Gestão de Equipas, Alinhamento Organizacional e Cultura
Objetivos
Os objectivos específicos do curso são:
1. compreender os benefícios e limitações do trabalho em equipa
2. examinar as diferentes contribuições que os membros trazem para a equipa
3. reconhecer a nossa visão preconceituosa da acção humana
4. compreender a necessidade de ajustar o comportamento do líder para chegar a
todos os membros da equipa
5. reconhecer que existem equipas dentro de uma cultura organizacional
Caracterização geral
Código
14243
Créditos
3
Professor responsável
Pedro Neves | Nadim Habib
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português | Inglês
Pré-requisitos
A disponibilizar brevemente
Bibliografia
Keegan, C. (2005). When failure is not an
option. Harvard Business Review, July-August, 41-50.
Knight, R. (2020). How to talk to your team when the future is uncertain.
Harvard Business Review Digital Article, April 20.
Pulakos, E. ,& Kaiser, R.B. (2020). To build an agile team, commit to
organizational stability. Harvard Business Review Digital Article, April 7.
Warrick, D.D. (2014). What leaders can learn about teamwork and developing high
performance teams from Organization Development practitioners. OD Practitioner,
46, 68-75.
Método de ensino
. Aulas teóricas
. Discussão de grupo
. Estudos de caso
. Auto-avaliações
. Exercícios
. Discussão das leituras atribuídas
Método de avaliação
A avaliação desta UC é feita em conjunto com o
bloco de unidades curriculares da mesma área de conhecimento. Esta avaliação
tem 3 momentos, que em conjunto, definem a nota final da unidade curricular:
• Exame individual com ponderação de 50% do valor da nota total
• Trabalho em grupo com ponderação de 35% do valor da nota total
• Exercício Ação-reflexão individual, realizado no final da UC, com a
ponderação de 15% do valor da nota total. O conjunto de exercícios de
ação-reflexão individual é uma atividade de journaling, que constituirá, no
final, um portfólio de aprendizagem capaz de sintetizar as contribuições do
Mestrado Executivo para aquele aluno.
Conteúdo
vantagens e desvantagens das equipas
. papéis dos membros da equipa
. enviesamentos e outras disfunções da equipa
. adaptação ao contexto: liderança situacional
. criando o contexto certo para o trabalho em equipa
. características de equipas eficazes