Métodos de Investigação Aplicados à Gestão

Objetivos

O objetivo desta unidade curricular é o ensino de métodos avançados de investigação aplicada no contexto da gestão e dos negócios. Em particular, esta unidade permitirá que os alunos sejam capazes de definir a metodologia adequada para a recolha  de  dados  que  responda  a  diversos  problemas/desafios  (questão  de  investigação).  É uma unidade curricular “multi-métodos” abrangendo metodologias de investigação qualitativa e quantitativa.

A. Conhecimento e compreensão

•Compreender a importância de efetuar pesquisas com qualidade no âmbito da investigação nas áreas da gestão

•Discutir diferentes metodologias de investigação

•Avaliar criticamente a adequação de diferentes metodologias de investigação em resposta a diferentes perguntas de investigação

B. Competências Específicas

•Compreender a importância de tomar decisões de gestão com base em dados fiáveis

•Aprender a definir a pergunta de investigação

•Aprender a selecionar a metodologia de investigação mais adequada (quantitativa e/ou qualitativa) para melhor responder a um problema/desafia específico

 •Relacionar dados específicos e métodos de análise de dados

C. Competências Gerais

•Desenvolver o pensamento crítico

•Desenvolver competências analíticas

•Desenvolver a comunicação oral (apresentação e argumentação)

•Trabalho em equipa

Caracterização geral

Código

14302

Créditos

3

Professor responsável

Natalie Truong | Samantha Sim

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Inglês

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

•Gliner, J.A., Morgan, G. A., & Leech, N. L. (2017). Research Methods in Applied Settings: An Integrated Approach to Design and Analysis, Third Edition. New York, Ny: Routledge, 2017.

•Christensen, L.  B., Johnson,  R.R., &  Turner, L. A. (2015). Research  Methods,  Design,  and  Analysis. 12th Edition. London: Pearson Education.

•Saunders, M., Lewis, P., Thornhill, A., & Bristow, A. (2019). Understanding research philosophy and approaches to theory development. In book: Research Methods for Business Students (pp.128-171). Edition: 8th Chapter: 4 Publisher: Pearson Education.

Método de ensino

Esta unidade curricular consiste em 3 horas de aula por semana e reuniões de acompanhamento/feedback com os grupos  de  trabalho  (tutoria).  As  aulas  terão  um  formato  expositivo,  mas  incluirão,  em  paralelo,  as  apresentações preparadas  pelos  alunos.  Os materiais  de  apoio  serão  distribuídos  na  página  da  intranet  da  unidade  curricular (Moodle) e os alunos devem analisá-los antes de cada aula.

Método de avaliação

A classificação final considera os seguintes elementos:

1.  Dois testes individuais/quizzes (de  30  minutoscada).  Esses testes serão  resolvidos  em  sala  de  aula.  Peso na pontuação final: 30%;

2. Plano de Metodologia: em grupos, os alunos devem desenvolver um plano de metodologia para uma questão de investigação específica a  ser  respondida**.  O plano  deve  cumprir  todos  os  requisitos  para  a  realização  de  uma investigação de alta qualidade. O relatório final, de 10 páginas, representa 40% da nota final;

3.  Apresentação (Poster/vídeo):  O plano  de  metodologia  deve  ser  apresentado  na  última  aula  em  formato  de Poster/vídeo; Peso na pontuação final: 30%.

Conteúdo

1: Introdução aos métodos de investigação

a. O que é investigação de elevada qualidade no contexto da gestão?

b. Principais conceitos

c. Definir a questão de investigação e estabelecer metas de investigação alcançáveis

d. Metodologias de investigação quantitativas versus qualitativas

e. Referencial teórico e revisão de literatura

2: Metodologias de investigação quantitativas -Métodos descritivos

a. Principais conceitos

b. Métodos transversais

c. Métodos longitudinais

d. Como definir questões de investigação credíveis

3: Metodologias de investigação quantitativas -Métodos causais

a.Experiências laboratoriais

b. Trabalhos de campo

c. Projetos quase-experimentais

d. Projetos experimentais randomizados

4: Metodologias de investigação qualitativa na gestão

a. Principais conceitos

b. Entrevistas

c. Amostra

d. Observação

5: Análise de dados, ética e relatórios

a. Métodos quantitativos e qualitativos de análise de dados

b. Níveis de evidência e reporte de resultadosc. Ética na investigação

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: