Morfologia I
Objetivos
O principal objetivo geral do ensino-aprendizagem da Morfologia I é a aquisição dos conhecimentos morfológicos essenciais, dotando o futuro Nutricionista da capacidade para a sua aplicação.
No domínio dos conhecimentos específicos salienta-se o conhecer e utilizar a nomenclatura das estruturas do corpo Humano, identificando e descrevendo as mesmas estruturas.
No domínio das capacidades destacam-se as capacidades de observação, descrição, estruturação ou esquematização dos conhecimentos e integração dos mesmos, estimulando o espírito crítico e criativo, de modo a facilitar a aprendizagem autónoma e o trabalho em grupo.
No domínio das atitudes, reconhecer a importância da Morfologia na formação do Nutricionista.
Caracterização geral
Código
41008
Créditos
5
Professor responsável
Prof. Doutor Diogo Pais
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
n.a.
Bibliografia
* Grays Anatomy for Students Richard Drake 3rd Edition Churchill Livingstone
* Anatomia Humana da Locomoção J. A. Esperança Pina 4ª edição Lidel, Edições Técnicas.
* Anatomia Humana dos Órgãos J. A. Esperança Pina 2ª edição Lidel, Edições Técnicas.
* Anatomia Humana do Coração e Vasos J. A. Esperança Pina 2ª edição Lidel, Edições Técnicas.
* Anatomia Humana da Relação J. A. Esperança Pina 4ª edição Elsevier
* Atlas of Human Anatomy Frank H. Netter 7th Edition Artmed, Editora.
* Wheater's Functional Histology: A Text and Colour Atlas Barbara Young, Geraldine O'Dowd, Phillip Woodford 6th Edition Elsevier
* Histology: A Text and Atlas: With Correlated Cell and Molecular Biology Michael H. Ross, Wojciech Pawlina 7th Edition Wolters Kluwer
* Human Embryology and Developmental Biology Bruce M. Carlson 5th edition Elsevier
Método de ensino
1) Aulas teóricas: Aulas de carácter expositivo, com duração não superior a 50 minutos.
2) Aulas práticas: Aulas em que há uma interaçãoo e cooperação diretas entre o docente e o aluno, bem como, em alguns casos, a realização de trabalhos práticos, como por exemplo, a análise de peças anatómicas e apresentação e discussão de casos clínicos. Estas aulas têm uma duração de 120 minutos e terão um rácio de um professor por turma.
Método de avaliação
a) Formas e critérios de avaliação
1. Avaliação Prática Contínua: 40%
A avaliação contínua é da responsabilidade dos assistentes e processar-se-á da seguinte forma:
a) Apresentação de trabalhos (10%): a avaliação incidirá sobre a apresentação de trabalhos, em formato PowerPoint (ou outro tipo de ferramenta de apresentação), versando os temas relacionados com embriologia e desenvolvimento.
b) Aprendizagem por problemas e ensino tutorial (10%): a avaliação incidirá sobre a discussão de um caso prático apresentado previamente, nomeadamente, sobre os conhecimentos adquiridos no domínio da morfologia e desenvolvimento do órgão ou estrutura em questão e na capacidade de exposição de ideias e explicitação de raciocínio.
c) Laboratório de Histologia (20%): a avaliação incidirá sobre a capacidade de reconhecer as diferentes estruturas que constituem os tecidos fundamentais do corpo humano. No final de cada sessão de laboratório de histologia, onde os alunos têm oportunidade de preparar a aula e esclarecer dúvidas, serão sujeitos a um questionário de avaliação que poderia incluir perguntas do tipo legenda e identificação de estruturas, nomeação de funções de determinadas estruturas e perguntas do tipo verdadeiro/falso.
Esta avaliação é quantitativa, de 0 a 20 valores e:
1) Com classificação inferior a 10 valores o aluno terá que repetir o Curso Prático e não poderá apresentar-se ao Exame Final.
2) Com classificação superior a 10 valores o aluno pode apresentar-se ao Exame Final.
Regimes Especiais de Avaliação Prática - qualquer aluno a quem seja reconhecido um Estatuto Especial, que o dispense da obrigatoriedade de assiduidade do Curso Prático (ou seja, frequência obrigatória de dois terços das aulas lecionadas) e que não obtenha Avaliação Prática que permita acesso a Exame Final, poderá realizar Prova Prática referente aos conteúdos do Programa Prático em data a definir (entre o término do Curso Prático e o 1º Dia de Exames da 1ª Época).
1) Com classificação inferior a 10 valores o aluno terá que repetir o Curso Prático e não poderá apresentar-se ao Exame Final.
2) Com classificação superior a 10 valores o aluno pode apresentar-se ao Exame Final.
2. Prova Intercalar escrita - 20%
Será realizada em data, local e horário a publicar no Moodle.
Trata-se de uma prova escrita composta por perguntas de escolha múltipla, perguntas do tipo legenda e identificação de estruturas e perguntas do tipo verdadeiro/falso.
Oportunamente será publicada uma matriz nomeando os conteúdos que serão alvo de avaliação na prova intercalar.
Esta avaliação é quantitativa, de 0 a 20 valores e:
1) Com classificação inferior a 10 valores (ou caso tenha faltado) o aluno terá obrigatoriamente que, durante a Avaliação Final, realizar nova avaliação referente aos conteúdos avaliados na Prova Intercalar Escrita. A classificação obtida durante o Exame Final não substitui a classificação obtida na Prova Intercalar, contando esta última sempre de forma independente para o cálculo da nota final.
2) Com classificação superior a 10 valores o aluno, no Exame Final, está dispensado de avaliação referente aos conteúdos avaliados na Prova Intercalar Escrita.
3. Exame Final escrito: 40%
Inclui a avaliação de todos os conteúdos considerados nos Programas Práticos e Teóricos da UC Morfologia I (excluindo os conteúdos da prova intercalar se a classificação >10 valores na referida prova).
Será realizada de acordo com o calendário de exames homologado em Conselho Pedagógico, em hora a confirmar, nas salas de informática do Edifício-Sede da NMS|FCM, em horário a publicar no Moodle.
Trata-se de uma prova composta por perguntas de escolha múltipla, perguntas do tipo legenda, identificação de estruturas e perguntas do tipo verdadeiro/falso, a realizar na plataforma QuizOne.
Esta avaliação é quantitativa, de 0 a 20 valores e:
1) Se em 1ª época o aluno obtiver uma classificação inferior a 10 valores ou falte ao Exame Final, poderá realizar exame em 2ª época, sendo consideradas igualmente as avaliações referentes à Avaliação Contínua e Teste Intercalar Escrito. Caso o aluno não se apresente para realização de exame em 2ª época, encontra-se reprovado na UC Morfologia I.
2) Se em 2ª época, obtiver uma classificação inferior a 10 valores ou falte ao exame final escrito, reprova a Morfologia I (poderá eventualmente utilizar a Época de Recurso caso cumpra os requisitos indicados nos regulamentos internos da NMS|FCM).
3) Em 1ª ou 2ª época uma classificação superior a 10 valores, aprova o aluno no Exame Final (com uma ponderação de 40% na Nota Final da UC). No caso de Exame de Melhoria, a ponderação da classificação será de 100%.
b) Validade das avaliações práticas dos anos letivos anteriores
Não aplicável
c) Calendarização das avaliações
A divulgar pelo Conselho Pedagógico.
d) Procedimentos para revisão de prova
Conforme a regulamento pedagógico em vigor.
Conteúdo
1) ANATOMIA GERAL
2) ANATOMIA TOPOGRÁFICA E DESENVOLVIMENTO DOS MEMBROS: Osteologia e artrologia do membro superior; Miologia do membro superior; Vascularização do membro superior; Pelve em geral; Osteologia e artrologia do membro inferior; Miologia do membro inferior; Vascularização do membro inferior; Desenvolvimento dos membros.
3) ANATOMIA TOPOGRÁFICA E DESENVOLVIMENTO DO TÓRAX: Osteologia e artrologia do tórax; Miologia do dorso; Músculos do tórax; Mecânica da ventilação; Vascularização do tórax; Anatomia e Histolologia do Sistema Cardiovascular; Desenvolvimento do Sistema Cardiovascular; Anatomia e Histologia do Sistema Respiratório; Desenvolvimento do Sistema Respiratório; Anatomia e Histologia do Sistema Hematopoiético e Linfático.
4) ANATOMIA TOPOGRÁFICA E DESENVOLVIMENTO DO ABDÓMEN: Miologia do abdómen; Pontos fracos do abdómen; Vascularização da parede e cavidade abdominal; Anatomia e Histologia do Sistema Endócrino; Desenvolvimento do Sistema Endócrino; Anatomia e Histologia do Sistema Digestivo; Mecanismos anti-refluxo; Desenvolvimento do Sistema Digestivo; Peritoneu.