Métodos de Investigação Aplicados à Gestão
Objetivos
O
objetivo desta unidade curricular é o ensino de métodos avançados de
investigação aplicada no contexto da gestão e dos negócios. Em particular, esta unidade permitirá que os alunos sejam capazes de
definir a metodologia adequada para a recolha
de dados que
responda a diversos
problemas/desafios (questão de
investigação). É uma unidade
curricular “multi-métodos” abrangendo metodologias de investigação qualitativa
e quantitativa.
A.
Conhecimento e compreensão
•Compreender
a importância de efetuar pesquisas com qualidade no âmbito da investigação nas
áreas da gestão
•Discutir
diferentes metodologias de investigação
•Avaliar criticamente a adequação de diferentes
metodologias de investigação em resposta a diferentes perguntas de investigação
B.
Competências Específicas
•Compreender
a importância de tomar decisões de gestão com base em dados fiáveis
•Aprender
a definir a pergunta de investigação
•Aprender
a selecionar a metodologia de investigação mais adequada (quantitativa e/ou
qualitativa) para melhor responder a um problema/desafia específico
•Relacionar dados específicos e métodos de
análise de dados
C.
Competências Gerais
•Desenvolver
o pensamento crítico
•Desenvolver
competências analíticas
•Desenvolver
a comunicação oral (apresentação e argumentação)
•Trabalho
em equipa
Caracterização geral
Código
14302
Créditos
3
Professor responsável
Natalie Truong | Samantha Sim
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Inglês
Pré-requisitos
A disponibilizar brevemente
Bibliografia
•Gliner, J.A., Morgan, G. A., & Leech, N. L. (2017). Research Methods in Applied Settings: An Integrated Approach to Design and Analysis, Third Edition. New York, Ny: Routledge, 2017.
•Christensen, L.
B., Johnson, R.R., & Turner, L. A. (2015). Research Methods,
Design, and Analysis. 12th Edition. London: Pearson
Education.
•Saunders,
M., Lewis, P., Thornhill, A., & Bristow, A. (2019). Understanding research
philosophy and approaches to theory development. In book: Research Methods for
Business Students (pp.128-171). Edition: 8th Chapter: 4 Publisher: Pearson
Education.
Método de ensino
Esta
unidade curricular consiste em 3 horas de aula por semana e reuniões de
acompanhamento/feedback com os grupos
de trabalho (tutoria).
As aulas terão
um formato expositivo,
mas incluirão, em
paralelo, as apresentações preparadas pelos
alunos. Os materiais de
apoio serão distribuídos
na página da
intranet da unidade
curricular (Moodle) e os alunos devem analisá-los antes de cada aula.
Método de avaliação
A
classificação final considera os seguintes elementos:
1. Dois testes individuais/quizzes (de 30
minutoscada). Esses testes serão resolvidos
em sala de
aula. Peso na pontuação final:
30%;
2. Plano de Metodologia: em grupos, os alunos devem
desenvolver um plano de metodologia para uma questão de investigação específica
a ser
respondida**. O plano deve
cumprir todos os
requisitos para a
realização de uma investigação de alta qualidade. O
relatório final, de 10 páginas, representa 40% da nota final;
3. Apresentação (Poster/vídeo): O plano
de metodologia deve
ser apresentado na
última aula em
formato de Poster/vídeo; Peso na
pontuação final: 30%.
Conteúdo
1:
Introdução aos métodos de investigação
a.
O que é investigação de elevada qualidade no contexto da gestão?
b.
Principais conceitos
c.
Definir a questão de investigação e estabelecer metas de investigação
alcançáveis
d.
Metodologias de investigação quantitativas versus qualitativas
e.
Referencial teórico e revisão de literatura
2:
Metodologias de investigação quantitativas -Métodos descritivos
a.
Principais conceitos
b.
Métodos transversais
c.
Métodos longitudinais
d.
Como definir questões de investigação credíveis
3:
Metodologias de investigação quantitativas -Métodos causais
a.Experiências
laboratoriais
b.
Trabalhos de campo
c.
Projetos quase-experimentais
d.
Projetos experimentais randomizados
4:
Metodologias de investigação qualitativa na gestão
a.
Principais conceitos
b.
Entrevistas
c.
Amostra
d.
Observação
5:
Análise de dados, ética e relatórios
a.
Métodos quantitativos e qualitativos de análise de dados
b.
Níveis de evidência e reporte de resultadosc. Ética na investigação