Gestão de Equipas, Alinhamento Organizacional e Cultura

Objetivos

Os objectivos específicos do curso são:
1. compreender os benefícios e limitações do trabalho em equipa
2. examinar as diferentes contribuições que os membros trazem para a equipa
3. reconhecer a nossa visão preconceituosa da acção humana
4. compreender a necessidade de ajustar o comportamento do líder para chegar a todos os membros da equipa
5. reconhecer que existem equipas dentro de uma cultura organizacional

Caracterização geral

Código

14243

Créditos

3

Professor responsável

Pedro Neves | Nadim Habib

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português | Inglês

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

Keegan, C. (2005). When failure is not an option. Harvard Business Review, July-August, 41-50.
Knight, R. (2020). How to talk to your team when the future is uncertain. Harvard Business Review Digital Article, April 20.
Pulakos, E. ,& Kaiser, R.B. (2020). To build an agile team, commit to organizational stability. Harvard Business Review Digital Article, April 7.
Warrick, D.D. (2014). What leaders can learn about teamwork and developing high performance teams from Organization Development practitioners. OD Practitioner, 46, 68-75.

Método de ensino

. Aulas teóricas
. Discussão de grupo
. Estudos de caso
. Auto-avaliações
. Exercícios
. Discussão das leituras atribuídas

Método de avaliação

A avaliação desta UC é feita em conjunto com o bloco de unidades curriculares da mesma área de conhecimento. Esta avaliação tem 3 momentos, que em conjunto, definem a nota final da unidade curricular:
• Exame individual com ponderação de 50% do valor da nota total
• Trabalho em grupo com ponderação de 35% do valor da nota total
• Exercício Ação-reflexão individual, realizado no final da UC, com a ponderação de 15% do valor da nota total. O conjunto de exercícios de ação-reflexão individual é uma atividade de journaling, que constituirá, no final, um portfólio de aprendizagem capaz de sintetizar as contribuições do Mestrado Executivo para aquele aluno.

 

Conteúdo

vantagens e desvantagens das equipas
. papéis dos membros da equipa
. enviesamentos e outras disfunções da equipa
. adaptação ao contexto: liderança situacional
. criando o contexto certo para o trabalho em equipa
. características de equipas eficazes

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: