Aprendizagem Organizacional e Gestão Pessoas
Objetivos
Tendo em conta o mundo VUCA (volátil, imprevisível,
complexo e ambíguo) em que vivemos, onde a capacidade de aprendizagem
organizacional é essencial para o sucesso, o objectivo desta unidade curricular
é dotar os alunos de conhecimentos e ferramentas que acelerem a aprendizagem
organizacional. Em concreto os alunos ficarão a conhecer as formas e fontes de
aprendizagem e como estas influenciam atitudes e cultura dentro da organização.
Como resultado, criarão a capacidade de transformar organizações para o futuro.
Caracterização geral
Código
14241
Créditos
4
Professor responsável
Filipa Castanheira | Ricardo Zózimo
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português | Inglês
Pré-requisitos
A disponibilizar brevemente
Bibliografia
BERENDS, H., & ANTONACOPOULOU, E. (2014).
TIME AND ORGANIZATIONAL LEARNING: A REVIEW AND AGENDA FOR FUTURE RESEARCH: TIME
AND ORGANIZATIONAL LEARNING. INTERNATIONAL JOURNAL OF MANAGEMENT REVIEWS,
16(4), 437–453. HTTPS://DOI.ORG/10.1111/IJMR.12029
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EASTERBY-SMITH, M., CROSSAN, M. M., & NICOLINI, D. (2000). ORGANIZATIONAL
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HOLCOMB, T. R., IRELAND, R. D., HOLMES JR., R. M., & HITT, M. A. (2009).
ARCHITECTURE OF ENTREPRENEURIAL LEARNING: EXPLORING THE LINK AMONG HEURISTICS,
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HTTPS://DOI.ORG/10.1111/J.1540-6520.2008.00285
Método de ensino
Esta unidade curricular assenta numa metodologia
de ensino activa onde os participantes aprendem através da aplicação de
conhecimentos numa experiência de aprendizagem organizacional concreta que é a
base da aula.
Método de avaliação
A avaliação desta UC é feita em conjunto com o
bloco de unidades curriculares da mesma área de conhecimento. Esta avaliação
tem 3 momentos, que em conjunto, definem a nota final da unidade curricular:
• Exame individual com ponderação de 50% do valor da nota total
• Trabalho em grupo com ponderação de 35% do valor da nota total
• Exercício Ação-reflexão individual, realizado no final da UC, com a
ponderação de 15% do valor da nota total. O conjunto de exercícios de
ação-reflexão individual é uma atividade de journaling, que constituirá, no
final, um portfólio de aprendizagem capaz de sintetizar as contribuições do
Mestrado Executivo para aquele aluno.
Conteúdo
Os conteúdos programáticos seguem uma lógica
de aprendizagem pessoal que está intimamente ligada
com a viagem de aprendizagem corporativa de
forma a que ambas se interliguem e contribuam mutuamente para o aumento dos
níveis de capacidade de aprendizagem da organização. Assim, os conteúdos
principais são:
• Principios de aprendizagem organizacional,
• Formas aceleradas de aprendizagem organizacional,
• Implementação de iniciativas de aprendizagem organizacional,
• Medição de impacto e comunicação de aprendizagem organizacional