Ética e "ESG Standards"

Objetivos

Esta unidade curricular tem por objectivo dar aos estudantes ferramentas e estabelecer critérios para responder à questão ética: “Qual a coisa certa para fazer nesta situação específica em que estou envolvido?”. Endereçam-se processos e ferramentas que podem ser implementados para: (1) detectar e evitar contextos não éticos; (2) promover e disseminar comportamentos éticos, e (3) consequências de condutas não éticas. Finalmente, estuda-se também a importância crescente nos mercados financeiros do ESG e do investimento responsável e o seu impacto na estratégica corporativa.

Caracterização geral

Código

14507

Créditos

2

Professor responsável

Rodrigo Tavares

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português | Inglês

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

Rushworth M. Kidder, “How Good People Make Tough Choices Rev Ed: Resolving the Dilemmas of Ethical Living”, HarperCollins, Nov 4, 2009.
Alexander V. Laski, The Handbook of Financial Communication and Investor Relations (Handbooks in Communication and Media), WILEY Blackwell
Rushworth M. Kidder, “Moral Courage”, HarperCollins Mar 17, 2009.
António Pinto Leite, “O Amor como Critério de Gestão”, Príncipia, June 2012.
João César das Neves, “Introdução à Ética Empresarial” (2ª Edição revista e atualizada), Principia, setembro de 2014
“Guidance and case studies for ESG integration: Equities and fixed income.”, CFA Institute and Principles for Responsible Investment, 2018.
“The Evolution of ESG Investing From Ethical Concern to Corporate Value”. Kawaguchi, Mariko. 26 May 2017
Briefing paper: “Financial Performance of ESG Integration in US Investing”, 20 February 2018 (https://www.unpri.org)

Método de ensino

Esta UC tem um carácter eminentemente aplicado e baseia-se na discussão de estudos de caso em ambiente de aula e, assim, assume-se a preparação prévia de cada aula. Adicionalmente, há 2 casos, um por cada lição, que são trabalho para casa em grupos de 3 a 5 alunos.

Método de avaliação

A avaliação desta UC é feita em conjunto com o bloco de UCs da mesma área de conhecimento. Esta avaliação tem 3 momentos, que em conjunto, definem a nota final da UC:
•Exame individual com ponderação de 50% do valor
•Trabalho em grupo com ponderação de 35% do valor
•Exercício Ação-reflexão individual com a ponderação de 15%. O conjunto de exercícios de ação-reflexão individual é uma atividade de journaling, que constituirá um portfólio de aprendizagem capaz de sintetizar as contribuições do Mestrado para aquele aluno.

Conteúdo

Os principais tópicos de estudo a serem cobertos são: (1) Ética: definição e perspectiva genérica; (2) Ética nos negócios: princípios, objetivos e benefícios, incluindo a análise do papel da auto-regulação e do Código de Ética e da regulação externa e o que é e como se previne o triângulo da fraude; (3) A relação entre emitentes e investidores: o papel da comunicação financeira; (4) Ética nos mercados financeiros: como os mercados de capitais têm vindo a lidar com as questões éticas, e (5) ESG e investimento responsável: perspectiva histórica e contexto actual, a sua crescente importância no mercado de capitais e consequências desta importância na estratégia das empresas.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: