Fundamentos de Marketing
Objetivos
Introduzir as Teorias, ideias e práticas do
Marketing em torno da ideia central de criar valor para clientes e
consumidores.
- Desenvolver as capacidades dos participantes em análise de Marketing,
planeamento, estratégia e execução
Caracterização geral
Código
14212
Créditos
2
Professor responsável
Pedro Gardete
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português | Inglês
Pré-requisitos
A disponibilizar brevemente
Bibliografia
-Alice M. Tybout (2019) Kellogg on Branding in a
Hyper-Connected World,”Brand Positioning: The Foundation for Building a Strong
Brand” cap. 1, Wiley
-Sunil Gupta (2019) “Segmentation and Targeting” Core curriculum Reading
Harvard Business School, case 8219
-Sunil Gupta (2014) “Customer Management” Core Curriculum Reading case
8162,Harvard Business Publishing
-Philip Kotler, Kevin Lane Keller (2016), Marketing Management, Global 15th
ed., caps 13,15 Essex , England: Pearson Education
-Byron Sharp (2010), How Brands Grow,Caps 2,7 Oxford University Press
-Christopher Lovelock, Jochen Wirtz (2016), Services Marketing, People
Technology and Strategy, 8th Edition, Caps. 1,2 World Scientific Publishing Co.
Inc
-Frances Frei (2008), The Four Things a Service Business should get right,
Harvard Business Review, April
-John Rossiter, Larry Percy, Lars Bergkvist (2018) Marketing Communications,
Objectives ,Strategy and Tactics Sage Publishing, Caps 1,6,8
Método de ensino
O curso será uma conjugação de teoria , casos e
discussão em sala. Será utilizada uma visão prática dos tópicos , com muitos
exemplos e material de aplicação prática.
Método de avaliação
A avaliação desta UC é feita em conjunto com o
bloco de unidades curriculares da mesma área de conhecimento. Esta avaliação
tem 3 momentos, que em conjunto, definem a nota final da unidade curricular:
• Exame individual com ponderação de 50% do valor da nota total
• Trabalho em grupo com ponderação de 35% do valor da nota total
• Exercício Ação-reflexão individual, realizado no final da UC, com a
ponderação de 15% do valor da nota total. O conjunto de exercícios de
ação-reflexão individual é uma atividade de journaling, que constituirá, no
final, um portfólio de aprendizagem capaz de sintetizar as contribuições do
Mestrado Executivo para aquele aluno.
Conteúdo
Alicerces: Conceitos, Clientes, Estratégia
1. Marketing (4P's, 5C's) e Positioning (Company skills). Da Segmentação ao
Posicionamento.
2. Clientes e Valor para o cliente. Ligação com Consumidores e Clientes.
Comportamento de compra de organizações (B2B). Gestão de Clientes e CLV
.Comportamento de compra do consumidor (B2C).
3. Planeamento de Marketing
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: