Língua Gestual

Objetivos

OBJECTIVOS GERAIS:
O objetivo geral desta UC é o de criar interesse na comunidade médica para os vários aspetos que envolvem a surdez e a comunidade surda em Portugal e no mundo. Iremos estudar os aspetos neurobiológicos do cérebro surdo, assim como os culturais e linguísticos.

No que respeita à Língua Gestual Portuguesa será pedido que os alunos dominem o vocabulário básico e uma comunicação básica na área da saúde.

OBJECTIVOS ESPECÍFICOS:

Dominar os aspetos específicos relacionados com as várias perspetivas da surdez;
Conseguir manipular os conhecimentos práticos de forma a conseguir ter uma comunicação básica em LGP.

Caracterização geral

Código

11170

Créditos

3

Professor responsável

Prof.ª Doutora Ana Mineiro

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

n.a.

Bibliografia

Bibliografia de base

Livros:
(2011) Mariana Martins, José Pedro Ferreira & Ana Mineiro, Os Dicionários e os Avatares Gestuais – O que são, como se fazem e para que servem- Universidade Católica Editora, Colecção PRO_LGP: Lisboa (ISBN: 978-972-54-0350-1).
(2010) Ana Mineiro & Dora Colaço Introdução à Fonética e à Fonologia nas línguas gestuais e nas línguas orais, Universidade Católica Editora, Colecção PRO_LGP: Lisboa (ISBN: 978-972-54-0264-1).

Capítulos:
(2014) Ana Mineiro, Maria Vânia Nunes, Sónia Silva, Mara Moita e Alexandre Castro Caldas “Bilingualism in deaf people: a neurolinguistic approach” In (Eds.) Gladys Tang, Harry Knoors & Marc Marschark, Studies on Bilingualism, Oxford University Press.

(2014) Antonio Benitez Burraco, Ana Mineiro & Alexandre Castro Caldas. “The emergence of modern communication in primates: a computational approach”. In (Eds.) Olga Pombo & Nathalie Gonthier, The Evolution of Social Communication in Primates: a multidisciplinary approach, Series Interdisciplinary Evolution Research, Springer.

Artigos:
(2011) Moita, Mara; Carmo, Patrícia; Carmo, Helena; Ferreira, José P; Mineiro, Ana “Estudos preliminares para a modelização de um AVATAR para a LGP: os descritores fonológicos”, In: Cadernos de Saúde, Vol. 4 (2), Lisboa: 31-41 .

(2011) Amílcar Morais, João Champallimaud Jardim, Ana Silva & Ana Mineiro “Para além das mãos: elementos para o estudo da expressão facial em Língua Gestual Portuguesa (LGP)” In: Cadernos de Saúde, Vol. 4 (1), Lisboa: 135-142.

(2009) Ana Mineiro, Liliana Duarte, Joana Pereira e Isabel Morais, “Adding other pieces to the Portuguese Sign Language Lexicon Puzzle” In: Cadernos de Saúde, Número Especial Línguas Gestuais, Lisboa: 83-98.

(2009) Maria Vânia Nunes, Paulo Carvalho, Ana Mineiro e Alexandre Castro Caldas, “Cognitive Studies on Portuguese Sign Language: a work in progresso” In: Cadernos de Saúde, Número Especial Línguas Gestuais, Lisboa: 99-104.

(2008) Ana Mineiro, Alexandre Castro-Caldas, Gabriela Leal e Inês Rodrigues “Revisitando as afasias na PALPA-P” In: Cadernos de Saúde -  Vol 1 (2),Lisboa: 135-142. 
(2007) Ana Mineiro, Liliana Paiva Duarte, Paulo Vaz de Carvalho, Carles Tebé e Margarita Correia “Aspectos da Polissemia nominal em Língua Gestual Portuguesa” In: Polissema, Vol 8, porto: 37-56.
(2007) Liliana Duarte & Ana Mineiro “Terminologia em Língua Gestual Portuguesa: Uma necessidade para a tradução? Processos de formação de Gestos em Ciências Naturais” in: Encontro Comemorativo dos 50 anos do Centro de Linguística da Universidade de Lisboa (CLUL), Lisboa, http://www.clul.ul.pt/artigos.php.

(under revision) Maria Vânia Nunes, Nadia Canário, Miguel Castelo Branco, Ana Mineiro, Sara Carvalho, Gil Costa & Alexandre Castro Caldas, “ Visual Word Form and Deaf” For: Cerebral Cortéx.


Outra Bibliografia:

Corina, D. P., Poizner, H., & Bellugi, U., Feinberg, T., Dowd, D. & O’Graby-Batch, L. (1992). Dissociation between linguistic and nonlinguistic gestural systems: A case for compositionality.
Brain and Language, 43, 414–447. Retrieved from http://lcn.salk.edu/publications/1992/Corina%20- %20Dissociation%20Between%20linguistic%20and%20nonlinguistic%201992.pdf

Corina, D. P., Vaid, J., & Bellugi, U. (1992). The linguistic basis of left hemisphere specialization. Science, 255(5049), 1258–1260. doi: 10.1126/science.1546327
Corina, D. P. (1998). Aphasia in users of signed languages. In P. Coppens, Y. Lebrun, & A. Basso (Eds.),
Aphasia in Atypical Populations (pp. 261-310). Hillsdale, NJ: Lawrence Erlbaum.

Corina, D. P., Bellugi, U., & Reilly, K. (1999). Neuropsychological studies of linguistic and affective facial expressions in deaf signers.
Language and Speech, 2(2-3), 307-31. doi: 10.1177/00238309990420020801

Corina, D. P., San Jose, L., Ackerman, D., Guillemin, A., & Braun, A. (2000). A comparison of neural systems underlying human action and American Sign Language processing. Journal of Cognitive Neuroscience, supplement, 414-447.

Crinion, J, Turner, R., Grogan, A. Hanakawa, T., Noppeney, U., Devlin, J. T., Price, C. J. (2006). Language Control in the Bilingual Brain. Science, 312(5779), 1537-1540. doi: 10.1126/science.1127761

Emmorey, K. (2002). Language, cognition, and the brain: Insights from sign language research. Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum and Associates.

Método de ensino

A metodologia de ensino será expositiva e desdobrar-se-á em aulas teóricas e práticas (TP),  alternadamente. Caso necessário os alunos poderão ter orientações tutoriais (OT).  

Está previsto que as aulas decorram de forma presencial

Método de avaliação

A avaliação compreende a avaliação contínua na área da prática da língua e um teste final que contém a componente prática e a componente teórica expressa nos conteúdos programáticos. Essa avaliação contínua e o teste final totalizaram 100%. A avaliação contínua terá um peso de 50% sobre a avaliação e o teste terá um peso de 50 % da nota final. O teste será de escolha múltipla contendo 20 questões.
Caso os alunos pretendam podem ter uma avaliação não-contínua e fazer apenas um exame final (que inclui também uma componente prática).

Conteúdo

Módulo 1
1. Perspetivas biológicas e neuropsicológicas da surdez
2. O Cérebro surdo
3. Linguagem e cognição no surdo
 3.1. Processamento linguístico e cognitivo
 3.2. Aquisição da Linguagem e surdez
 3.3. Surdez e Literacia
4. Surdez e implante coclear

Módulo 2
1.Surdez e Educação
2. Breve história da Educação de surdos em Portugal e no mundo
3. História da Língua Gestual
4. Cultura Surda
5. Parentalidade e surdez
6. Implante coclear e educação de surdos

Módulo 3
1. Fonologia e morfologia da LGP
2. Sintaxe da LGP

 Módulo 4
 Prática de LGP ao longo das aulas

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: