Dos Fundamentos à Estratégia da Liderança

Objetivos

Este módulo foi concebido para focar os estudantes na ligação a partir de uma perspectiva sistémica, do papel de um líder dentro do desenvolvimento estratégico global da organização. Cobrirá metodologias de estrategização para estruturar e disseminar o pensamento estratégico dentro das organizações e os desafios para implementar a estratégia da organização. Abrange as seguintes áreas fundamentais: fundamentos do pensamento estratégico e, metodologias de estrategização ("Strategic Intent-based Planning") com especial enfoque na superação das barreiras à gestão da mudança sob incerteza. Os resultados da aprendizagem são
A capacidade de interpretar o ambiente empresarial e o seu impacto na criação e avaliação de opções estratégicas.
A capacidade de interpretar as condições internas de cada organização e o seu impacto na criação e avaliação de opções estratégicas.
A capacidade de implementar um modelo de execução estratégica baseado na abordagem das barreiras da inércia à gestão da mudança

Caracterização geral

Código

14240

Créditos

5

Professor responsável

Miguel Pina e Cunha

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português | Inglês

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

• “Thinking in New Boxes, a New Paradigm for Business Creativity” by Brabandere, Luc and Alan Iny, Random House 2013 (1st edition).
• “Creating Competitive Advantage” by Pankaj Ghemawat and Jan Rivkin, HBS 9-798-062, Rv Feb, 25th 2006
• “The Science of Organizational Change: How Leaders Set Strategy, Change Behavior, and Create an Agile Culture (Leading Change in the Digital Age)”, Gibbons, Paul, Phronesis Media, 2019
• “The Halo Effect”, Rosenzweig, Phil, Free Press, 2007

Método de ensino

O curso será uma mistura de teoria, estudos de caso/exercícios e discussão de situações da vida real. Uma abordagem "Hands-on/Board Decision Making" do assunto será utilizada como base para a participação da turma. Da mesma forma, o curso contará fortemente com a participação activa dos alunos, tanto na aula como na sua preparação.

Método de avaliação

A avaliação desta UC é feita em conjunto com o bloco de unidades curriculares da mesma área de conhecimento. Esta avaliação tem 3 momentos, que em conjunto, definem a nota final da unidade curricular:
• Exame individual com ponderação de 50% do valor da nota total
• Trabalho em grupo com ponderação de 35% do valor da nota total
• Exercício Ação-reflexão individual, realizado no final da UC, com a ponderação de 15% do valor da nota total. O conjunto de exercícios de ação-reflexão individual é uma atividade de journaling, que constituirá, no final, um portfólio de aprendizagem capaz de sintetizar as contribuições do Mestrado Executivo para aquele aluno.

Conteúdo

Os principais tópicos abordados no curso são:
1) Revisitando os fundamentos do Pensamento Estratégico.
2) Metodologias de estrategização para a geração e selecção de opções.
3) Ligando liderança e gestão da mudança através de um modelo de implementação estratégica.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: