Fundamentos de Marketing

Objetivos

Introduzir as Teorias, ideias e práticas do Marketing em torno da ideia central de criar valor para clientes e consumidores.
- Desenvolver as capacidades dos participantes em análise de Marketing, planeamento, estratégia e execução

Caracterização geral

Código

14212

Créditos

2

Professor responsável

Pedro Gardete

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português | Inglês

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

-Alice M. Tybout (2019) Kellogg on Branding in a Hyper-Connected World,”Brand Positioning: The Foundation for Building a Strong Brand” cap. 1, Wiley
-Sunil Gupta (2019) “Segmentation and Targeting” Core curriculum Reading Harvard Business School, case 8219
-Sunil Gupta (2014) “Customer Management” Core Curriculum Reading case 8162,Harvard Business Publishing
-Philip Kotler, Kevin Lane Keller (2016), Marketing Management, Global 15th ed., caps 13,15 Essex , England: Pearson Education
-Byron Sharp (2010), How Brands Grow,Caps 2,7 Oxford University Press
-Christopher Lovelock, Jochen Wirtz (2016), Services Marketing, People Technology and Strategy, 8th Edition, Caps. 1,2 World Scientific Publishing Co. Inc
-Frances Frei (2008), The Four Things a Service Business should get right, Harvard Business Review, April
-John Rossiter, Larry Percy, Lars Bergkvist (2018) Marketing Communications, Objectives ,Strategy and Tactics Sage Publishing, Caps 1,6,8

Método de ensino

O curso será uma conjugação de teoria , casos e discussão em sala. Será utilizada uma visão prática dos tópicos , com muitos exemplos e material de aplicação prática.

Método de avaliação

A avaliação desta UC é feita em conjunto com o bloco de unidades curriculares da mesma área de conhecimento. Esta avaliação tem 3 momentos, que em conjunto, definem a nota final da unidade curricular:
• Exame individual com ponderação de 50% do valor da nota total
• Trabalho em grupo com ponderação de 35% do valor da nota total
• Exercício Ação-reflexão individual, realizado no final da UC, com a ponderação de 15% do valor da nota total. O conjunto de exercícios de ação-reflexão individual é uma atividade de journaling, que constituirá, no final, um portfólio de aprendizagem capaz de sintetizar as contribuições do Mestrado Executivo para aquele aluno.

Conteúdo

Alicerces: Conceitos, Clientes, Estratégia
1. Marketing (4P's, 5C's) e Positioning (Company skills). Da Segmentação ao Posicionamento.
2. Clientes e Valor para o cliente. Ligação com Consumidores e Clientes. Comportamento de compra de organizações (B2B). Gestão de Clientes e CLV .Comportamento de compra do consumidor (B2C).
3. Planeamento de Marketing