Dos Fundamentos à Estratégia da Liderança
Objetivos
Este
módulo foi concebido para focar os estudantes na ligação a partir de uma
perspectiva sistémica, do papel de um líder dentro do desenvolvimento
estratégico global da organização. Cobrirá metodologias de estrategização para
estruturar e disseminar o pensamento estratégico dentro das organizações e os
desafios para implementar a estratégia da organização. Abrange as seguintes
áreas fundamentais: fundamentos do pensamento estratégico e, metodologias de
estrategização ("Strategic Intent-based Planning") com especial
enfoque na superação das barreiras à gestão da mudança sob incerteza. Os
resultados da aprendizagem são
A capacidade de interpretar o ambiente empresarial e o seu impacto na criação e
avaliação de opções estratégicas.
A capacidade de interpretar as condições internas de cada organização e o seu
impacto na criação e avaliação de opções estratégicas.
A capacidade de implementar um modelo de execução estratégica baseado na
abordagem das barreiras da inércia à gestão da mudança
Caracterização geral
Código
14240
Créditos
5
Professor responsável
Miguel Pina e Cunha
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português | Inglês
Pré-requisitos
A disponibilizar brevemente
Bibliografia
• “Thinking in New Boxes, a
New Paradigm for Business Creativity” by Brabandere, Luc and Alan Iny, Random
House 2013 (1st edition).
• “Creating Competitive Advantage” by Pankaj Ghemawat and Jan Rivkin, HBS
9-798-062, Rv Feb, 25th 2006
• “The Science of Organizational Change: How Leaders Set Strategy, Change
Behavior, and Create an Agile Culture (Leading Change in the Digital Age)”,
Gibbons, Paul, Phronesis Media, 2019
• “The Halo Effect”, Rosenzweig, Phil, Free Press, 2007
Método de ensino
O curso será uma mistura de
teoria, estudos de caso/exercícios e discussão de situações da vida real. Uma
abordagem "Hands-on/Board Decision Making" do assunto será utilizada
como base para a participação da turma. Da mesma forma, o curso contará
fortemente com a participação activa dos alunos, tanto na aula como na sua
preparação.
Método de avaliação
A avaliação desta UC é
feita em conjunto com o bloco de unidades curriculares da mesma área de
conhecimento. Esta avaliação tem 3 momentos, que em conjunto, definem a nota
final da unidade curricular:
• Exame individual com ponderação de 50% do valor da nota total
• Trabalho em grupo com ponderação de 35% do valor da nota total
• Exercício Ação-reflexão individual, realizado no final da UC, com a
ponderação de 15% do valor da nota total. O conjunto de exercícios de
ação-reflexão individual é uma atividade de journaling, que constituirá, no
final, um portfólio de aprendizagem capaz de sintetizar as contribuições do
Mestrado Executivo para aquele aluno.
Conteúdo
Os
principais tópicos abordados no curso são:
1) Revisitando os fundamentos do Pensamento Estratégico.
2) Metodologias de estrategização para a geração e selecção de opções.
3) Ligando liderança e gestão da mudança através de um modelo de implementação
estratégica.