Nutrição, microbiota intestinal e saúde

Objetivos

O reconhecimento do microbiota como “órgão metabólico” no desenvolvimento e progressão de doença, é fundamental para desenhar estratégias de correção, onde a dieta e a alteração de estilos de vida desempenham um papel fundamental nesta relação. O principal objetivo desta unidade curricular é capacitar o estudante de pré-graduação de conhecimento sobre a temática de forma que lhe permita ativa e fundamentadamente intervir, discutir e sugerir ferramentas e estratégias em equipa multidisciplinar.
Em particular, pretende-se que o estudante:
i) Entenda a alimentação como uma forma de veicular componentes químicos e biológicas ao organismo;
ii) Conheça os processos digestivos e metabólicos do hospedeiro e do microbiota intestinal;
iii) Identifique a composição do microbiota intestinal, compreendendo as suas características estáveis e transitórias;
iv) Conheça o papel do microbiota no metabolismo do hospedeiro;
v) Reconheça a importância dos hábitos alimentares e estilos de vida na modulação do microbiota;
vi) Reconheça a importância da terapêutica nutricional/diete´tica no tratamento e/ou prevenção de doença;
vii) Estabeleça orientações e aplique estratégias corretivas do microbiota, adequadas a diferentes situações de doença.

Pretende-se, que com esta unidade curricular, o estudante fique mais consciencializado para a importância dos estilos de vida, e esteja preparado para identificar a necessidade de recomendar intervenções terapêuticas para correção do microbiota em situação de doença.

Caracterização geral

Código

11242

Créditos

3

Professor responsável

Prof. Dra. Ana Isabel Gonçalves Faria

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

n.a.

Bibliografia

Livros de texto
Belitz, HD, Grosch W, Schieberle P, Food Chemistry. 4th Ed.. Springer-Verlag, NewYork, 2009
Devlin TM: Textbook of Biochemistry with Clinical Correlations. 7th Ed. Wiley-Liss., 2010
Gut microbiota: a full-fledged organ, 1st Ed. John Libbey Eurotext, 2017
Mérillon JM, Ramawat K: Phytochemistry. Bioactive Molecules in Food. 1st Ed. Springer-Verlag Berlin Heidelberg, 2018. https://doi.org/10.1007/978-3-319-54528-8_79-1
Raymond JL & Morrow K: Krause and Mahan's Food & the Nutrition Care Process, 15th Ed. Elsevier, 2020
Rodwell VW, Bender D, Botham K, Kennelly P: Harper's Illustrated  Biochemistry. 31st Ed. McGraaw Hill, 2018
Tomás-Barberán F,  González-Sarrías A, García-Villalba R: Dietary Polyphenols: metabolism and health effects. 1st Ed.Willey Blackwell, 2020. Available from: https://online.vitalsource.com/#/books/9781119563747/
Willey J, Sandman K, Wood D: Prescott's Microbiology 11th Ed., McGraaw Hill, 2020

Artigos científicos
Cani PD, Moens de Hase E, Van Hul M (2021) Gut Microbiota and Host Metabolism: From Proof of Concept to Therapeutic Intervention. Microorganisms 9, 1302.
Luca SV Macovei I,  Bujor A,   Miron  A, Skalicka-Wozniak K, Aprotosoaie AC,  Trifan A (2020) Bioactivity of dietary polyphenols: The role of metabolites. Crit Rev Food Sci Nutr 60(4):626-659.
Kolodziejczyk AA, Zheng D, Elinav E (2019) Diet-microbiota interactions and personalized nutrition. Nat Rev Microbiol 17, 742-753.
Krautkramer KA, Fan J, Backhed F (2021) Gut microbial metabolites as multi-kingdom intermediates. Nat Rev Microbiol 19, 77-94.
Rodriguez-Mateos A, Vauzour D, Krueger CG, Shanmuganayagam D, Reed J, Calani L, Mena P, Del Rio D, Crozier A (2014) Bioavailability, bioactivity and impact on health of dietary flavonoids and related compounds: an update. Arch Toxicol; 88(10):1803-53.
Vernocchi P, Del Chierico F, Putignani L (2020) Gut Microbiota Metabolism and Interaction with Food Components. Int J Mol Sci 21.

Método de ensino

Esta Unidade curricular é uma unidade curricular optativa semestral, direcionada aos estudantes do Mestrado Integrado em Medicina e aos estudantes da Licenciatura em Ciências da Nutrição, com 3 ECTS, 84h totais de trabalho, das quais 29h serão de contacto (26h teóricas (rácio 1:3) e 3h teórico-práticas (rácio 1:2)).
As aulas teóricas acontecerão em sala de aula, terão um formato misto, sendo necessariamente feita uma exposição inicial dos conteúdos, mas que dará lugar a apresentação de trabalhos científicos de referência na área, sendo solicitada a participação dos estudantes para a discussão sobre as temáticas. Alguns temas poderão ser apresentados aos estudantes sob a forma de Journal Club, com o objetivo de fomentar a leitura científica, estimular a capacidade crítica e argumentativa sobre temas relevantes e colocar o estudante perante a utilização do método científico.
As sessões teórico-práticas decorrerão no Laboratório de Investigação Alimentar numa lógica de Team-Based Learning, onde será fornecido um tópico de trabalho para cada grupo de 5-6 estudantes. Pretende-se que os estudantes consigam consolidar os conhecimentos apreendidos, integrá-los e discuti-los com o objetivo de desenvolverem e executarem uma estratégia nutricional (por exemplo uma refeição, o uso de suplementação, ou outro) justificando as suas escolhas, e argumentando os benefícios e vantagens que podem ter na situação clínica apresentada como tópico.

Método de avaliação

A unidade curricular será avaliada por exame final, que será constituído por questões de escolha múltipla e questões abertas para a resolução de casos concretos, com um peso de 60% de nota final. A sessão teórico-prática terá um peso de 40% da nota final. A nota final será o resultado da soma ponderada da classificação obtida em cada um dos dois componentes e o estudante será aprovado quando obtém uma classificação superior a 9,5 valores.

Conteúdo

Programa Teórico

Módulo 1
-Dieta, nutrição e componente química dos alimentos;
-Os alimentos e o processo digestivo;
-Relação entre alimento e microbiota – processos metabólicos;
-Alimentos como vetores de microorganismos;
-Influência de componentes bioativos dos alimentos na saúde: o papel do microbiota intestinal;
-Pré-bióticos, pró-bióticos e pós-bióticos;

Módulo 2
-Composição do microbiota;
-Alterações fisiológicas ao longo da vida;
-Papel metabólico do microbiota;
-Como determinar o microbiota;

Módulo 3
-O microbiota e o hospedeiro: relação disfuncional;
-Microbiota intestinal e imunidade;
-Microbiota e doença intestinal;
-Doença Reumática e microbiota;
-Microbiota e cancro;
-Doença metabólica: eixo microbiota-fígado-tecido adiposo;
-Doença Mental: eixo microbiota-cérebro;
-Abordagens inovadoras para modificação do microbiota;
-Como alimentar o microbiota.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: