Ambiente Macroeconómico
Objetivos
Este curso visa dotar os
formandos com uma perspetiva estruturada e crítica sobre a economia global
atual e dos eventos que a antecederam, de forma a melhor compreender os
desafios futuros. Os conteúdos estão segmentados em dois níveis de análise,
curto e longo prazo, que visam desenvolver nos formandos competências na
análise dos fenómenos relevantes nestas duas frequências: recessões e ciclos
económicos por um lado, e crescimento económico de longo prazo. Neste sentido,
começamos por capacitar os formandos na análise de performance económica. De
seguida, promovemos a capacidade de identificação de diferentes processos que
levam ao crescimento económico e dos seus determinantes. O fenómeno da
globalização é usado, em conjunto com os processos de crescimento e as métricas
de performance, para perceber as dinâmicas de crescimento da Europa e do seu
desempenho comparativo relativamente aos EUA nos últimos 40 anos e projetar o
futuro.
Caracterização geral
Código
14101
Créditos
2
Professor responsável
Pedro Soares Brinca
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português | Inglês
Pré-requisitos
A disponibilizar brevemente
Bibliografia
10 YEARS AFTER THE CRISIS, REPORTING BY CEZARY
PODKUL. PRODUCED BY GABRIEL GIANORDOLI, JESS KURONEN, TYLER PAIGE, PETER
SANTILLI AND HANNA SENDER. PUBLISHED MARCH 27, 2018 AT 7:30 A.M. ET, WALL
STREET JOURNAL.
HARGROVES, K., & SMITH, M. H. (2005). NATURAL ADVANTAGE OF NATIONS.
EARTHSCAN.
DE PLEIJT, A., & VAN ZANDEN, J. L. (2020). THE MADDISON PROJECT.
BARRO, R. (2009). INTERMEDIATE MACRO. CENGAGE LEARNING.
DORGAN, S. J., & DOWDY, J. (2002). HOW GOOD MANAGEMENT RAISES
PRODUCTIVITY.(CURRENT RESEARCH). THE MCKINSEY QUARTERLY, 14-18.
BAUER, L., BROADY, K., EDELBERG, W., & O’DONNELL, J. TEN FACTS ABOUT
COVID-19 AND THE US ECONOMY.
Método de ensino
A exposição dos tópicos abordados assentam numa interação constante entre formandos e formador, usando diferentes formatos de transmissão de conteúdos (visionamento de vídeos, análise gráfica etc).
Método de avaliação
A avaliação desta UC é feita em conjunto com o bloco de unidades curriculares
da mesma área de conhecimento. Esta avaliação tem 3 momentos, que em conjunto,
definem a nota final da unidade curricular:
• Exame individual com ponderação de 50% do valor da nota total
• Trabalho em grupo com ponderação de 35% do valor da nota total
• Exercício Ação-reflexão individual, realizado no final da UC, com a
ponderação de 15% do valor da nota total. O conjunto de exercícios de
ação-reflexão individual é uma atividade de journaling, que constituirá, no
final, um portfólio de aprendizagem capaz de sintetizar as contribuições do
Mestrado Executivo para aquele aluno.
Conteúdo
1. A economia global e
como chegamos até aqui: Como medimos e comparamos o desempenho económico e
quais são os principais determinantes do crescimento económico
2. As economias emergentes: os determinantes do sucesso no processo de
transição das economias emergentes, o desafio da transformação institucional.
3. Os desafios para o crescimento na Europa: Desempenho comparativo dos EUA e
da Europa nos últimos 40 anos, globalização, reformas estruturais, a grande
recessão e a crise da dívida soberana, o que mudou, o que se mantém e áreas a
observar
4. Covid-19: Presente e futuro: O mundo agora, o que esperar, prescrições de
políticas, estratégia para reabertura, estratégias para sobrevivência da
empresa e o novo normal