Estratégias de Crescimento e Inovação de Modelos de Negócio

Objetivos

Os objectivos específicos do curso são:
1. Compreender os diferentes níveis de cultura
2. Reconhecer como as culturas tóxicas se desenvolvem e aprender como combatê-las
3. Promoção da adaptação: culturas de experimentação
4. Compreender as tensões subjacentes a uma cultura de inovação

Caracterização geral

Código

14239

Créditos

3

Professor responsável

Emanuel Gomes

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português | Inglês

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

Clayton, S. (2019). 6 signs your corporate culture is a liability. Harvard Business Review Digital Article, December 5.
Gino, F. (2018). Can you fix a toxic culture without firing people? Harvard Business Review, November-December, 143-147.
McKee, A., (2019). Keep you company’s toxic culture from infecting your team. Harvard Business Review Digital Article, April 29.
Pisano, G.P. (2019). The hard truth about innovative culture. Harvard Business Review, January-February, 62-71.
Thomke, S. (2020). Building a culture of experimentation. Harvard Business Review, March-April, 40-48.

Método de ensino

. Aulas teóricas
. Discussão de grupo
. Estudos de caso
. Auto-avaliações
. Exercícios
. Discussão das leituras atribuídas

Método de avaliação

A avaliação desta UC é feita em conjunto com o bloco de unidades curriculares da mesma área de conhecimento. Esta avaliação tem 3 momentos, que em conjunto, definem a nota final da unidade curricular:
• Exame individual com ponderação de 50% do valor da nota total
• Trabalho em grupo com ponderação de 35% do valor da nota total
• Exercício Ação-reflexão individual, realizado no final da UC, com a ponderação de 15% do valor da nota total. O conjunto de exercícios de ação-reflexão individual é uma atividade de journaling, que constituirá, no final, um portfólio de aprendizagem capaz de sintetizar as contribuições do Mestrado Executivo para aquele aluno.

Conteúdo

. metáforas da cultura: um mar de icebergs
. culturas tóxicas e como evitá-las
. lidar com a crise: sustentar uma cultura de experimentação
. importância do equilíbrio nas culturas inovadoras

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: