de unidades curriculares da mesma área de
conhecimento. Esta avaliação tem 3 momentos, que em conjunto, definem a nota
final da unidade curricular:
• Exame individual com
ponderação de 50% do valor da nota total
• Trabalho em grupo com
ponderação de 35% do valor da nota total
• Exercício Ação-reflexão
individual, realizado no final da UC, com a ponderação de 15% do valor da nota
total. O conjunto de exercícios de ação-reflexão individual é uma atividade de
journaling, que constituirá, no final, um portfólio de aprendizagem capaz de sintetizar
as contribuições do Mestrado Executivo para aquele aluno.
Conteúdo
1.
Empresas e Governança Corporativa:
1.1 A
perspectiva histórica
1.2
Experiência internacional
1.3 A
teoria da agência sobre governança corporativa
1.4
Primazia da gestão, dos acionistas e primazia do conselho
2.
Conselho de Administração
2.1
Composição
2.2
Nomeação
2.3
Remuneração Executiva
3.
Acionistas.
3.1
Acionistas majoritários, minorias.
3.2
Ativismo dos acionistas
4.
Terceiros
4.1
Contadores e auditores
4.2
Relatórios Financeiros, Analistas e Bancos de Investimento
4.3
Credores e agências de classificação de crédito
5.
Fusões e aquisições e defesas de aquisição para aquisições não solicitadas
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: