Execução Estratégica

Objetivos

Este módulo foi concebido para focar os estudantes em metodologias de estrategização para estruturar e disseminar o pensamento estratégico dentro das organizações. Cobre duas áreas: fundamentos do pensamento estratégico e metodologias de estrategização, com especial enfoque na previsão através do planeamento baseado em cenários e na monitorização da implementação através do sistema Balanced Scorecard. Visa permitir o reconhecimento e articulação sob uma perspectiva de planeamento, dos modelos básicos de estratégia e de criação/apropriação de valor. Os principais resultados de aprendizagem são:
-A capacidade de ler e compreender o ambiente empresarial actual e prospectivo e o seu impacto na criação e avaliação de opções estratégicas.
-A capacidade de interpretar as condições internas únicas de cada organização e o seu impacto na criação e avaliação de opções estratégicas.
-A capacidade de implementar um modelo de execução estratégica baseado no conceito de sistema de balanced scorecard.

 

Caracterização geral

Código

14208

Créditos

2

Professor responsável

Emanuel Gomes | Luís Almeida Costa

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português | Inglês

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

• “The Art of the Long View”, by Peter Schwartz, Wiley 1996 (Reprint Oct 2007).
• “Scenarios, The Art of Strategic Conversation” by Kees van der Heidjen, Wiley 2005, 2nd edition (Reprint 2010).
• “Thinking in New Boxes, a New Paradigm for Business Creativity” by Brabandere, Luc and Alan Iny, Random House 2013 (1st edition).
• Linking the Balanced Scorecard to Strategy, Kaplan, Robert and Norton, David, California Management Review (Fall 1996)
• The Strategy Map as a visual representation of Organizational Strategy, excerpted from Strategy Maps: Converting Intangible Assets into Tangible Outcomes, Kaplan, Robert, David Norton, HBSP 1574BC
• The Strategy-Focused Organization FAQ, excerpted from The Strategy-Focused Organization: How Balanced Scorecard Companies thrive in the New Business Environement, Kaplan, Robert, David Norton, HBSP 1714BC

Método de ensino

O curso será uma mistura de teoria, estudos de caso/exercícios e discussão de situações da vida real. Uma abordagem "Hands-on/Board Decision Making" do assunto será utilizada como base para a participação da turma. Da mesma forma, o curso contará fortemente com a participação activa dos alunos, tanto na aula como na sua preparação. Os estudantes deverão formar grupos (com um máximo de 5 elementos).


Método de avaliação

A avaliação desta UC é feita em conjunto com o bloco de UCs da mesma área de conhecimento. Esta avaliação tem 3 momentos, que em conjunto, definem a nota final da UC:
•Exame individual com ponderação de 50% do valor da nota total
•Trabalho em grupo com ponderação de 35% do valor da nota total
•Exercício Ação-reflexão individual, realizado no final da UC, com a ponderação de 15%. O conjunto de exercícios de ação-reflexão individual é uma atividade de journaling, que constituirá um portfólio de aprendizagem capaz de sintetizar as contribuições do Mestrado Executivo para aquele aluno.

Conteúdo

Os principais tópicos abordados são:
1) Revisitando os fundamentos do Pensamento Estratégico.
2) Metodologias de estrategização para a geração e selecção de opções.
3) Modelo e Utilização do Planeamento Estratégico de Intenções.
4) Execução Estratégica com base na criação e utilização do sistema Balanced Scorecard.