Comunicação Eficaz
Objetivos
• Entender a importância, para a gestão das
organizações modernas, da comunicação eficaz
• Repensar a utilização das ferramentas e dos modos de comunicação com base
numa avaliação da sua eficácia vs. eficiência.
• Adquirir estratégias e técnicas para comunicar mudanças estruturais ou
projetos
• Desenvolver estratégias e técnicas de feedback eficaz, especialmente em
situações difíceis ou delicadas
Caracterização geral
Código
14245
Créditos
2
Professor responsável
Richard Fleming
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português | Inglês
Pré-requisitos
A disponibilizar brevemente
Bibliografia
CIALDINI, ROBERT, 2001, HARNESSING THE SCIENCE
OF PERSUASION, HARVARD BUSINESS PUBLISHING
TANNEN, DEBORAH, 1995, THE POWER OF TALK – WHO GETS HEARD AND WHY, HARVARD
BUSINESS PUBLISHING
Método de ensino
Exposição em plenário
Exercícios e jogos didáticos
Case study e role-play
Método de avaliação
A avaliação desta UC é
feita em conjunto com o bloco de unidades curriculares da mesma área de
conhecimento. Esta avaliação tem 3 momentos, que em conjunto, definem a nota
final da unidade curricular:
• Exame individual com ponderação de 50% do valor da nota total
• Trabalho em grupo com ponderação de 35% do valor da nota total
• Exercício Ação-reflexão individual, realizado no final da UC, com a
ponderação de 15% do valor da nota total. O conjunto de exercícios de
ação-reflexão individual é uma atividade de journaling, que constituirá, no
final, um portfólio de aprendizagem capaz de sintetizar as contribuições do
Mestrado Executivo para aquele aluno
Conteúdo
• O contexto comunicacional nas organizações de
hoje – atenção, informação e eficácia
• Os custos da comunicação débil para as organizações e para o bem-estar
• Comunicar mudança – desafios e estratégias para maximizar adesão e eficácia
• Comunicação no dia-a-dia – Motivação, feedback e conversas difíceis