Comunicação Eficaz

Objetivos

• Entender a importância, para a gestão das organizações modernas, da comunicação eficaz
• Repensar a utilização das ferramentas e dos modos de comunicação com base numa avaliação da sua eficácia vs. eficiência.
• Adquirir estratégias e técnicas para comunicar mudanças estruturais ou projetos
• Desenvolver estratégias e técnicas de feedback eficaz, especialmente em situações difíceis ou delicadas

Caracterização geral

Código

14245

Créditos

2

Professor responsável

Richard Fleming

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português | Inglês

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

CIALDINI, ROBERT, 2001, HARNESSING THE SCIENCE OF PERSUASION, HARVARD BUSINESS PUBLISHING
TANNEN, DEBORAH, 1995, THE POWER OF TALK – WHO GETS HEARD AND WHY, HARVARD BUSINESS PUBLISHING

Método de ensino

Exposição em plenário
Exercícios e jogos didáticos
Case study e role-play

Método de avaliação

A avaliação desta UC é feita em conjunto com o bloco de unidades curriculares da mesma área de conhecimento. Esta avaliação tem 3 momentos, que em conjunto, definem a nota final da unidade curricular:
• Exame individual com ponderação de 50% do valor da nota total
• Trabalho em grupo com ponderação de 35% do valor da nota total
• Exercício Ação-reflexão individual, realizado no final da UC, com a ponderação de 15% do valor da nota total. O conjunto de exercícios de ação-reflexão individual é uma atividade de journaling, que constituirá, no final, um portfólio de aprendizagem capaz de sintetizar as contribuições do Mestrado Executivo para aquele aluno

Conteúdo

• O contexto comunicacional nas organizações de hoje – atenção, informação e eficácia
• Os custos da comunicação débil para as organizações e para o bem-estar
• Comunicar mudança – desafios e estratégias para maximizar adesão e eficácia
• Comunicação no dia-a-dia – Motivação, feedback e conversas difíceis

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: